domingo, 11 de janeiro de 2009

Secretaria da Saúde amplia castração gratuita de cães e gatos



A partir desta quarta-feira (17/12), o Centro de Controle de Zoonoses realizará castração gratuita de cães e gatos, a partir de contratos e parcerias com cinco clínicas veterinárias e quatro entidades protetoras de animais.

 
 
Uma iniciativa inédita no município de São Paulo proporcionará a castração gratuita de cães e gatos a partir desta quarta-feira, dia 17 de dezembro. A novidade é resultado da modernização do Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos, implantado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desde 2001.

Esse projeto será realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com contratos e parcerias firmados com cinco clínicas veterinárias e quatro entidades protetoras de animais em diferentes regiões da cidade.

Os proprietários interessados na castração de seus cães e gatos poderão comparecer pessoalmente ao CCZ munidos de RG, CPF, comprovante de vacinação contra a raiva do animal e comprovante de residência. 

Para realizar o cadastramento não é necessário levar o animal. Após o preenchimento dos dados, será entregue um protocolo que indicará um prazo médio de 15 dias para comparecimento na clínica veterinária indicada.

Os encaminhamentos serão feitos para a clínica mais próxima da região onde reside o proprietário. Lá, o veterinário fará o agendamento para a castração do animal de estimação.

Paralelamente a esse processo, o CCZ também firmou novos convênios com quatro entidades de proteção animal para a realização de mutirões periódicos de castração. Esses eventos ocorrerão em locais predeterminados pelo CCZ com base em critérios epidemiológicos, como locais de maior exclusão social, regiões onde há grande demanda de solicitações de recolhimento de animais, distritos que concentrem maior número de agressões causadas por cães e gatos e regiões com maior densidade populacional e animal. 

De acordo com o veterinário e gerente do CCZ, Marco Antônio Natal Vigilato, a expectativa é que esse esforço leve a um aumento de cerca de 50% na cobertura da castração animal a cada ano. Essas ações fazem parte do conjunto de projetos educativos executados pelo Centro de Controle de Zoonoses da capital. 

"A conscientização é feita à população para estimular a posse responsável. Animais soltos oferecem risco à saúde humana. Diminuir o abandono é propiciar um convívio livre de doenças para todos", explica Vigilato.


Serviço:

Secretaria Municipal da Saúde amplia castração gratuita de cães e gatos
Local: Centro de Controle de Zoonoses, na rua Santa Eulália, 86, em Santana
Data: a partir de 17/12/2008

Noticia recebida da Renata de http://www.anjosdosbichos.com/