sábado, 25 de abril de 2009

A falta de vitamina B12 na alimentação dos vegetarianos

Não fico pregando por aí que devemos parar de comer carne, mas acabei de postar uma resposta no Orkut sobre essa questão.


Muitos comentam a respeito da falta de vitamina B12 para aqueles que não comem carne.

Abaixo destaquei um resumo que extraí de um link.


Minha B12 obtenho do consumo de ovos, aliás ovos orgânicos das galinhas que crio na minha chácara. No meu caso como ovos e os considero um excelente alimento. Vejam um post anterior sobre ovos http://saudecompleta.blogspot.com/2009/02/consumo-de-ovos-nao-causa-aumento.html




Deveríamos parar de comer carne?


Eu decidí que sim, as vantagens são inequívocas e os argumentos contrários não se sustentam. Na realidade vegetarianos ou não, as pessoas podem se alimentar mal. Uma alimentação, ovo-vegetariana pode trazer muitas vantagens para a saúde. No meu caso raramente consumo derivados do leite. Mais detalhes emhttp://saudecompleta.blogspot.com/2009/01/alimentao-vegetariana.html



Destaco parte de um material extraído do link http://suelisol.multiply.com/journal/item/50
Vitaminas do Complexo B: Este grupo de vitaminas inclui a B1 (thiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B6 (pyridoxina), B12 (cianocobalamina), folato, ácido pantotênico e biotina.

Todas as vitaminas, com excessão da B12, occorrem em leveduras e cereais integrais (especialmente germe de trigo), nozes e sementes, raízes e vegetais verdes.

A vitamina B12 é a unica que pode causar alguma dificuldade, já que não está presente em alimentos vegetais. Apenas uma pequeníssima quantidade é necessária e os vegetarianos normalmente obtém essa vitamina dos produtos de leite e ovos. É sensato aos vegetarianos e vegans, que consomem pouco ou nenhum alimento de origem animal, a incorporação de alguns alimentos fortificados em vitamina B12 na dieta. Vitamina B12 é adicionada aos extratos de levedura, leite de soja, vegiburguers e alguns cereais matinais.

2 comentários:

Free and easy disse...

Oi, Ari
Eu que agradeço sua gentileza...também já estou te seguindo !
Apareça quando quiser.
Bom domingo!
Solange

Milton disse...

Olá Ari! Li seu comentário na CFC e também deixei um ao Ravik naquele tópico:
Existe vitamina B12 mais que suficiente para suprimentos diários
nos alimentos abaixo.

Amêndoas (principalmente a castanha do Pará)
Batatas
Cereais integrais (arroz, trigo, triguilho, centeio).
Farelo de arroz
Lêvedo ou levedura de cerveja
Germe de Trigo
Leite (inclusive leite de soja ou extrato de soja)
Derivados do leite (yogurt, kefir e queijos frescos)
Hortaliças de cor verde

Também ocorrem outras fontes menos aparentes. Bactérias contaminantes dos vegetais ou mesmo as do trato intestinal, agindo sobre os restos desses vegetais, formam a vitamina B12 e, assim, suprem parcialmente o organismo daqueles que não ingerem carne, fígado, ovos ou leite e seus derivados.

Incrível como a medicina ocidental nunca se dispôs a verificar como os indianos Hinduistas (da classe média ou casta mais elevada) vegetarianos milenares não sofrem de carência de vitamina B12... Muito estranho, pois esses vegetarianos na Índia somam pelo menos o triplo da população carnívora no Brasil.

Abraços.