sábado, 25 de abril de 2009

A falta de vitamina B12 na alimentação dos vegetarianos

Não fico pregando por aí que devemos parar de comer carne, mas acabei de postar uma resposta no Orkut sobre essa questão.


Muitos comentam a respeito da falta de vitamina B12 para aqueles que não comem carne.

Abaixo destaquei um resumo que extraí de um link.


Minha B12 obtenho do consumo de ovos, aliás ovos orgânicos das galinhas que crio na minha chácara. No meu caso como ovos e os considero um excelente alimento. Vejam um post anterior sobre ovos http://saudecompleta.blogspot.com/2009/02/consumo-de-ovos-nao-causa-aumento.html




Deveríamos parar de comer carne?


Eu decidí que sim, as vantagens são inequívocas e os argumentos contrários não se sustentam. Na realidade vegetarianos ou não, as pessoas podem se alimentar mal. Uma alimentação, ovo-vegetariana pode trazer muitas vantagens para a saúde. No meu caso raramente consumo derivados do leite. Mais detalhes emhttp://saudecompleta.blogspot.com/2009/01/alimentao-vegetariana.html



Destaco parte de um material extraído do link http://suelisol.multiply.com/journal/item/50
Vitaminas do Complexo B: Este grupo de vitaminas inclui a B1 (thiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B6 (pyridoxina), B12 (cianocobalamina), folato, ácido pantotênico e biotina.

Todas as vitaminas, com excessão da B12, occorrem em leveduras e cereais integrais (especialmente germe de trigo), nozes e sementes, raízes e vegetais verdes.

A vitamina B12 é a unica que pode causar alguma dificuldade, já que não está presente em alimentos vegetais. Apenas uma pequeníssima quantidade é necessária e os vegetarianos normalmente obtém essa vitamina dos produtos de leite e ovos. É sensato aos vegetarianos e vegans, que consomem pouco ou nenhum alimento de origem animal, a incorporação de alguns alimentos fortificados em vitamina B12 na dieta. Vitamina B12 é adicionada aos extratos de levedura, leite de soja, vegiburguers e alguns cereais matinais.