domingo, 16 de outubro de 2022

Consumir pimenta faz bem


 
 Consumir pimenta faz bem

Muita gente, apesar de gostar ou ter vontade de experimentar a variada gama de pimentas existentes, tem receio de fazê-lo por temer passar mal ou ter algum desconforto gástrico. Porém, a realidade é diferente do que se imagina, para a surpresa de todos e felicidade dos que gostam, mas a temem. Segundo o gastroenterologista e cirurgião da obesidade Dr. Almino Cardoso Ramos, do Hospital Santa Rita, de São Paulo, há trabalhos experimentais mostrando que pimenta não faz mal nenhum, pelo contrário, faz bem. “É importante, porém, levarmos em consideração o fato de ser comum encontrarmos indivíduos que dizem que a pimenta piora a sensação de dor no estômago, provavelmente pela vasoconstrição, o que diminui a irrigação da mucosa; contudo, nada está comprovado a esse respeito”, afirma.

Segundo Ramos, o consumo de pimenta é essencial para quem tem enxaqueca ou dor de cabeça crônica. “Isso pode cair como uma bomba, pois o que aprendemos, desde crianças e que está enraizado em nossa cultura, é que a pimenta piora todos os quadros, o que não é verdade”, explica. O médico também informa que a substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde. No caso da pimenta-do-reino, o nome da substância é piperina. Na pimenta vermelha, é a capsaicina.

“As pimentas provocam a liberação de endorfinas, analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica” diz o gastroenterologista. De acordo com ele, o mecanismo é simples. Assim que a pessoa ingere um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina ativam receptores sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem de que a boca estaria pegando fogo. Tal informação gera, imediatamente, uma resposta do cérebro no sentido de “salvá-lo” desse fogo. É quando a pessoa começa a salivar, a face transpira e o nariz fica úmido, tudo isso no intuito de refrescar. Além disso, embora a pimenta não tenha provocado nenhum dano físico real, seu cérebro, enganado pela informação, inicia, imediatamente, a produção de endorfinas que geram a sensação de bem estar e euforia.

“Entre outros benefícios, a pimenta impede a coagulação do sangue e, portanto, evita tromboses, contendo vitamina E e chegando a ter seis vezes mais vitamina C do que a laranja. Ela também reduz o risco de doenças como o câncer, a catarata, o mal de Alzheimer e até o diabetes. Pesquisa científica também elevou o status da pimenta de simples tempero para poderoso aliado no auxílio da saúde e prevenção à depressão e outros males que afetam o humor e a disposição dos seres humanos. Pelo que se vê, a pimenta não merece a fama que tem”, finaliza Dr. Almino Cardoso Ramos. 






Faço palestras gratuitas em faculdades e ONGS sobre Gestão, Ética, Liderança e Qualidade de Vida. Em empresas faço palestras com parte da remuneração revertida para a proteção animal. Informações sobre palestras no meu site. Para mais detalhes clique AQUI
 



Vejam também:


Artigos


A Saúde e a Qualidade de vida dos Executivos

saude
Executivos que muitas vezes cuidam da saúde de suas organizações, não raro negligenciam a própria saúde. Dentre os problemas que observamos em muitos executivos alguns destaco a seguir: Sedentarismo Obesidade Alcoolismo                Ansiedade Insônia Depressão Pressão alta Problemas gástricos Problemas intestinais Os problemas citados muitas vezes são consequências de maus hábitos que acabamos por adotar, o que acaba sendo corroborado ... Leia Mais »

Como organizar os estoques das empresas?

forklift-160284_1280
Frequentemente me questionam como organizar os estoques de uma empresa. Uma das melhores formas de organizar uma área de estoques é começar por 5 P´s. P de pessoas P de processos P de procedimentos P de processamentos P de prateleiras   P de Pessoas – Buscar as pessoas certas incluindo executores e líderes.  Muitas empresas para economizar tostão acabam perdendo ... Leia Mais »

Relacionamentos e Grosserias

lider-mau
“ O maior problema em nossa vida particular e profissional é nos relacionarmos com outros. Pais e filhos, marido e mulher, amigo e amigo, supervisor e empregado, comprador e vendedor, enfim, existem inúmeras combinações. Vemos pessoas que se amam não conseguindo se dar bem; pessoas magoando constantemente umas às outras, sem se dar conta disso; e pessoas criando depressão em ... Leia Mais »

Seleção de Postagens sobre Custos

logo-alphapremiumgrande.fw
Encaminho um link deste mesmo site diversas postagens, sendo que a maior parte é sobre Custos. Nessas postagens coloco um pouco da experiência adquirida ao longo de 40 anos trabalhando com custos, reestruturando e implantando sistemas em médias e grandes empresas. Clique neste Link e acesse a diversos artigos que espero lhe seja útil   POSTAGENS SOBRE CUSTOS   Para ... Leia Mais »

Fornecedores que concorrem com seus clientes

antietic
Algumas empresas colocam o lucro em primeiro lugar. Elas não se preocupam em concorrer, em prejudicar ou desculpem o termo “sacanear” os seus clientes. Para esse tipo de empresa vale tudo para lucrar no curto prazo. Mas a médio e longo prazos o desgaste que fazem a si próprias é imenso. Há alguns anos a nossa loja virtual SMAM Fitness ... Leia Mais »

13 comentários:

Anônimo disse...

É por isso que o povo baiano é tão contente e alegre !!!
Adoro pimenta e por isso que tenho uma ótima saúde e força para superar os obstáculos da vida !!!
É isso aí !!! Força na pimenta e vamos em frente !!! Pois apimentar a vida é viver de forma mais saudável e feliz !!!
Marcos - São Paulo - SP

Unknown disse...

Concordo com o Marcos.

E é muito gostosa a comida

apimentada!!!!

Anônimo disse...

Lembro quando eu era pequeno no interior da Bahia, precisamente na cidade de Ubatã. Minha finada mãe fazia molho de pimenta malagueta ou cumarim, com feijão. Comiermos juntos com pirão de feijão com carne seca, era uma delícia. Hoje com 55 anos continuo comendo pimenta. Posso dizer que tenho uma saúde de ferro, nenhuma doeça, graças à Deus, e com aparência de 45 anos. Assim dizem meus amigos.

Anônimo disse...

A doro pimenta feito molho, Mais minha mulher viver brigando com migo, porque ela diz que fais mal a saúde,

Anônimo disse...

oi gente sou eduardo de londrina parana consumo pimenta desde aos 8 anos hoje tenho 40 e atraves desta materia q acabei de ler certifico q minha vizao e melhor q muitos jovens e meu humor e de uma pessoa de bem com a vida nao fico sem minha pimentinha da boa e claro!

Unknown disse...

Nilton Ramos Bahiano da rais até a folha da pimenta!
Amo comer pimenta e só vou deixar de fazer isso depois voltar para a rais!
sou forte sadio e um alimento apimentado não fico hehehehe.

Unknown disse...

Nilton Ramos bahiano desde a rais a até as folhas da pimenta,comerei pimenta até voltar para as suas raizis.

eliene disse...

meu nome é eliene sou estudante de fisioterapia tenho 44 anos e só invocada com minha aparencia, cada dia que passa eu fico mas jovens, isso mim incomoda, por que minha filha acha que quero competir com ela,sera que é porque eu como muita pimenta?

Blog do TINTINHO disse...

Sou baiano mas até uns meses atrás, não comia pimenta apesar de lembrar que na minha infância, comia muito na casa da minha vó que era doida por pimenta. Passei a comer e hoje não como mais sem piment. Pode falatr feijão, arroz, carne, farinha, mas pimenta não !

Anônimo disse...

Adorei a dica, pois gosto muito de pimenta, e acredito que ela irá me acompanhar nas refeições por muito tempo.
Bernardina Ramos
Minas Gerais.

Esther disse...

Meu nome é Esther sou Bahiana com orgulho e adoro comer pimenta pura , adoro comer acaraje com pimenta.
Minha dica do dia : Molho de pimenta labão .

Paulo André_PE disse...

Olá todos! Meu nome é Paulo André, sou de Recife-PE e a alguns dias venho optando por uma comida apimentada, realmente para quem gosta não deve faltar, tenho depressão a alguns anos e faço uso de medicações e venho observando uma melhores considerável no humor e bem estar o que pelo que acabei de ler no artigo acima a pimenta pode está fazendo a sua parte além do paladar, rs a todos que assim como eu procurei me informar mais sobre o assunto deixo aqui a minha contribuição.

Unknown disse...

Sou do Tocantins, tenho 42 anos, e também gosto muito de comer pimenta, alias eu só como com pimenta de preferencia malagueta. Assim como todos os outro comentários feitos; as pessoas dizem que aparento ter 35 anos. As vezes fico preocupada com medo de fazer mal à saúde, mas depois que li o texto apresentado pelo médico e esses comentários dos internautas, fiquei feliz ao saber que posso comer minha pimentinha todos os dias.