sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ALUNOS DO BOTINHO PARTICIPAM DE SOLTURA DE TARTARUGAS MARINHAS

Alunos do Projeto Botinho da Praia do Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes/RJ, participaram nesta terça-feira (12) de uma soltura de filhotes de tartarugas marinhas. A iniciativa faz parte do calendário comemorativo pelos 30 anos do Projeto Tamar.
Participaram da ação 70 crianças e jovens entre sete e 17 anos. Inicialmente, os alunos assistiram a uma palestra, ministrada pelo oceanógrafo Ivan Hikari Kawata, sobre o processo de desova e cuidados em torno dos filhotes: "As crianças ficaram muito interessadas e participaram ativamente com perguntas. É muito gratificante falar com esse público, pois eles são grandes multiplicadores.", disse Ivan. O diretor da Baywatch - empresa que administra o Projeto Botinho

- , Jorge Billoria, ressaltou: "A relação com a natureza deixa as crianças mais sensíveis". Após a aula, Flávia, uma das alunas do projeto, prometeu ter mais cuidado com resíduos quando for à praia: "Eu sempre deixo o saco plástico voar. Agora vou tomar mais cuidado", observou a aluna do projeto.

Projeto BotinhoPatrocinado pela Petrobras desde 2003 e realizado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, o Botinho se tornou uma marca de lazer e alegria do verão nas praias cariocas.

Todos os anos, o projeto promove cursos gratuitos de segurança no mar para crianças e jovens do Rio de Janeiro. O curso inclui técnicas de abordagem e salvamento de pessoas em situações de afogamento, biologia marinha, meteorologia, oceanografia, além de educação ambiental e segurança em praias, rios, lagos e lagoas. Os participantes são divididos em três categorias: Golfinho (para crianças de 7 a 10 anos), Moby Dick (de 11 a 14 anos), e Tubarão (de 15 a 17 anos).

Projeto TamarCriado em 1980, o Projeto Tamar conta com o patrocínio nacional da Petrobras para a proteção de cinco espécies de tartarugas marinhas - todas ameaçadas de extinção - que ocorrem no litoral brasileiro. Ao todo, são monitorados 1.100 km de praias, opr meio de 23 bases mantidas em nove estados.

Nenhum comentário: