sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Macrobiótica Zen - É NECESSÁRIO SAÚDE PARA HAVER PAZ / Preimeira parte do Livro de George Osawa


Prólogo / Livro completo de George Ohsawa - Primeira parte

Todas as grandes religiões nasceram no Oriente. Do Oriente emana a luz. Graças a elas, os povos orientais, sobretudo os do Extremo Oriente, viveram pacificamente, durante milhares de anos, até a chegada da civilização ocidental. O Japão foi sempre denominado “O pais da longevidade e da paz”.
Tudo muda, porém, neste mundo “flutuante”, efêmero e relativo em que vivemos. Os países da Ásia e da África foram colonizados pela civilização ocidental. Eram tão pacíficos que abandonaram as suas próprias tradições e adotaram os costumes do Ocidente. A civilização importada torna-se cada vez mais poderosa, as guerras mais cruéis, e a civilização científica é, agora, a nova religião do homem. Nós a admiramos muito. Poderemos, contudo, esperar que ela concorde com a velha civilização da saúde, da liberdade, da felicidade e da paz ?
Procurei complementar, durante 48 anos, estas duas civilizações, e creio haver encontrado a maneira de fazê-lo. Penso que, se os ocidentais estudassem a verdadeira filosofia oriental, resolveriam não somente os numerosos problemas de ordem científica e social, mas também as grandes questões, como as da felicidade e da liberdade.
O primeiro passo consiste em aprender a maneira de comer e beber do Oriente: a Macrobiótica é a estrutura básica da felicidade e da saúde. No Japão, por exemplo, o comer e o beber era considerado como a mais importante ARTE DIVINA da vida. Enquanto que nós, no Oriente, desenvolvemos um método calcado em bem elaborados e estabelecidos princípios, os americanos parecem ser guiados somente pelo prazer sensorial e baixo discernimento nos seus hábitos alimentares.
Neste livro, encontrareis centenas de receitas e ensinamentos de como cozinhar e como comer, todos visando à felicidade e à saúde.
São inteiramente diferentes dos sistemas adotados pelos restaurantes, lancherias, e pela cozinha caseira habitual. Os pratos que são servidos nos restaurantes japoneses e chineses e que são o ”chic” em New York, atualmente, satisfazem apenas ao baixo prazer sensorial e eclipsam
totalmente o discernimento superior, mas os autênticos mestres de cozinha, chineses e japoneses, sabem preparar pratos que não só são deliciosos, mas excelentes para a saúde e a felicidade, segundo os princípios da Macrobiótica.
A Macrobiótica é o regime alimentar fundamental adotado nos mosteiros budistas Zen e, no Japão, é chamado SYOZIN RYORI, isto é, “cozinha que melhora o discernimento supremo”. A filosofia precede e determina a psicologia.
Se a indústria alimentícia americana pudesse adotar e industrializar os alimentos e bebidas macrobióticos, seria isso a primeira revolução alimentar na história da humanidade e a primeira declaração de guerra contra a doença e a miséria humanas.

AOS MEUS LEITORES


Se vos decidirdes a estudar essa filosofia de cinco mil anos, a fim de sentirdes liberdade infinita, felicidade eterna e justiça absoluta, procurai compreender que isso deverá ser conseguido independentemente, por vós mesmos, e para vós mesmos, como o fazem os pássaros, os insetos, os
peixes e todos os animais. Antes de tudo, procurai debelar vossa doença, não a dele ou dela, mas a vossa! Procurai conhecer a natureza de vossa doença e suas causas. Se estiverdes interessado somente no desaparecimento dos sintomas, das dificuldades ou da dor, não tendes necessidade de estudar este livro! Esta filosofia única não cogita de medicina sintomática.



Tereis que compreender e assimilar completamente este Princípio Único, deveis vivê-lo em vossa vida diária. (A filosofia da Medicina do Extremo Oriente é autosuficiente. Não há necessidade de ler e memorizar milhares de livros complicados). Observai, então, a dieta macrobiótica explicada neste
pequeno livro. Se não encontrardes nele o tratamento específico para a doença que estiverdes interessados em curar, deveis usar um ou outro tratamento, ou procurar combinar diversos tratamentos, descritos no Capítulo X, de acordo com os sintomas que se apresentarem. Fazei-o cautelosa e sistematicamente, e sereis bem sucedidos.
George Ohsawa


Vejam uma postagem muito esclarecedora sobre DEPRESSÃO - Imperdível




Visitem o meu Blog Gestão, Ética e Liderança

http://blogdoprofessorari.blogspot.com
Me adicionem no Linkedin 
https://br.linkedin.com/in/ariovaldosilva   email: arilopes@folha.com.br

Nenhum comentário: