segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dieta com comida processada na primeira infância pode diminuir o QI

Fonte: O Globo - Publicada em 08/02/2011 às 12h06m


- Uma dieta rica em gorduras, açúcares e alimentos processados na primeira infância pode reduzir o quociente intelectual (QI) das crianças. Já uma alimentação cheia de vitaminas e nutrientes pode fazer o oposto, sugere a pesquisa publicada no Journal of Epidemiology and Community Health.


Os pesquisadores baseiam seus resultados no Estudo Longitudinal Avon de Pais e Filhos (ALSPAC), que acompanha a saúde a longo prazo e o bem-estar de cerca de 14 mil crianças nascidas em 1991 e 1992.


Os pais preencheram questionários, detalhando os tipos e a frequência da comida e da bebida de seus filhos, consumida quando eles tinham 3, 4, 7 e 8,5 anos de idade. Três padrões alimentares foram identificados: "processada" com alta ingestão de gorduras e açúcar; "tradicional" rica em carne e hortaliças e "consciente da saúde" rica em saladas, frutas e legumes, arroz e macarrão.

Para medir o QI foi usado um teste validado (o Wechsler Intelligence Scale for Children) quando as crianças estavam com 8,5 anos de idade.

Os resultados mostraram que uma dieta com alimentos processados aos 3 anos foi associada a um QI mais baixo na idade de 8,5 anos, mesmo que a dieta tivesse melhorado depois. Já a dieta saudável foi associada ao aumento de QI. O padrão de alimentação entre 4 anos e 7 anos não teve impacto sobre o QI.

Os autores dizem que estes resultados, embora modestos, estão de acordo com as pesquisas ALSPAC anteriores, mostrando uma associação entre a dieta da primeira infância e o posterior comportamento e desempenho escolar.

O cérebro cresce em sua taxa mais rápida durante os primeiros três anos de vida, justificam os autores, acrescentando que outras pesquisas indicaram que o crescimento da cabeça neste momento estaria ligada à capacidade intelectual.

Um comentário:

Adelaide Araçai disse...

Ao abrir seu blog minha filha de 13 anos veio e começou a ler, ao terminar, apenas me abraçou e falou: -Que bom que você me alimentou bem.
Achei fantástico...rsrs
Abraços