quinta-feira, 24 de março de 2011

Medicina anti-aging: aliada no envelhecimento saudável

Dificuldade para dormir, perder peso, danos na memória, queda frequente de imunidade e falta de libido são alguns dos sinais que indicam a hora de iniciar o balanceamento hormonal
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro passou de 69 anos para 72, de 1998 a 2008. O homem vive cada vez mais, o que não significa ter mais saúde. Uma população mais velha traz, inclusive, mais gastos ao governo com saúde pública. “O processo de degeneração causado pelo envelhecimento provoca 90% das doenças em adultos”, afirma Dr. Mohamad Barakat, fundador do Instituto de Medicina Integrada e especialista em medicina preventiva.

De acordo com o especialista, diante dos fatos, torna-se imprescindível que as pessoas passem a se preocupar com a melhor maneira de envelhecer, e é exatamente isso que a medicina anti-aging ou antienvelhecimento faz. “Ela atua na detecção, prevenção, cura, ou até mesmo reversão da ação do envelhecimento”. A desaceleração do sistema hormonal afeta o funcionamento das células e, consequentemente, os órgãos. “Esses fatores influenciam na personalidade, motivação, comportamento, atenção, cognição, percepção e no físico de cada um“, orienta.

Os sintomas mais comuns são dificuldade para dormir e perder peso, danos na memória, queda de imunidade e falta de libido, e costumavam aparecer somente após os 50 anos de idade, “mas o mundo moderno trouxe também a aceleração do envelhecimento e hoje em dia é possível identificar esses sintomas em pacientes já a partir dos 35 anos”, diz Barakat. Exames clínicos e laboratoriais são realizados para identificar as “falhas” presentes no organismo e, então, iniciar o balanceamento hormonal por meio de reposição de vitaminas e nutrientes, alimentação saudável e atividades físicas regulares acompanhadas por um profissional.

Dr. Mohamad Barakat está à disposição da imprensa para falar detalhadamente sobre medicina anti-aging, entre outros temas na área da saúde.