quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Luta contra Belo Monte

Por Herivelto Quaresma
texto originalmente publicado na revista Consciência.net

Um movimento com diversos artistas, entre produtores, atores e cineastas, se uniu na luta contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Segundo o manifesto, que está pedindo apoio de todos os brasileiros, o objetivo é “evitar mais um desastre ambiental de proporções gigantescas”.
“Pedimos vossa atenção para ouvir os argumentos da população do Xingu, dos ambientalistas, técnicos e cientistas verdadeiramente empenhados em achar soluções para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, afirma o documento, endereçado à presidenta Dilma Rousseff e ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS).




É a Gota D' Água +10 from Movimento Gota d' Agua on Vimeo.
O manifesto, que já tem entre os seus apoiadores Bruno Mazzeo e Cissa Guimarães, denuncia os “discursos ambientalistas de palanque” do governo federal, pedindo o “avanço na direção de uma discussão verdadeira em prol de políticas alternativas de geração de energia sustentável”, capazes de gerar a “energia necessária ao desenvolvimento do país, sem arruinar um ecossistema dessa magnitude.”

O pedido é pela interrupção imediata das obras de Belo Monte e a abertura de um amplo debate, de modo a convocar os brasileiros a “refletir e a opinar sobre qual modelo de progresso estão dispostos a perseguir, cientes das consequências de suas escolhas.”

O movimento, denominado Gota D’Água, possui um site e perfis nas principais redes sociais: www.movimentogotadagua.com.br

Além dos artistas, a iniciativa conta com a parceria do principal movimento de resistência comunitária, o Xingu Vivo, e do Movimento Humanos Direitos, que possui entre seus membros Camila Pitanga, Chico Diaz, Dira Paes, Letícia Sabatella, Marcos Winter, Osmar Prado e Wagner Moura, entre outros.
Acompanhe um dos vídeos promocionais da campanha pela ampliação do debate sobre a Usina Belo

Monte e o manifesto na íntegra clicando aqui.

A campanha já conta até com o apoio do humorista Paulo Gustavo (@paulogustavo31), que utiliza sua personagem da série “Absurdos” para ironizar a construção da hidrelétrica:

2 comentários:

Dinah disse...

Sempre fui contra a construção dessa usina, tanto que meu filho, que mora no Maranhão, queria ir para Belo Monte e eu o convenci, com meus argumentos e vivência, que não era viável nem bom para a Natureza nem pro nosso País.
Repassado aos meus contatos e sites de que participo.
Tamo junto!

Teresinha Winter disse...

Infelizmente, vai sair Belo Monte, vai sair o novo Código Florestal e outras leis que assaltam o nosso meio ambiente. Não acredito que os movimentos contrários vão conseguir alguma coisa de bom. Os ruralistas pegaram pesado, as indústrias pegaram pesado. Quem somos nós??? Eles dizem que somos todos loucos, todos aqueles que fazem o bem, SEM PENSAR EM GANHAR DINHEIRO com isso. Somos loucos mesmo!!! Não acredito nos nossos políticos, leia-se poderes executivo, legislativo e judiciário. Portanto, não há salvação. A única coisa que eu peço a Deus é que, na próxima encarnação, por favor, por favor, por favor, não me faça nascer no Brasil. Faça-me nascer num país de primeiro mundo. Também são uns desgraçados, mas jamais serão tão fdp como os brasileiros.