sábado, 11 de novembro de 2023

Bicarbonato, suas 1001 utilidades, e sua excepcional utilidade para a saúde.

Nossas postagens jamais substituem orientações médicas, e têm apenas caráter informativo.








Bicarbonato, suas 1001 utilidades e sua excepcional utilidade para a saúde.

Se existe um produtos excepcional que não devemos deixar de usar para os mais diversos fins é o bicarbonato.

Muitas são as aplicações do bicarbonato, algumas mais conhecidas já outras podem causar surpresa a quem ler esta postagem.

Então contarei um pouco da minha visão, aprendizado e experiência com o bicarbonato, e em seguida colocarei  links de varias boas postagens.

Combatendo a acidez orgânica

Aprendi com a macrobiótica que a acidez orgânica é o motivo do desequilíbrio YIN - YANG dos organismos, e que uma alimentação adequada pode promover esse equilíbrio, mas uma alimentação desequilibrada aumentará a acidez orgânica, gerando o ambiente ideal para o desenvolvimento de doenças.

Para entender um pouco mais sobre a acidez orgânica é importante entender o que são alimentos biocidas.

Fonte: http://www.stum.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=3548

Em síntese, a qualidade de vida de uma célula está diretamente relacionada ao pH do sangue que a irriga continuamente.
Reforçando: o sangue, o líquido no qual a célula está mergulhada, tem de ser mantido constantemente com o pH ideal: entre 7,36 – 7,42.
Qualquer diminuição no pH do sangue, que é a situação mais comum em nossa sociedade, irá refletir-se na desvitalização das células, ou seja, células com vida mais curta e, necessariamente, envelhecidas.
A causa mais típica desta situação metabólica é a ingestão freqüente de alimentos que acidificam rapidamente o sangue: açúcar branco, farinha branca, carnes (principalmente a vermelha e a de suínos), frituras, alimentos "aditivados" pelo progresso industrial, alimentos instantâneos, congelados ou excessivamente cozidos, bebidas gasosas, etc. Enfim, tudo aquilo que conhecemos como alimentos de natureza biocida (bio = vida + cida = mata), ou seja, alimentos que matam a vida.
Estes alimentos são os grandes protagonistas para acelerar o processo de envelhecimento, a baixa vitalidade e produtividade, os desequilíbrios emocionais e, finalmente, as doenças.
Pelo tempo que esse ciclo vicioso (maus hábitos alimentares) durar, o organismo irá manter-se sob padrões de degeneração orgânica contínua, e a chegada da doença será inevitável.



Vejam que não é recomendável que as pessoas adotem qualquer alimentação e passem a tomar enormes doses de chá verde e bicarbonato, que aumentam a alcalinidade do organismo, pois a ingestão adequada dessas substâncias para pessoas com alimentação desregrada pode ser nociva à saúde.

Pessoas que ingerem com frequência alimentos biocidas, precisam mudar os hábitos, mas principalmente precisam começar a entender um pouco da química orgânica dos nossos corpos.

Nos momentos de crise de acidez o bicarbonato é excepcional para combater o problema.  Mas pode também ser tomado como preventivo, em doses moderadas e nunca associado com leite ou derivados, como limão e outras substâncias. Sobre isso destaco da fonte http://medicinasnaturais.blogspot.com/2009/11/1001-utilidades-do-bicarbonato.html

Não usar juntamente com dieta láctea (a base de leite) devido a possibilidade de ocorrência de síndrome alcalino-láctea. (Fonte: Resolução-RDC N° 199, de 26 de outubro de 2006 - ANVISA)

Então a ingestão moderada do bicarbonato de sódio pode em muito ajudar no combate da acidez orgânica, inclusive no combate de gastrites, hernia de hiato refluxo e outras doenças da acidez.

No entanto como todas as substâncias convém atentar para algumas contra indicações:

O bicarbonato de sódio é contra-indicado em pacientes com edemas. Não é recomendado como antídoto depois da ingestão de ácidos minerais fortes; em pacientes com alcalose metabólica, perda de cloretos devido a vômitos, hipocalcemia, toxemia de gestação, disfunção renal ou hipertensos.
Fonte: medicinanet.com.br/bula/detalhes/8039/contra_indicacoes_bicarbonato_de_sodio.htm
Ainda como problemas com origem na acidez temos pessoas que sofrem há muito tempo de complicações do estômago, elas vivem tratando os efeitos, mas não as causas, e para isso o bicarbonato pode colaborar significativamente.

Outros problemas como candidíase, aftas e até micoses podem ter no bicarbonado um excelente coadjuvante para o tratamentos, mas nunca esquecendo de avaliar as causas dos problemas instalados. Com frequência a causa dos problemas de acidez reside nos maus hábitos alimentares.

Use bicarbonato nos sapatos

Bicarbonato é excelente para ser usado nos sapatos, tênis, e chinelos. Os conhecidos problemas são rapidamente eliminados se desenvolvermos o costume de sempre colocar um pouco de bicarbonado nos calçados. Isso melhorará a situação do sapato e  também evitará problemas como micoses, frieiras, e odor desagradável, ou popular xule! Mas cuidado se colocar uma grande quantidade o seu pé ficará como que estivesse assado.

Bicarbonato para lavar saladas

Na lavagem de saladas o bicarbonato é o único produto que chega a eliminar os agrotoxicos


Veja mais em: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1509637-15605,00.html

Por isso, é muito recomendável que substituamos produtos à base de cloro ou o vinagre pelo bicarbonato na lavagem de saladas.


O Bicarbonato e o câncer

Um certo médico chegou a atribuir a cura do câncer com o bicarbonato de sódio. Isso gerou uma polêmica imensa.  Não pretendo nem sou apto a discutir isso. No entanto, não tenho dúvidas que na prevenção e como elemento auxiliar, nunca substituindo tratamentos médicos, o bicarbonato pode auxiliar no combate e principalmente prevenção do câncer, que é uma doença cuja acidez orgânica pode contribuir para o desenvolvimento da mesma, e o uso moderado, frequente e em doses adequadas do bicarbonato pode ajudar.

Recentemente, li sobre estudo que mostra evidência científica que mostra que o PH orgânico menos acido pode auxiliar na melhoria de tumores cancerosos. Vejam: http://scienceblogs.com.br/rnam/2009/07/bicarbonato_de_sodio_funciona/  .  E o bicarbonato, assim como chá verde e uma alimentação saudável podem em muito combater a acidez orgânica e consequentemente combater e prevenir o câncer.

Outras aplicações:

Muitas outras aplicações para o bicarbonato ainda existem, sendo muitas na área da saúde, como agente de limpeza e desinfecção e muitas outras aplicações. Existem aplicações na cozinha e até no lugar de fermento.

Eu tenho o costume de não ir para cama sempre levar comigo um "copão" com uma colher de chá de bicarbonato. Tomo sempre pouco a pouco pois não se deve beber muito liquido de uma vez só e principalmente na hora de dormir, mas isso é assunto para outra postagem.


Vejam os links abaixo:

http://medicinasnaturais.blogspot.com/2009/11/1001-utilidades-do-bicarbonato.html
http://www.hoshi.com.br/content/view/174/65/


Nenhum comentário: