domingo, 22 de janeiro de 2012

PROPRIEDADES MEDICINAIS-COGUMELOS

Fonte deste artigo:

http://www.frutasnobrasil.com/propriedades_cogumelos.html


Os cogumelos são importantes agentes nos processos de cura, os vegetais são ricos em proteínas, auxiliando na alimentação e também na cura de doenças.
Sua riqueza protéica favorece a renovação celular, combate a hipertensão e é um importante componente das dietas de emagrecimento. Algumas espécies ajudam a combater o câncer e a SIDA-AIDS.

Por constituir uma espécie tão rica e variada atrai atenção dos estudos medicinais.
Rico em proteínas, fibras, minerais (cálcio, iodo, fósforo), vitaminas e principalmente do complexo B.
Tem alto teor de potássio e baixo de sódio, tornando-se um auxiliar no combate a hipertensão.
Composto por 90% de água, possui poucas calorias e quase nenhuma gordura.

O grande diferencial destes vegetais e seu alto teor de acido nucléico, substância que favorece a síndrome de proteínas e reconstrução celular.
Com o passar do tempo, os níveis de ácido nucléico vão diminuindo no organismo, o cogumelo é capaz de restabelecer os níveis desta substância.
Um dos mais conhecidos cogumelo é o Reishi, japonês, usado no controle do colesterol, níveis de glicose no sangue, hipertensão e também como antiflamatório e ativador do sistema imunológico.
Os minerais essenciais presentes nos cogumelos são:
SELÊNIO:
Mineral essencial, trabalha em conjunto com a vitamina E na produção de antioxidantes. O selênio desempenha um papel importante no sistema imunitário, e no sistema reprodutivo masculino.
COBRE:
Mineral essencial, os cogumelos são uma excelente fonte. Importante na formação de hemoglobina e oxigenação de todas as células do nosso corpo.
POTÁSSIO:
Essencial no equilíbrio de água do organismo, contrações musculares e na manutenção de um ritmo cardíaco normal.
Os cogumelos são uma boa fonte de três vitaminas:
Riboflavina (B2): tratamento de uma pele saudável e boa visão.
Niacina (B3): funcionamento do sistema digestivo e do sistema nervoso.
Ácido Pantoténico (B5): produção de neurotransmissores, hormonas adrenais e de anticorpos, é ainda um elemento essencial da coenzima A.
O homem vem se alimentando de cogumelos desde a antiguidade. Os gregos e os romanos eram grandes aprecidadores de cogumelos. Atualmente, os cogumelos são o principal alimento dos habitantes da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul, e de algumas regiões da Austrália. No Brasil, os cogumelos são considerados uma comida requintada. Os cogumelos podem ser servidos em creme, assados, fritos, grelhados, refogados ou em saladas.
O cogumelo tem elevado teor fibroso, característica que pode ser aproveitada por quem faz regime contra a obesidade, pois dá sensação de saciedade com poucas calorias.
Os cogumelos podem ser consumidos frescos, ou em conserva. O cogumelo também pode ser ingerido em pó, isto é, seco e moído.
Um dos cogumelos comestíveis, o champignon Agaricus Bisporus é o mais apreciado e consumido no mundo, inclusive no Brasil. Ele dá um toque especial em estrogonofes e pizzas, sendo indispensável também nas mãos dos grandes cozinheiros de finos restaurantes.
O primeiro passo do cultivo do champignon é cobrir o composto com terra. Para que ele possa aflorar, são necessárias temperaturas entre 15 e 18º e um tempo de 15 a 20 dias. Desta forma, nota-se que este cogumelo não se desenvolve em regiões de clima quente, a não ser que use estufa climatizada com equipamento de ar condicionado dimensionado tecnicamente para manter as temperaturas adequadas.
Na região sudeste do Brasil, o champignon pode ser produzido de Abril a Setembro com uma estufa simples.
O champignon corresponde a mais de 80% de todo o cogumelo consumido no mundo.
O Shiitake Lentinus ou Lentinula edodis, possue propriedades medicinais conhecidas há muito tempo, na milenar medicina oriental é conhecido como "elixir da vida" por suas qualidades no combate a inúmeras doenças, e um importante fator de longevidade. É considerado também um importante afrodisíaco. Muitas dessas propriedades terapêuticas foram comprovadas após inúmeros estudos científicos de todo o planeta, mas principalmente do Japão e Estados Unidos.
Alimento rico em proteínas, possuindo de 10 a 29% de seu peso seco; aminoácidos essenciais; contém as vitaminas E, B, C e D; e os sais menerais; cálcio; fósforo; ferro e potássio. Além de conter fibras dietéticas que auxiliam na digestão, contém baixos níveis de açucar e gorduras, é portanto, a receita ideal para dietas por ser muito gostoso e conter baixas calorias.
Com as recentes pesquisas, comprovaram ser o shiitake um regulador da taxa de colesterol no sangue, inibidor ao desenvolvimento de células cancerígenas, combate inúmeras doenças causadas por vírus, bactérias e outros fungos.


Você encontrará muitas outras coisas interessantes no site Frutas do Brasil.

Nenhum comentário: