segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Como manter seus rins saudáveis ​​com a idade





Embora tenha transcorrido cerca de 18 anos desde que o meu primeiro cadáver dissecado e primeira aula de anatomia, eu ainda me lembro de ser surpreendido quando recebi o meu primeiro olhar para um par de rins - eles eram muito menores do que eu esperava. Até aquele momento, eu tinha imaginado os rins a ser muito grande, dada a quantidade de trabalho que eles são responsáveis.
Cada um dos rins medem cerca de 4 a 5 centímetros de comprimento e cerca de 1 polegada de espessura, com peso de cerca 150 gramas. Para colocá-lo em termosfáceis de visualizar termos, cada um de seus rins é um pouco maior que um baralho de cartas.
 
Apesar de seus rins representam menos de 0,5 por cento do seu peso corporal total, eles recebem cerca de 25 por cento da quantidade total de sangue que o coração bombeia enquanto você está descansando. Além disso, seus rins utilizam-se cerca de 20 a 25 por cento da oferta do seu corpo de oxigênio.
Atenção: Para ouvir uma gravação (mp3) de áudio deste artigo, faça o download e executar o arquivo seguinte: Como manter seus rins saudáveis ​​como você idade - arquivo de áudio
Por que seus rins - esses pequenos órgãos - recebem tanto sangue e oxigênio? Porque eles são responsáveis ​​por cinco funções críticas:
  1. Seus rins mantem o seu sangue limpo por filtragem de resíduos de produtos e eliminam resíduos do seu corpo como urina.
  2. Seus rins ajudam a manter um equilíbrio adequado de líquidos durante todo o seu corpo.
  3. Os rins secretam uma hormonio chamada eritropoietina, que é responsável pela estimulação da produção de glóbulos vermelhos na medula óssea.
  4. Seus rins produzem uma enzima chamada renina, que é necessário para ajudar a manter a sua pressão arterial.
  5. Seus rins convertem vitamina D em sua forma mais ativa.
Seus rins estão acima de sua cintura, logo abaixo da superfície de sua região de volta médio / baixo. Embora a posição do seu fígado faz com que seu rim direito a ser um pouco menor em sua cavidade abdominal do que o seu rim esquerdo, ambos os rins são parcialmente protegidas pela parte inferior de sua caixa torácica.
 
Com cada batida do seu coração, grandes quantidades de sangue são entregues aos rins através das artérias renais. Dentro de seus rins, as artérias renais dividido em um número de agências menores que distribuem sangue para os néfrons, que são as unidades de processamento microscópicas de seus rins, você tem cerca de um milhão de néfrons por rim.

Dentro de cada néfron, existem leitos especializados de capilares (vasos sanguíneos ainda menores) chamados glomérulos. Glomérulos filtram o seu sangue, e passam o sangue filtrado para uma série de túbulos especializados que são conhecidos coletivamente como o túbulo renal - é no túbulo renal onde a urina é criado.
 
O processo de criação da urina é complexo, mas, na essência, o que acontece é o seguinte: cerca de um quinto do sangue que passa por cada um de seus rins é filtrado por seus glomérulos para inserir nos seus túbulos renais, o material que passa é referido como filtrado, que inclui materiais de resíduos, água, íons cloreto, íons sódio, íons bicarbonato, glicose, íons de potássio, uréia, ácido úrico e proteína. Como o filtrado atravessa o túbulo renal, cerca de 99 por cento do que é reabsorvido em sua circulação sanguínea - este número só lhe dá uma boa idéia do quão duro seus rins trabalham para produzir urina; dos cerca de 40 galões (150 litros) de filtrado que entra nos rins, numa base diária, apenas cerca de 1-2 quarts (1 a 2 litros) se transforma em urina. Os 99 por cento que é reabsorvido em sua circulação é a forma como os seus rins ajudam a manter a composição do seu corpo fluido e nível de pH.
 
Se você quiser entender exatamente como seus néfrons criam urina, eu recomendo que você leia o capítulo sobre Rins e fluidos corporais em livro clássico Guyton sobre fisiologia humana - este é o livro que dará a você quer uma visão detalhada de como seu corpo funciona a um nível microscópico.

Uma vez que a urina é criada em seus túbulos renais, ela se move através de uma série de dutos de coleta até atingir a parte do meio interno de seu rim, onde a urina é coletada por seu ureter, o tubo que permite que à urina para viajar de seu rim para a bexiga . Da bexiga, a urina sai do seu corpo através de sua uretra.
 
No entendimento do trabalho que os seus rins são obrigados a realizar para filtrar o sangue e produzir urina, espero que seja claro que beber grandes quantidades de água quando você não está com sede é uma boa receita para o desgaste prematuro de seus rins com a idade. Seu corpo não é como um tubo de encanamento que fica mais limpo, através de lavagem de grandes quantidades de água através dele.

Um número de seus órgãos, incluindo os rins, são projetados para manter seu corpo limpo por continuamente eliminando resíduos. Se você quiser prevenir doenças como você idade, a prioridade deve ser a de evitar encargos desnecessários para os seus rins e outros resíduos, eliminando órgãos.
Além de usar seu senso de sede para ditar a quantidade de água e água rica em alimentos que você ingere, aqui estão duas maneiras importantes para proteger seus rins prematuramente:
  1. Não comer muita proteína.
    Comer mais proteína do que você precisa leva a uma maior carga de trabalho sobre os seus rins, que deve filtrar um subproduto do metabolismo de proteínas chamado uréia (BUN) fora de seu sangue. Este aumento de trabalho pode contribuir para a quebra prematura dos glomérulos nos rins.
     
    Se você tem rins saudáveis, você pode comer com segurança até a metade de seu peso (em quilos) em gramas por dia. Por exemplo, se você pesa 150 quilos e está de boa saúde, você pode comer com segurança até 75 gramas de proteína de alimentos minimamente processados ​​por dia. Se você tem problemas com os seus rins, você deve diminuir este valor para um nível que resulta em um nível saudável uréia.
     
    Se o seu estado de saúde atual é tal que você precisa de uma forma objetiva de monitorar como seu corpo está respondendo com a quantidade de proteína que você está comendo, pergunte ao seu médico sobre o monitoramento de seu nível de uréia. Sempre que você comer proteína, seu corpo divide-os em aminoácidos que contêm nitrogênio. Azoto separa a partir de aminoácidos e combina-se com outras moléculas para formar a ureia. A uréia é eliminado do seu corpo quando seus rins filtram-lo fora de seu sangue e em sua urina.
     
    Uma gama saudável para BUN é entre 4 e 17 mg / dL. Em qualquer lugar entre 18 a 21 mg / dL é um sinal de que você pode estar comendo muita proteína e, possivelmente, que os seus rins estão sob tensão excessiva. Mais do que 21 mg / dL é um forte sinal de que você precisa reduzir significativamente a sua ingestão de proteínas.
     
    A relação entre comer muita proteína e desenvolvimento de doença renal é aquela que muitas vezes não é falado por defensores de uma dieta rica em proteína. Embora seja importante para manter o seu açúcar no sangue e de insulina em níveis saudáveis, evitando açúcar e outros carboidratos simples, saiba que uma dieta rica em proteína representa muitos perigos para a sua saúde, especialmente se a maioria de sua proteína é cozido com técnicas de alta temperatura. Sua saúde é melhor servido pela substituição de carboidratos simples, com muita gordura de alta qualidade, e quantidades moderadas de proteína saudável e vegetais sem amido.
     
  2. Não tome analgésicos em uma base regular.
    Não-esteróides anti-inflamatórios como o ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve) e aspirina são conhecidos por causar danos renais se tomados regularmente. Acetaminofeno (Tylenol e Excedrin) também pode causar danos nos rins e insuficiência se usado regularmente. Todos estes medicamentos contra dor, provavelmente, não representam perigo significativo se os seus rins são relativamente saudável e você usá-los apenas para emergências.
    Como muitos atletas profissionais descobriram durante os últimos anos, o uso regular de medicação para dor prescrição anti-inflamatório como Vioxx, Indocin, e Naprosyn representa um perigo ainda maior para a saúde dos rins.
Espero que este artigo tenha ajudado a compreender o complexo design de seus rins e as grandes etapas que você pode tomar para evitar a ruptura prematura de seus rins com a idade. Lembre-se que o melhor "remédio" para todos os seus órgãos, seus rins incluído, é comer uma dieta baseada em vegetais, minimamente processados, descansar o suficiente físico e emocional, ficando a exposição regular ao ar fresco e luz do sol (sem se queimar), e ser fisicamente ativo.

Um comentário:

Mel disse...

"A relação entre comer muita proteína e desenvolvimento de doença renal é aquela que muitas vezes não é falado por defensores de uma dieta rica em proteína."

Disse tudo... É um absurdo a quantidade de médicos que recomendam a tal 'dieta da proteína' para pacientes que desejam emagrecer.

Reeducação alimentar que é bom ninguém quer!