quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Barbatimão é excelente para a cicatrização

Barbatimão é uma casca de árvore de cor avermelhada que possui comprovação científica tratar-se de excelente cicatrizante.

Existem algumas referencias sobre chás ou outras formas de ingestão, mas deve-se tomar cuidado pois existe alguma toxidade no consumo oral da planta.

Quem quiser acessar um excelente estudo a respeito veja o Link abaixo

ESTUDO CIENTÍFICO QUE COMPROVA A EFICIÊNCIA DO BARBATIMÃO

Do WIKIPIA extraí:

Fonte: .wikipedia

O barbatimão-verdadeiro (Stryphnodendron adstringens) é uma espécie de planta pertencente à família Fabaceae.
Planta medicinal nativa do cerrado brasileiro encontrada em vários estados brasileiros como: Minas Gerais, Goiás, Bahia, São Paulo, Mato Grosso e MS, em outros estados em menor quantidade. Conhecida na língua indígena como "ba- timó" que significa planta que aperta, isso por que sua casca tem atividade adstringente provocada por metabólitos secundários nomeados taninos. A planta é conhecida por suas atividades terapêuticas como cicatrizante, bactericida e fungicida. É largamente usada em propriedades rurais para fins de tratamentos causados pelos patógenos citados acima, por pessoas e nos animais, porem deve se ter cuidados com esta planta pois também é toxica se utilizada oralmente com frequência. No passado, mulheres que não queriam engravidar lavavam os órgãos genitais com decocto da casca e das folhas, desta forma provocavam aborto nas primeiras semanas. Estes sintomas podem aparecer também em bovinos que eventualmente se alimentaram de legumes que coincidentemente estão maduros na época da seca, época que existe maior escassez de alimento nos pastos para ruminantes.

Nenhum comentário: