sábado, 2 de março de 2013

Estudo indica que refrigerante diet não aumenta vontade de comer doce

Vejam que importante notícia. 



 Acho que querem justificar o consumo desses produtos. Melhor tomar água e evitar corantes, acidulantes, aromatizantes, estabilizantes e tudo mais.

    
Adultos orientados a substituir bebidas calóricas por bebidas dietéticas tiveram maior diminuição no consumo de doce
Muitos mitos sobre o uso de adoçantes em alimentos e bebidas se propagam sem nenhuma confirmação científica. Um deles, de que os edulcorantes provocam mais vontade de comer doce, motivou pesquisadores dos EUA a desenvolverem um estudo cujos resultados sugerem que isso não é verdade. As bebidas diet não aumentam a vontade de comer doce, pelo contrário. Segundo a pesquisa, quem consumia bebidas dietéticas, como refrigerantes de baixa caloria, comia menos sobremesa, ou seja, tinha menos interesse por doce.
Segundo artigo publicado na última edição do American Journal of Clinical Nutrition, renomada revista científica americana, o estudo foi realizado com 318 adultos obesos ou com sobrepeso divididos em três grupos, sendo um de controle e dois de tratamento, e teve duração de seis meses. Um dos grupos foi orientado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte a substituir pelo menos duas doses diárias de bebidas calóricas por água e o outro, por bebidas adoçadas com edulcorantes. Ao final do estudo, verificou-se que as pessoas que fizeram a substituição por bebida diet comiam menos sobremesa em comparação àquelas que consumiram água.
"Nosso estudo não fornece evidências que sugiram que um consumo em curto prazo de bebidas dietéticas, em comparação com a água, aumente a preferência por alimentos e bebidas doces", afirmam os autores.
Outro estudo, com o mesmo grupo de participantes, avaliou a perda de peso mediante a mesma estratégia dietética. Após seis meses, todos os grupos perderam peso. No entanto, os autores notaram que houve uma melhor aderência ao tratamento no grupo que fez a substituição por bebidas com adoçantes, o que representa uma maior probabilidade para atingir a perda de 5% do peso, em comparação com o grupo de controle, o que não foi observado no grupo que consumiu água.
Estas evidências científicas, além de esclarecerem uma inverdade sobre os refrigerantes diet, mostram que, quando utilizado de forma consistente para ajudar no controle da ingestão de calorias, os adoçantes são importantes aliados no controle do peso.

Nenhum comentário: