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domingo, 12 de junho de 2016

Lidando com o stress

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) gostaria de fornecer as seguintes informações para ajudar a lidar com o estresse após um evento traumático.
 
Fortes emoções como tristeza, medo, ou outros sintomas de depressão são normais, desde que eles sejam temporárias e não interfiram com as atividades diárias. Se essas emoções duram muito tempo ou causam outros problemas, é uma história diferente.

Sintomas de Stress



Tensão física ou emocional são  frequentemente sinais de estresse. Eles podem ser reações a uma situação que faz com que se sinta ameaçado ou ansioso. O estresse pode ser positivo (como planear o seu casamento) ou negativo (como lidar com os efeitos de um desastre natural).


Reações comuns a um evento  estressante incluem: 
  • Descrença e choque
  • Tensão e irritabilidade
  • Medo e ansiedade sobre o futuro
  • Dificuldade em tomar decisões
  • Ser insensível a seus sentimentos
  • Perda de interesse em atividades normais
  • Perda de apetite
  • Pesadelos e pensamentos recorrentes sobre o evento
  • Raiva
  • Aumento do uso de álcool e drogas
  • Tristeza e outros sintomas de depressão
  • Sentindo-se impotente
  • Choro
  • Os problemas do sono
  • Dores de cabeça, dores nas costas e problemas de estômago
  • Dificuldade de concentração

Dicas para o autocuidado

Foto: A mulheres deprimidas

As melhores formas de gerir o stress em tempos difíceis são através do auto-cuidado:
  • Evite drogas e álcool. Eles podem parecer ser uma solução temporária para se sentir melhor, mas, no longo prazo, eles podem criar mais problemas e aumentar o seu estresse, em vez de levá-la embora.
  • Encontrar apoio. Procurar a ajuda de um parceiro, membro da família, amigo, conselheiro, médico ou clérigo. Depois de te ouvirem, escutando simpaticamente e partilhando seus problemas o estresse realmente pode ser aliviado.
  • Relacione-se socialmente. Depois de um evento estressante, é fácil isolar-se. Certifique-se de que você está gastando tempo com os entes queridos. Considere o planejamento de atividades e diversão com o seu parceiro, filhos ou amigos.
  • Mantenha qualidade de vida.
    • Coma uma dieta saudável, bem equilibrada
    • Exercite-se regularmente
    • Durma abundantemente
    • Dê a si mesmo uma pausa, se você se sentir estressado, por exemplo, tratar-se com uma massagem terapêutica
    • Manter uma rotina normal
     
  • Fique ativo. Você pode manter sua mente fora de seus problemas, dando
    ajuda a um vizinho, sendo voluntario na comunidade, ou mesmo levando o cão a uma longa caminhada. Estas podem ser maneiras positivas para canalizar seus sentimentos.

 Fonte: http://www.cdc.gov/features/CopingWithStress/

 

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