quinta-feira, 2 de maio de 2013

Estudo revela o impacto da vacinação contra a gripe no universo corporativo


A gripe é uma das maiores responsáveis pelo importante aumento na utilização do plano de saúde durante os meses de inverno.
O Brasil prorrogou até 10 de maio a sua campanha anual de vacinação contra a gripe com o objetivo de imunizar 45 milhões de pessoas. Contribuem para este esforço, importante e necessário, centenas de grandes empresas que, já cientes dos reflexos do inverno no seu contingente de funcionários, adquirem lotes de vacinas diretamente das indústrias farmacêuticas para que elas mesmas, por meio de clinicas parceiras, possam vaciná-los.

“No universo corporativo a gripe é uma preocupação, pois gera um impacto considerável no absenteísmo das empresas”, revela o Dr. Gustavo Guimarães, diretor médico da Funcional. Ele acaba de receber os resultados de uma grande pesquisa de campo, realizada no decorrer de 2012, onde foram acompanhadas 16.584 pessoas, com e sem o histórico de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e pneumônicas. “Ficou provado que a vacinação contra a gripe ajuda e muito na redução da procura de apoio médico no pronto-socorro e, consequentemente, dos índices de absenteísmo nas empresas”, afirma o executivo médico da Funcional.

De acordo com o diretor estas foram as principais conclusões da pesquisa:
- Na população vacinada a frequência de idas ao pronto socorro foi 6,4% menor no 2º semestre, enquanto que na população não vacinada foi 29% maior. A vacinação aconteceu nos meses de maio e junho.

- A vacina reduziu o impacto do absenteísmo. A taxa de crescimento de absenteísmo na população não vacinada foi 2,5 vezes maior do que na população vacinada.


- A queda na utilização do pronto-socorro praticamente equalizou as duas populações, mesmo tendo o grupo dos vacinados uma quantidade bem maior de doentes crônicos:
* 40% a mais de cardiopatas;
* 32% a mais de diabéticos;
* 31% a mais de pneumopatas crônicos.

“No universo corporativo, a vacinação é uma forma de prevenção eficaz, que realmente contribui de maneira importante na redução dos custos das empresas com as idas aos prontos socorros e, não raro, ausências no trabalho”, afirma o Dr. Gustavo Guimarães, lembrando que a utilização desse serviço de saúde é maior dentre os indivíduos com doenças crônicas.

Sobre o Benefício Vacina Funcional
A Funcional é uma das empresas responsáveis por trazer o PBM (Programa de Benefício Medicamento) para o Brasil. É também pioneira a oferecer para as empresas o Benefício Vacina e Gestão de Campanhas de Vacinação há mais de três anos. Contando com a parceria de mais de 200 clínicas de vacinação em todo o território nacional. Com um sistema totalmente integrado possibilita a Gestão do Benefício e o acompanhamento de campanhas de vacinação em tempo real.

Nenhum comentário: