terça-feira, 8 de outubro de 2013

Caminhada "Outubro Rosa" chama a atenção sobre a importância da prevenção do câncer de mama em Santana de Parnaíba

Visualizar imagem  
No último sábado, (05/10), o Centro Histórico de Santana de Parnaíba amanheceu cor-de-rosa. É que na ocasião, a Prefeitura realizou a caminhada “Outubro Rosa”, movimento mundial que visa chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.
A caminhada reuniu mais de mil mulheres pelas ruas do Centro Histórico e contou com a presença do prefeito Elvis Cezar e da primeira-dama Selma Oliveira Cezar. Antes da largada, todas participaram de uma série alongamento realizada por um professor da Secretaria de Atividade Física, Esportes e Lazer (SMAFEL).

A concentração e dispersão, montada na Praça Quatorze de Novembro, foi palco ainda de diversas atividades de conscientização, como o lançamento da cartilha sobre prevenção do câncer de mama e o auto-exame e de palestras, ministradas pelo médico mastologista Javier Figols Costa e pela médica ginecologista, obstetra e diretora do Hospital Geral Estadual de Guaianases.
Durante as palestras, as mulheres presentes puderam sanar dúvidas relacionadas ao auto-exame, quando e como fazer, e ouvirem depoimento de uma paciente que lutou e venceu o câncer de mama, além de assistirem a bonita apresentação da cantora Sandra Ferrari.

Para o prefeito Elvis Cezar, a caminhada foi o melhor meio de incentivo. “Ouvimos aqui desses dois excelentes profissionais médicos, que um dos meios para se evitar essa doença, é se alimentar bem e com qualidade e também praticar uma atividade física. Então essa caminha foi a melhor forma para incentivar vocês. Quero dizer que vocês estão de parabéns”, parabenizou o prefeito.
Moradora de Osasco, a líder de vendas Maria da Gloria fez questão de vir prestigiar o evento. “Eu faço a mamografia anualmente e o Papa Nicolau também. Quando soube dessa caminhada, fiz questão de vir e ainda chamar minhas coletas também”, contou.
Participaram ainda da caminhada, o presidente da Câmara, Nequinho Desanti, os vereadores, Gino Mariano, Evanilson Martins (Nilson Cadeirante), José Boachar, e Valmir Damas (Alemão da Banca), secretários e diretores municipais e das integrantes do grupo de voluntariado “As meninonas”.

É importante ressaltar que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é um dos tipos da doença mais comuns entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos por ano.
Carreta Hospital de Barretos
Paralelamente às atividades na Praça Quatorze de Novembro, a Caminhada Outubro Rosa contou ainda com a Carreta do Hospital do Câncer de Barretos, estacionada em frente à Igreja Matriz. Uma com equipe de profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos realizou exames gratuitos de mamografia digital e Papa Nicolau (exame preventivo do câncer de colo uterino).
“O mais importante desse evento, além da conscientização é claro, foi poder oferecer os exames de mamografia e a coleta de Papa Nicolau. Conseguimos atender uma grande demanda, mas, vamos fazer ainda este mês, um mutirão da mamografia para atender as que não puderam fazer o exame. Nós estamos trabalho intensamente para poder oferecer o melhor em saúde para nossas munícipes”, explicou a primeira- dama Selma Oliveira Cezar.