terça-feira, 30 de outubro de 2012

10 motivos para consumir orgânicos


Nem precisa pensar muito. Leia abaixo e descubra as vantagens de consumir produtos orgânicos!

1. Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. Pesquisas e estudos tem demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer.
2. Alimentos orgânicos são mais nutritivos. Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo.
3. Alimentos orgânicos são mais saborosos. Sabor e aroma são mais intensos – em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los.
4. Protege futuras gerações de contaminação química. A intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico; e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais.
5. Evita a erosão do solo. Através das técnicas orgânicas tais como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem, etc., o solo se mantém fértil e permanece produtivo ano após ano.
6. Protege a qualidade da água. Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d’água e poluem rios e lagos.
7. Restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal. A agricultura orgânica respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis. A vida silvestre, parte essencial do estabelecimento agrícola é preservada e áreas naturais são conservadas.
8. Ajuda os pequenos agricultores. Em sua maioria, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única forma de sustento. Mantendo o solo fértil por muitos anos, o cultivo orgânico prende o homem à terra e revitaliza as comunidades rurais.
9. Economiza energia. O cultivo orgânico dispensa os agrotóxicos e adubos químicos, utilizando intensamente a cobertura morta, a incorporação de matéria orgânica ao solo e o trato manual dos canteiros. É o procedimento contrário da agricultura convencional que se apoia no petróleo como insumo de agrotóxicos e fertilizantes e é a base para a intensa mecanização que a caracteriza.
10. O produto orgânico é certificado. A qualidade do produto orgânico é assegurada por um Selo de Certificação. Este Selo é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. O Selo de Certificação é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.
Fonte: Ambiente Brasil
Leia on-line a cartilha: Por que consumir orgânicos

Fonte:http://www.organicsnet.com.br/consumo-responsavel/10-motivos-para-consumir-organicos/ 
Fonte: Ambiente Brasil


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Noel, a dor da separação!

Doeu tanto a separação que somente agora depois de três semanas é que eu consigo falar a respeito.

Ele vivia colado em mim, na sala no sofá ao meu lado, ou no banheiro deitado na minha roupa me esperando enquanto eu tomava banho.
Uma inteligência fora do comum. Ele entendia tudo. Não podia escutar a palavra passear que corria e pagava a guia na boca e vinha todo feliz para os inúmeros passeios que fizemos juntos. De vez em quando ele carregava a guia na boca, e quando fazia isso virava uma atração, todos que passavam davam risadas.
Ele tinha uma caixa cheia de brinquedos, quando eu chegava do trabalho Noel não parava de ficar pegando os brinquedos para mim.

Ele adorava tomar banho,e depois do banho ninguém podia mexer na sua toalha, que de vez em quando ele puxava a toalha pela casa, levando-a para deitar em cima.
Quase não latia, e se latisse devia ter algum bom motivo. Adorava ir à chacara, e quando falavamos vamos para a chácara, ele começava a pular de alegria.

Ele chegou num dia de Natal. Estava super assustado com as bombas, do que ele tinha terror. Por ter chegado nesse dia, colocamos nele o nome de Noel.
Ele tinha cinco camas, três em casa e duas na chácara.
Com a idade, desenvolveu um problema no coração e passou a tomar alguns remedios. Eu sabia que não duraria muito, mas nem pensar no momento da separação.
Adorava frutas, das que eu me lembro, com exceção de bananas, comia todas.
Muitas vezes, deixei de sair para ficar ele. 

Ficou internado apenas dessa última vez, em que ele foi para não mais voltar. Fiquei com ele bastante no hospital. Peguei ele no colo, abracei e o acariciei, no fundo sabia que estava me despedindo.
Não davamos um passo sem ter o Noel por perto.
Os passeios de carro: Ele adorava andar no carro e últimamente ele entrava no carro e não queria sair. Não sei porque mas queria permanecer no carro. Ele estava ficando velho, e quando envelhecemos acho que desenvolvemos algumas manias.

Em casa, tudo que fazemos nos remete a ele. No escritório ao afastar a cadeira, me surpreendo indo  devagar com a cadeira para não pegar o Noel. No banheiro, me supreendo pondo a camisa estendida para ele deitar. Quando chego, a casa parece vasia. Ao chegar o Noel era sempre o primeiro a me receber e a festejar a minha chegada.

A casa está vasia, não vai ser fácil conviver com a sua ausência. Tudo nos remete a ele.A saudades é imensa. Mas essa é vida. Essa é única certeza que todos nós temos. Entramos nessa vida e um dia dela sairemos, e quando um dia eu sair dessa minha vida, espero que Deus me presenteie com outra existência a lado do Noel.








quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A Causa Primária do Câncer

Fonte : http://www.ricksgym.com.br/

PDF Imprimir E-mail
A Causa Primária do Câncer

Sabiam que no ano de 1931 um cientista recebeu o prêmio Nobel por descobrir

a CAUSA PRIMÁRIA DO CÂNCER?

Mas peraí, se a causa foi descoberta, por que ainda não descobriram a cura??

Vamos saber agora!!


Foi este senhor:
alt

Otto Heinrich Warburg (1883-1970).
Prêmio Nobel em 1931 por sua tese "A causa primária e a prevenção do câncer"

Segundo este cientista, o câncer é a consequência de uma alimentação antifisiológica e um estilo de vida antifisiológico.

Por que?... porque uma alimentação antifisiológica -
dieta baseada em alimentos acidificantes + sedentarismo, cria em nosso organismo um ambiente de ACIDEZ. 

A ACIDEZ por sua vez, EXPULSA o OXIGÊNIO
das células!!!

Ele afirmou: "A falta de oxigênio e a acidez são as duas caras de uma mesma moeda: quando você tem um, você tem o outro."

Ou seja, se você tem excesso de acidez, então automaticamente falta oxigênio em seu organismo!

Outra afirmação interessante: "As substâncias ácidas repelem o oxigênio; em oposto, as substâncias alcalinas atraem o oxigênio."
Ou seja, um ambiente ácido, sim ou sim, é um ambiente sem oxigênio.

E ele afirmava que: "Privar uma célula de 35% de seu oxigênio durante 48 horas, pode convertê-la em cancerígena."

Ainda segundo Warburg: "Todas as células normais tem como requisito absoluto o oxigênio,  porém as células cancerosas podem viver sem oxigênio - uma regra sem exceção."

E também: "Os tecidos cancerosos são tecidos ácidos, enquanto que os saudáveis são tecidos alcalinos."

Em sua obra "O metabolismo dos tumores", Warburg demonstrou que
todas as formas de câncer se caracterizamn por duas condições básicas: a acidose (acidez do sangue) e a hipoxia (falta de oxigênio). Também descobriu que as células cancerosas são anaeróbias (não respiram oxigênio) e NÃO PODEM sobreviver na presença de altos níveis de oxigênio; em troca, sobrevivem graças a  GLICOSE, sempre que o ambiente está livre de oxigênio... Portanto, o câncer não seria nada mais que um mecanismo de defesa que tem certas células do organismo para continuar com vida em um ambiente ácido e carente de oxigênio.

Resumindo:
Células sadias vivem em um ambiente alcalino e oxigenado, o qual permite seu normal funcionamento:

alt
Células cancerosas vivem em um ambiente extremamente ácido e carente de oxigênio:

alt
IMPORTANTE:
Uma vez finalizado o processo da digestão, os alimentos de acordo com a qualidade de proteína, hidrato de carbono, gordura, minerais e vitaminas que fornecem, gerarão uma condição de acidez ou alcalinidade no organismo. Ou seja, depende unicamente do que você come!

O resultado acidificante ou alcalinizante se mede através de uma escala chamada PH, cujos valores se encontram em um nível de 0 a 14, sendo PH 7, um PH neutro.
É importante saber como os alimentos ácidos e alcalinos afetam a saúde, já que para que as células funcionem de forma correta e adequada, seu PH deve ser ligeiramente alcalino. Em uma pessoa saudável, 
o PH do sangue se encontra entre 7,40 e 7,45. Leve em conta que se o ph sanguíneo caísse abaixo de 7, entraríamos em estado de coma, próximo a morte.

Então, o que temos a ver com tudo isto? Vamos ao que interessa!!

Alimentos que acidifican o organismo:
# Açúcar refinado e todos os seus subprodutos - o pior de tudo: não tem proteínas, nem gorduras, nem minerais, nem vitaminas, só hidrato de carbono refinado, que pressiona o pancreas. Seu PH é 2.1 ou seja, altamente acidificante
#  Carnes - todas
# Leite de vaca e todos os seus derivados - queijos, requeijão, iogurtes, etc.
# Sal refinado
# Farinha refinada e todos os seus derivados - massas, bolos, biscoitos, etc.
# Produtos de padaria - a maioria contém gordura sagurada, margarina, sal, açúcar e conservantes
# Margarinas
# Refrigerantes
# Cafeína - café, chás pretos, chocolate
# Álcool
# Tabaco
# Remédios, antibióticos
# Qualquer alimento cozido - o cozimento elimina o oxigênio e o trasforma em ácido - inclusive as verduras cozidas.
# Tudo que contenha conservantes, corantes, aromatizantes, estabilizantes, etc. Enfim: todos os alimentos enlatados e industrializados. Constantemente o sangue se encontra
autorregulando-se para não cair em acidez metabólica, desta forma garantindo o bom funcionamento celular, otimizando o metabolismo. O organismo DEVERIA obter dos alimentos, as bases (minerais) para neutralizar a acidez do sangue na metabolização, porém todos os alimentos já citados, contribuem muito pouco, e em contrapartida, desmineralizam o organismo (sobretudo os refinados). Há que se levar em conta que no estilo de vida moderno, estes alimentos são consumidos pelo menos 3 vezes por dia, os 365 dias do ano!!! Curiosamente, todos estes alimentos citados, são ANTIFISIOLÓGICOS!!...Nosso organismo não foi projetado para digerir toda essa porcaria!!!

Alimentos
Alcalinizantes
 # Todas as verduras cruas (algumas são ácidas ao paladar, porém dentro do organismo tem reação alcalinizante, outras são levemente acidificantes porém trazem consigo as bases necessárias para seu correto equilíbrio);  cruas produzem oxigênio, cozidas não.
 #
Frutas, igualmente as verduras.
 Por exemplo: o limão tem um PH aproximado de 2.2, porém dentro do organismo tem um efeito altamente alcalinizante (quem sabe o mais poderoso de todos).
Não se deixe enganar pelo seu gosto ácido, ok?
As frutas produzem quantidades saudáveis de oxigênio!
#
Sementes
: além de todos os seus benefícios, são altamente alcalinizantes, como por exemplo as amêndoas.
#
Cereais integrais
: O único cereal integral alcalinizante é o milho, todos os demais são ligeiramente acidificantes, porém muito saudáveis!.. Lembre-se que nossa alimentação ideal necessita de uma porcentagem de acidez (saudável). Todos os cereais devem ser consumidos cozidos.
# O mel é altamente alcalinizante.

# A clorofila das plantas (de qualquer planta)
é altamente alcalinizante (sobretudo a aloe vera, mais conhecida como babosa).
# Á água é importantíssima para a produção de oxigênio. "A desidratação crônica é o estressante principal do corpo e a raiz da maior parte de todas as enfermidades degenerativas", afirma o Dr. Feydoon Batmanghelidj.#O exercício oxigena todo teu organismo, o sedentarismo o desgasta.  Não é preciso dizer mais nada, não é?
alt

O Doutor George w. Crile, de Cleverand, um dos cirurgiões mais importantes do mundo declara abertamente:
“Todas as mortes mal chamadas "naturais", não são mais que o ponto terminal de uma saturação de ácidos no organismo.

Como dito anteriormente, é totalmente impossível que um câncer prolifere em uma pessoa que libera seu corpo da acidez, nutrindo-se com alimentos que produzam reações metabólicas alcalinas e aumentando o consumo de água pura; e que por sua vez, evita os alimentos que produzem acidez, e se abstém de elementos tóxicos. Em geral o câncer não se contrai nem se herda… o que se herda são os costumes alimentícios, ambientais e o estilo de vida.  Isto sim é que produz o câncer.

Mencken escreveu:
“A luta da vida é contra a retenção de ácido”.
"O envelhecimento, a falta de energia, o stress, as dores de cabeça, enfermidades do coração, alergias, eczemas, urticária, asma, cálculos renais e arterioscleroses entre outros, não são nada mais que a acumulação de ácidos."

O Dr. Theodore A. Baroody disse em seu livro “Alkalize or Die” (Alcalinizar ou Morrer):
"Na realidade não importa o sem-número de nomes de enfermidades. O que importa sim é que todas elas provém da mesma causa básica: muito lixo ácido no corpo!”
 
alt

O Dr. Robert O. Young disse:
"O excesso de acidificação no organismo é a causa de todas as enfermidades degenerativas. Quando se rompe o equilíbrio e o organismo começa a produzir e armazenar mais acidez e lixo tóxico do que pode eliminar, então se manifestam diversas doenças."
E a quimioterapia?

Não vou entrar em detalhes, somente me limito a enfatizar o óbvio: a quimioterapia acidifica o organismo a tal extremo, que este recorre às reservas alcalinas do corpo de forma inmediata para neutralizar tanta acidez, sacrificando assim bases minerais (Cálcio, Magnésio, Potássio) depositadas nos ossos, dentes, articulações, unhas e cabelos. É por esse motivo que se observa semelhante degradação nas pessoas que recebem este tratamento, e entre tantas outras coisas, se lhes cai a g rande velocidade o cabelo. Para o organismo não significa nada ficar sem cabelo, porém um PH ácido significaria a morte.


Eis a resposta do começo do email: >>>
É necessário dizer que isto não é divulgado porque a indústria do câncer (leia-se indústria alimentícia + indústria farmacêutica) e a quimioterapia são alguns dos negócios mais multimilionários que existem hoje em dia ??

É necessário dizer que a indústria farmacêutica e a indústria alimentícia são uma só entidade??

nota: Você se dá conta do que significa isto?

Quanto mais gente doente, mais a indústria farmacêutica no
 mundo vai lucrar! E pra fabricar tanta gente doente, é ncessário muito alimento

lixo, como a indústria alimentícia tem produzido hoje no mundo, ou seja, um

produz pra dar lucro ao outro e vice-versa, é uma corrente. Esta é uma equação

bem fácil de entender, não é?)

Quantos de nós temos escutado a notícia de alguém que tem câncer e sempre alguém diz: "É.... poderia acontecer com qualquer um..." Com qualquer um ??? 

Agora que você já sabe, o que você vai fazer a respeito?

A ignorância justifica, o saber condena.

Apelo da Avaaz a favor da tribo africana Maasai

Apelo da Avaaz a favor da tribo africana Maasai

Segunda, 13 de agosto de 2012
Caros amigos,



Reis e príncipes do Oriente Médio estão prestes a forçar a remoção de mais de 48.000 pessoas de suas terras na Tanzânia, para dar lugar a um complexo de caça de animais financiado por empresas privadas. Entretanto, o presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, já mostrou uma vez que pode impedir esses acordos se houver uma cobertura de mídia negativa. Clique para causar uma tempestade na mídia e pressionar o presidente Kikwete a vetar a desapropriação das terras e salvar o povo Maasai.

A qualquer momento, uma grande empresa de caça de animais pode fechar um contrato que forçaria mais de 48.000 membros da famosa tribo africana Maasai a deixarem suas terras para dar lugar a reis e príncipes ricos do Oriente Médio, que desejam caçar leões e leopardos. Especialistas dizem que a aprovação do contrato pelo presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, pode acontecer a qualquer momento. Mas se agirmos agora, poderemos impedir que o Serengeti seja sacrificado.

Da última vez que essa empresa tirou o povo Maasai de suas terras para dar lugar aos caçadores ricos, muitas pessoas foram espancadas pela polícia, colocaram fogo em suas casas e o gado morreu de fome. Mas, logo em seguida, depois de um escândalo na mídia, o presidente mudou de opinião e devolveu a terra para os Maasai. Dessa vez, ainda não houve nenhum escândalo na mídia, mas se juntarmos nossas vozes agora, poderemos mudar isso e fazer com que Jakaya Kikwete impeça o acordo.

Se 150.000 de nós assinarem a petição, os meios de comunicação na Tanzânia e em todo o mundo serão alertados e o presidente Kikwete receberá a mensagem necessária para repensar esse acordo funesto. Assine a petição agora e envie para todos:

http://www.avaaz.org/po/save_the_maasai/?bZUWYab&v=17101

Os Maasai são pastores semi-nômades que viveram na Tanzânia e no Quênia, durante séculos, desempenhando um papel fundamental na preservação do delicado ecossistema ali presente. Mas para as famílias reais dos Emirados Árabes Unidos, eles são um obstáculo para seus luxuosos retiros de caça de animais. Um acordo para expulsar os Maasai, abrindo o caminho para os ricos caçadores estrangeiros é ruim não só para a vida selvagem, como também para as comunidades que serão destruídas. Enquanto o presidente Kikwete diz a elites locais que vender suas terras nesse acordo é algo bom para o desenvolvimento, a maioria das pessoas só quer manter suas terras, as quais podem ser desapropriadas pelo presidente por meio de um decreto.


O presidente Kikwete sabe que esse acordo seria prejudicial para o turismo da Tanzânia – uma fonte importante de renda nacional – e, portanto, está tentando escondê-lo do público. Em 2009, uma tentativa de desapropriação de terra semelhante para os reis e príncipes, executada pela mesma empresa que está tentando angariar as terras agora, gerou uma cobertura mundial da mídia e a situação foi revertida. Sabemos que a pressão pode funcionar se conseguirmos criar o mesmo nível de atenção agora.

Uma petição assinada por milhares de pessoas pode forçar todos os principais escritórios de agências de notícias globais na África Oriental e na Tanzânia a trazer esse negócio polêmico à tona. Assine agora para exigir que Kikwete impeça esse negócio:

http://www.avaaz.org/po/save_the_maasai/?bZUWYab&v=17101

Representantes da comunidade Maasai apelaram hoje com urgência para a Avaaz pedindo que soássemos o alarme global para salvar a terra deles. Diversas vezes, a impressionante resposta desta incrível comunidade transforma causas aparentemente perdidas em legados que duram uma vida. Vamos proteger o povo Maasai e deixar a fauna para os turistas que queiram levar do Serengeti apenas fotografias e não os cadáveres de animais.

Com esperança e determinação,

Sam, Meredith, Luis, Aldine, Diego, Ricken e toda a equipe da Avaaz

Mais informações (em inglês):
The Guardian: “O turismo é a nossa maldição”
http://www.guardian.co.uk/world/2009/sep/06/masai-tribesman-tanzania-tourism
News Internationalist Magazine: “Maasai sendo caçados”
http://www.newint.org/columns/currents/2009/12/01/tanzania/
Sociedade dos Povos Ameaçados: Relatório sobre a remoção dos Maasai oriundos de Loliondo
http://lib.ohchr.org/HRBodies/UPR/Documents/session12/TZ/STP-SocietyThreatenedPeople-eng.pdf
FEMACT: Relatório feito por 16 pesquisadores de direiots humanos e mídia sobre a violência em Loliondo
http://www.pambazuka.org/en/category/advocacy/58956/print
Vozes de Loliondo: Curta-metragem da vila de Loliondo sobre o impacto da remoção nos Maasai
http://vimeo.com/35311385

sábado, 11 de agosto de 2012

A história de Marcos e seu cãozinho Billy

Conheçam a emocionante história de Marcos e seu cão Billy.

Certamente um presente de Deus que o Marcos recebeu para superar uma difícil fase pela qual passou em sua vida.

Assistam! Imperdível!




segunda-feira, 21 de maio de 2012

Relatório sugere que os consumidores com mais de 50 anos deveriam considerar o corte de cobre e consumo de ferro

- Evidência científica que liga níveis altos de cobre e de ferro com a doença de Alzheimer, doenças cardíacas e outros distúrbios relacionados à idade, um novo relatório em Pesquisa da ACS Química em Toxicologia sugere medidas específicas que os consumidores mais velhos podem tomar para evitar a acumulação de quantidades excessivas destes metais em seus corpos. "Essa história de cobre e toxicidade de ferro, está atingindo o nível de importância em saúde pública, é praticamente desconhecido para a comunidade médica geral, para não falar do desconhecimento completo do público", afirma George Brewer no relatório.
 
O artigo aponta que o cobre eo ferro são nutrientes essenciais para a vida, com altos níveis realmente benéficos para a saúde reprodutiva dos jovens. Depois de 50 anos de idade, no entanto, os níveis elevados destes metais pode danificar as células em formas que podem contribuir para uma gama de doenças associadas ao envelhecimento.
 
"Parece claro que grandes segmentos da população correm risco de toxicidade de cobre livre e ferro livre, e para mim, parece claro que medidas preventivas devem começar agora." O artigo detalha as etapas para pessoas com mais de 50 anos de idade, incluindo a vitamina evitar e pílulas minerais que contêm cobre e ferro; consumo de carne diminuido: evitar água potável a partir de tubos de cobre; doar sangue regularmente para reduzir os níveis de ferro e tomar suplementos de zinco com níveis mais baixos de cobre .

sexta-feira, 4 de maio de 2012

MOVIMENTO CRUELDADE CONTRA ANIMAIS NUNCA MAIS


VAMOS SENTAR E ESPERAR ACONTECER?

DESCRIMINALIZAÇÃO
Recebemos informações que a Lei de Crimes Ambientais 9605/98, que considera crime “maus tratos” contra os animais em seu Artigo 32, seria encampada pela Reforma do Código Penal Brasileiro e possivelmente muitos artigos desta lei não seriam contemplados em tal reforma.
Enquanto defensores dos animais e diante de tal informação, nossa preocupação foi a perda do Artigo 32, especialmente porque já tramita no Congresso projeto de lei com tal finalidade. Daí o possível risco da DESCRIMINALIZAÇÃO dos maus tratos contra os animais.
Onde há fumaça há fogo! Decidimos não pagar para ver! E você, defensor dos animais, o que faria?
Temos recebido alguns questionamentos com relação à fonte de tal informação. Não recebemos tais informações de levianos ou especuladores!
“Fontes são pessoas que se dispõem a contribuir com opiniões e/ ou informações e que tem a prerrogativa de pedir sigilo de sua identidade, caso queiram. Muito provavelmente, isso é óbvio, que o motivo de tal solicitação é o de alertar do perigo, para que algo seja feito, e se preservar. Proteger a fonte também pode ser chamado de ética”.
LEI DE CRIMES AMBIENTAIS NO NOVO CÓDIGO
Conforme vínhamos noticiando desde o início de nosso movimento, a Lei de Crimes Ambientais, assim como outras leis consideradas “extravagantes”, será encampada no anteprojeto do novo Código Penal. Inclusive esta informação foi confirmada pelo relator da comissão e Procurador Regional da República, Dr. Luiz Carlos dos Santos Gonçalves.
PRAZOS
Também fomos informados que na semana de 7 a 11 de maio a comissão de juristas finalizaria o texto do anteprojeto no que se refere à Lei de Crimes Ambientais. Esta semana fomos informados que devido à sobrecarga da pauta da comissão, este prazo foi postergado, com previsão de finalização até o fim do mês de maio. Melhor para nós! Teremos mais tempo para colher mais assinaturas!

SENTAR E ESPERAR, OU AGIR?
A proteção animal já perdeu por esperar. No passado, a Reforma do Código Civil aconteceu sem que um só documento pleiteasse a mudança da condição do animal como coisa – bem de propriedade. O movimento de proteção animal confiou, sentou e esperou! E por esta omissão os animais continuam sendo coisas, bem de propriedade.
De acordo com o Professor Paulo Bessa: 
“No particular, o nosso 'novo Código Civil' já nasceu velho, pois considera os animais como bens móveis. Tal situação, contudo, é um pouco contraditória quando comparada com os incisos I e VII, § 1º do artigo 225 da Constituição Federal que tutelam os processos ecológicos essenciais e protegem os animais contra os maus tratos. Tem sido aceito pela doutrina especializada que o artigo 225, muito embora não seja biocêntrico, assume um 'antropocentrismo alargado', com isto significando que a vida animal desfruta de dignidade própria. Na verdade, após a Carta de 1988 muitas normas cuidando de diversidade biológica e proteção dos animais tem sido editadas, o que demonstra que a tutela dos animais é assunto que 'veio para ficar' em nosso ordenamento jurídico.
O legislador do Código Civil deixou passar um excelente momento para se alinhar com as mais modernas legislações sobre a matéria e densificar de forma mais clara a tutela civil dos animais, haja vista que a tutela penal, desde longa data já possui norma em nosso ordenamento jurídico positivo".

Extraído do site: http://www.oeco.com.br/paulo-bessa/22168-os-animais-e-o-direito
Se os defensores dos animais tivessem agido naquela ocasião como estamos nos mobilizando agora, talvez os animais estivessem hoje noutra categoria de direito e não apenas considerados “bens móveis”.
Agora temos o dever de não cometer o mesmo erro de não agir. Não podemos perder esta oportunidade. Defensor de animal não se omite, não espera acontecer, não teme ir às ruas mostrar a cara! Sairemos às ruas quantas vezes forem necessárias.
O anteprojeto do Código Penal é muito importante. Será o ALICERCE da mais dura discussão que percorrerá o congresso nacional, onde reconhecidamente os animais têm opositores. Portanto, não há momento mais apropriado para nossa mobilização, para impedir o precedente de um texto desta envergadura não contemplar de forma adequada a proteção dos animais. Não basta a afirmativa de não descriminalizar. É fundamental que penas mais rígidas sejam incorporadas JÁ no texto do anteprojeto. E para tanto estamos trabalhando.
Não estamos tranquilos! A luta só está começando!
"Vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer". Geraldo Vandré
-------- Original Message --------
Subject: CONVOCAÇÃO DE EXTREMA URGÊNCIA E IMPORTÂNCIA!
Date: Sat, 28 Apr 2012 12:40:12 -0300
From: Movimento CRUELDADE NUNCA MAIS
To: MANIFESTAÇÃO CRUELDADE NUNCA MAIS

Caros colegas da proteção animal e membros do Movimento Crueldade Nunca Mais,
1) Considerações iniciaisPeço desculpas por não ter colocado todas as fotos da manifestação no site ainda, mas estamos empenhados para terminar esta tarefa em breve.
Enquanto estávamos organizando o Simpósio Crueldade Nunca Mais, fomos surpreendidos com a iminente reforma do código penal, e dada a sua importância para a proteção animal no país, cancelamos o simpósio e passamos a nos dedicar em buscar informações sobre o que aconteceria exatamente nesta reforma. O simpósio deverá acontecer sim, mas somente no segundo semestre. Voltaremos a falar disso oportunamente. Agora precisamos urgentemente agir sobre a questão do código penal!

2) REFORMA DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO E PEDÁGIO NACIONAL PARA COLETA DE ASSINATURAS Nossa notícia de que a Lei de Crimes Ambientais (9605/98) se tornaria um capítulo do novo Código Penal se confirma. Entre os dias 7 e 11 de maio de 2012, a comissão de juristas instituída pelo Senado finalizará o texto do anteprojeto do novo Código Penal, que substituirá a Lei de Crimes Ambientais! Temos apenas alguns dias para mobilizar o país novamente e lutar para que penas mais severas sejam adotadas neste novo código! AGORA É TUDO OU NADA! O MOMENTO É HISTÓRICO PARA A PROTEÇÃO ANIMAL!
O anteprojeto posteriormente tramitará no Senado e Câmara dos Deputados, e teremos que continuar acompanhando de perto todo esse processo. Mas é fundamental que o texto do anteprojeto contemple AGORA as condutas criminosas contra os animais, e estabeleça penas mais duras capazes de realmente inibir estas cruéis ações.
Nossa mobilização até o momento parece já ter surtido algum efeito. Alguns membros da comissão de juristas já se mostraram favoráveis ao aumento das penas pleiteado por nossa petição (atualmente com cerca de 70.000 assinaturas online). O próprio relator da comissão, e Procurador Regional da República, Dr. Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, enviou um e-mail ao Crueldade Nunca Mais parabenizando-nos pelo movimento e dizendo ser favorável ao endurecimento das penas!
Com isso, o pesadelo da descriminalização das condutas da Lei 9605 parece estar menos provável de se concretizar. Mas não podemos vacilar. E, além disso, temos que aproveitar o momento histórico para pleitear penas maiores!
Os promotores de justiça, Dra. Vania Tuglio e Dr. Laerte Levai, sumidades no direito penal, trabalham em conjunto com o Movimento Crueldade Nunca Mais, e devem apresentar nos próximos dias à comissão de juristas do Senado, uma proposta para o texto que substituirá a Lei de Crimes Ambientais. Esta proposta estabelece penas maiores para os crimes contra os animais! Vamos nos mobilizar para apoiar esta iniciativa participando da petição “Pelo Avanço da Proteção Penal ao Meio Ambiente e aos Animais”, disponível no site do Crueldade Nunca Mais (pode ser assinada eletronicamente no site, ou feita em papel e enviada pelo correio. O modelo impresso está disponível neste link: http://www.crueldadenuncamais.com.br/abaixo_assinado.pdf).
Além de assinar a petição, temos que sensibilizar diretamente o Senado! O site do Senado possui um canal para que a população opine sobre a Reforma do Código Penal. Dentre as sugestões até o momento recebidas, mais de 50% referem-se a penas maiores para quem comete crimes contra animais. Não deixem de acessar e divulgar: http://www.senado.gov.br/senado/alosenado/codigo_penal.asp

PROPOSTA DE AÇÃO DO CRUELDADE NUNCA MAIS:Face aos fatos expostos, o Movimento Crueldade Nunca Mais convoca a proteção animal de todo o país para novamente sair às ruas! Porém, desta vez será para realizarmos um "PEDÁGIO NACIONAL" para coleta de assinaturas, no dia 05 de Maio de 2012! Participe! Inscreva sua cidade mandando um e-mail para: info@crueldadenuncamais.com.br (mencione seu nome, sua cidade, local onde será realizado o pedágio e horário - além de outras informações que julgar pertinente).
Cada cidade deverá estipular o local e horário para a coleta de assinaturas e organizar os grupos de trabalho. Pedimos que convoquem a imprensa local para dar visibilidade ao evento e sensibilizar os responsáveis pela elaboração do novo texto do Código Penal! Registrem tudo com fotos e vídeos!
As cidades no exterior podem e devem participar tanto do abaixo assinado online e impresso.

As assinaturas devem ser enviadas imediatamente pelo correio, endereçadas ao : Movimento Nacional de Proteção e Defesa Animal - Rua Teodureto Souto, 814 - Aclimação - São Paulo / SP - CEP: 01539-000
O modelo do abaixo está disponível neste link: http://www.crueldadenuncamais.com.br/abaixo_assinado.pdf
O Crueldade Nunca Mais enviará representantes à Brasília para entregar as assinaturas! Mas precisamos recebe-las até o dia 9 de maio.

Sabemos que o tempo é curtíssimo! Mas organizar os grupos de trabalho para o pedágio não será tão complexo como foi organizar a manifestação de janeiro.
Todas as informações sobre o pedágio nacional estão no site. E também me coloco à disposição para esclarecer dúvidas através do e-mail: info@crueldadenuncamais.com.br
É consenso entre o grupo do Crueldade Nunca Mais em São Paulo que esta será a maior ação de militância na proteção animal de nossas vidas! Conseguir um avanço da proteção penal aos animais no Novo Código Penal será talvez o maior feito na história da proteção animal no Brasil!
Cada um de nós tem a responsabilidade e a oportunidade de participar deste processo. Pelos animais, e juntos, VAMOS À LUTA!

"A grandeza de uma nação pode ser medida pela maneira com  que seus animais são tratados".
Mahatma Gandhi

Vídeos interessantes para assistir:
Dra. Vania Tuglio fala sobre a Reforma do Código Penal e a Lei de Crimes Ambientais
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2l8IKnUZaOM
Chega de impunidade contra maus-tratos a animais!
http://www.youtube.com/watch?v=mvBL7iw6e-g&feature=player_embedded
Famosos convocam a população a assinar a petição no site Crueldade Nunca Mais
http://crueldadenuncamais.blogspot.com.br/p/famosos-convocam-populacao-se-unir.html
Protetores convocam a população a assinar a petição em defesa dos animais
http://www.youtube.com/watch?v=jDBUEf4DKIc&feature=player_embedded

Allan Reinaldo Viana
Movimento Crueldade Nunca Mais
------------------------------------------------------
E-mail: allan@crueldadenuncamais.com.br
Website: www.crueldadenuncamais.com.br
Blog: www.crueldadenuncamais.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/crueldadenuncamais.oficial
Twitter: www.twitter.com/allanreinaldo
Youtube: www.youtube.com.br//user/CrueldadesNuncaMais

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Vinte mil pessoas no país terão câncer por causa do emprego

30/04/2012 - 10h47


VENCESLAU BORLINA FILHO
DO RIO
Vinte mil pessoas no Brasil serão diagnosticadas neste ano com câncer relacionado ao trabalho. Segundo estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) no Rio, pelo menos 19 tipos de tumor -entre eles de pulmão, pele, fígado, laringe, bexiga e leucemias- estão relacionados à ocupação e ao ambiente de trabalho.
De acordo com o instituto, as profissões de cabeleireiro, piloto de avião, comissário de bordo, farmacêutico, químico e enfermeiro são mais propensos ao desenvolvimento da doença. E produtos aparentemente inofensivos, como poeiras de cereais, de madeira e de couro, e até mesmo medicamentos antineoplásicos (quimioterápicos) podem provocar câncer.
Os números podem ser maiores considerando a qualidade da atividade e do ambiente no trabalho. Pesquisas recentes apontam que de 8% a 16% do total de doentes desenvolvem o tumor pelo trabalho. No Brasil, em 2012, 518.510 novos casos de câncer devem ser registrados, segundo o Inca.
Em relação ao câncer de pulmão, por exemplo, de cada dez casos, um é decorrente da exposição ocupacional. O mesotelioma (tipo de câncer mais comum na pleura, membrana que envolve o pulmão) é 100% decorrente da exposição ao amianto.
O objetivo do estudo é oferecer subsídios ao profissionais de saúde para obter um diagnóstico mais próximo da doença relacionada ao trabalho. Segundo o instituto, o câncer ocupacional é subdimensionado devido a dificuldade de se estabelecer a causa com o tumor.

domingo, 29 de abril de 2012

REFORMA DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO E PEDÁGIO NACIONAL PARA COLETA DE ASSINATURAS


Caros colegas da proteção animal,
Nossa notícia de que a Lei de Crimes Ambientais (9605/98) se tornaria um capítulo do novo Código Penal se confirma. Entre os dias 7 e 11 de maio de 2012, a comissão de juristas instituída pelo Senado finalizará o texto do anteprojeto do novo Código Penal, que substituirá a Lei de Crimes Ambientais! Temos apenas alguns dias para lutar para que penas mais severas sejam adotadas neste novo código! AGORA É TUDO OU NADA! O MOMENTO É HISTÓRICO PARA A PROTEÇÃO ANIMAL!
O anteprojeto posteriormente tramitará no Senado e Câmara dos Deputados, e teremos que continuar acompanhando de perto todo esse processo. Mas é fundamental que o texto do anteprojeto contemple AGORA as condutas criminosas contra os animais, e estabeleça penas mais duras capazes de realmente inibir estas cruéis ações.
Nossa mobilização até o momento parece já ter surtido algum efeito. Alguns membros da comissão de juristas já se mostraram favoráveis ao aumento das penas pleiteado por nossa petição (atualmente com cerca de 70.000 assinaturas online). O próprio relator da comissão, e Procurador Regional da República, Dr. Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, enviou um e-mail ao Crueldade Nunca Mais parabenizando-nos pelo movimento e dizendo ser favorável ao endurecimento das penas!
Com isso, o pesadelo da descriminalização das condutas da Lei 9605 parece estar menos provável de se concretizar. Mas não podemos vacilar. E, além disso, temos que aproveitar o momento histórico para pleitear penas maiores!
Os promotores de justiça, Dra. Vania Tuglio e Dr. Laerte Levai, sumidades no direito penal, trabalham em conjunto com o Movimento Crueldade Nunca Mais, e devem apresentar nos próximos dias à comissão de juristas do Senado, uma proposta para o texto que substituirá a Lei de Crimes Ambientais. Esta proposta estabelece penas maiores para os crimes contra os animais! Vamos nos mobilizar para apoiar esta iniciativa participando da petição “Pelo Avanço da Proteção Penal ao Meio Ambiente e aos Animais”, disponível no site do Crueldade Nunca Mais (pode ser assinada eletronicamente no site, ou feita em papel e enviada pelo correio. O modelo impresso está disponível neste link: http://www.crueldadenuncamais.com.br/abaixo_assinado.pdf).
Além de assinar a petição, temos que sensibilizar diretamente o Senado! O site do Senado possui um canal para que a população opine sobre a Reforma do Código Penal. Dentre as sugestões até o momento recebidas, mais de 50% referem-se a penas maiores para quem comete crimes contra animais. Não deixem de acessar e divulgar: http://www.senado.gov.br/senado/alosenado/codigo_penal.asp

PROPOSTA DE AÇÃO DO CRUELDADE NUNCA MAIS:Face aos fatos expostos, o Movimento Crueldade Nunca Mais convocou a proteção animal de todo o país para novamente sair às ruas! Porém, desta vez será para realizarmos um "PEDÁGIO NACIONAL" para coleta de assinaturas, no dia 05 de Maio de 2012!Em São Paulo, faremos o pedágio na Avenida Paulista, se concentrando no vão do MASP à partir das 10h00! Contamos com a presença DE TODOS!
Na semana seguinte enviaremos representantes à Brasília para entregar as assinaturas e marcar presença no dia da decisão! As assinaturas online já estão sendo impressas e deverão seguir amanhã por sedex para a comissão de juristas.
Sabemos que o tempo é curtíssimo! Mas organizar os grupos de trabalho para o pedágio não será tão complexo como foi organizar a manifestação de janeiro.
Todas as informações sobre o pedágio nacional estão no site. E também me coloco à disposição para esclarecer dúvidas.
Conseguir um avanço da proteção penal aos animais no Novo Código Penal será UM ENORME PASSO da proteção animal!
Cada um de nós tem a responsabilidade e a oportunidade de participar deste processo. Pelos animais, e juntos, VAMOS À LUTA!

Vídeos interessantes para assistir:
Dra. Vania Tuglio fala sobre a Reforma do Código Penal e a Lei de Crimes Ambientais
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2l8IKnUZaOM
Chega de impunidade contra maus-tratos a animais!
http://www.youtube.com/watch?v=mvBL7iw6e-g&feature=player_embedded
Famosos convocam a população a assinar a petição no site Crueldade Nunca Mais
http://crueldadenuncamais.blogspot.com.br/p/famosos-convocam-populacao-se-unir.html

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Você sabe como seu deputado votou o Código Florestal? Confira







Você sabe como seu deputado votou o Código Florestal? Confira

Fonte: Blog Vi o Mundo


Por 274 votos a favor, 189 contrários e 2 abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou o relatório do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) que modifica o Código Florestal, impondo sérios retrocessos à legislação ambiental brasileira.
Os deputados que votaram “sim” pediram a manutenção do texto aprovado pelo Senado, apoiado pelo governo e que garantia faixas mínimas de proteção e recomposição florestal. Os que votaram “não” apoiaram o relatório de  Piau,  que anulou essas obrigações. Ganharam por 90 votos.































sábado, 17 de março de 2012

Dia Mundial do Sono: Como fugir das noites mal dormidas - Por Renata Federighi*


Ansiedade, vida estressante, falta de exercícios físicos. Muitas são as variáveis que podem causar insônia. Um fator pouco considerado, mas que também pode prejudicar o sono é o travesseiro, que além de alinhar a coluna cervical com o tronco, melhora a circulação sanguínea e facilitando os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos. Às vezes, o travesseiro que escolhemos não se adéqua ao nosso tipo físico.

O uso do travesseiro em altura e suporte apropriados faz com que a postura de descanso favoreça a anatomia fisiológica da coluna, permitindo que a pessoa se levante bem disposta e sem dores no corpo no dia seguinte, além de não comprometer a qualidade de vida do indivíduo, ao longo do tempo. Portanto, é imprescindível estar atento na hora de comprar o travesseiro. É preciso considerar a posição em que se dorme e também a altura do travesseiro, que deverá preencher o espaço entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. O uso do travesseiro em altura e suporte apropriados faz com que a postura favoreça a anatomia fisiológica da coluna vertebral.

Dormir de forma inadequada, além de interferir no rendimento das atividades diárias, pode agravar processos como contraturas, osteoporose e má circulação. Além disso, com o tempo, o travesseiro acumula em seu interior microorganismos que se alimentam das secreções que eliminamos durante o sono, como suor e peles mortas. Um travesseiro repleto de impurezas torna-se ambiente propício para proliferação de ácaros, fungos e bactérias, se transformando em fontes prováveis de diversos tipos de alergia. Esses microorganismos são possíveis causadores de conjuntivite, eczema, sensação de peito fechado à noite, espirros, coceira nas mãos ou face, corrimento ou bloqueio e até mesmo asma.

O ácaro é o principal agente de substâncias causadoras de alergias numa casa se proliferando nas camas, colchões e travesseiros cujo grau de calor e umidade favorecem a sua reprodução. Os ácaros, que são poluentes biológicos, agridem ainda mais as pessoas alérgicas, colaborando para um sono de má qualidade.

Quem é alérgico deve verificar se o travesseiro realmente possui proteção contra ácaros, fungos e bactérias e se os materiais usados não causarão alergia. Se for uma pessoa que transpira muito durante a noite, é aconselhável ainda verificar o conforto térmico do produto.

A escolha do travesseiro deve ser baseada na posição em que se dorme e no biótipo de cada pessoa. A escolha pelo material também deve levar em conta o gosto pessoal. Para as pessoas mais altas ou pesadas, é indicado, por exemplo, travesseiros de maior altura ou com suporte mais firme. Uma boa dica é o travesseiro de Látex Natural, também especialmente indicado para pessoas que transpiram muito a noite. Moldado com milhares de furos que formam canais internos de circulação de ar, sua estrutura é composta por milhões de células totalmente abertas, facilitando a respiração e fazendo com que o travesseiro fique todo o tempo numa temperatura inferior à do corpo, além de permitir evaporação rápida de umidade e transpiração, prevenindo odores e contaminações. Vale salientar que o mais importante e é usar um travesseiro que cumpra bem o seu papel de manter a coluna cervical sempre alinhada, garantindo, assim, um sono restaurador.

quarta-feira, 14 de março de 2012

TEMPESTADE abala SOS Fauna

Abaixo publico Email recebido do Marcelo da SOS Fauna.  
AJUDEM de alguma forma, pois trata-se de um trabalho único desse autêntico heroi que é o Marcelo.  Não fossem as dificuldades normais ainda mais essa!





Caros,

Infelizmente, na noite de ontem, 13 de março de 2012, além dos problemas que já estamos vivenciando e que ontem pedimos colaborações, o local onde estamos e vizinhanças foram atingidos por uma forte e intensa tempestade, talvez até um tornado, não sabemos. O cenário é de destruição (ANEXO PDF).

Perdemos o UNO (que tem seguro, vamos ver os resultados) pela queda de uma árvore sobre o mesmo e o Gol de meu filho também ficou danificado no teto, capo e faróis.

Também tivemos dezenas de óbitos de canários-da-terra em função da chuva de granizo, as outras aves Graças a Deus nada sofreram.

Teremos que reconstruir algumas coisas, além do que já se faz aqui no dia a dia. Também precisaremos locar um carro, pois certamente o UNO (se não der perda total) não ficará consertado em menos de vinte ou trinta dias, e por aqui ficar sem transporte é praticamente impossível!!!

Temos muitas coisas a equilibrar por aqui.

Não teremos tempo de correr atrás de outras coisas, pois temos que nos focar à manutenção do sitio, dos estragos e dar continuidade ao trabalho com os papagaios. Precisamos acertar nosso cartão para locar um veículo, enquanto isso estamos a pé.

Quem puder realizar qualquer tipo de colaboração, ajuda, agradecemos!

Conta Pessoa Jurídica: SOS FAUNA – ÓRGÃO DE DEFESA DA FAUNA E FLORA BRASILEIRA
Banco Itaú S/A  (BANCO 341) – Agência 0196 – Conta Corrente nº 60.720-4   CNPJ para casos de DOC: 03.884.927/0001-20

Também, para ajudar, podem adquirir itens através do www.sosfauna.meubox.com.br .

Obrigado a todos, fiquem com Deus!

Marcelo Pavlenco Rocha
            011 9722 1233      
            011 8323 7449     

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cogumélos Grelhados / Champiñones salteados

Abaixo passo uma receita super fácil de preparar de cogumélos frescos.
Podem usar cogumélos Paris, ou outros tipos de cogumelos frescos.


100 a 150 Cogumelos frescos fatiados.
Aquecer frigideira de preferência de inox colocar algumas gotas de azeite de oliva virgem
Dourar cebolas
Colocar os cogumelos que não podem estar muito molhados
Pode colocar mais algumas gotas de azeite
Mexer por uns 5 a 10 minutos
Pitadas de Sal marinho
Depois de pronto adicional cebolinha cortada
Pronto é só comer
Tempo de preparo 10 a 12 minutos

domingo, 22 de janeiro de 2012

PROPRIEDADES MEDICINAIS-COGUMELOS

Fonte deste artigo:

http://www.frutasnobrasil.com/propriedades_cogumelos.html


Os cogumelos são importantes agentes nos processos de cura, os vegetais são ricos em proteínas, auxiliando na alimentação e também na cura de doenças.
Sua riqueza protéica favorece a renovação celular, combate a hipertensão e é um importante componente das dietas de emagrecimento. Algumas espécies ajudam a combater o câncer e a SIDA-AIDS.

Por constituir uma espécie tão rica e variada atrai atenção dos estudos medicinais.
Rico em proteínas, fibras, minerais (cálcio, iodo, fósforo), vitaminas e principalmente do complexo B.
Tem alto teor de potássio e baixo de sódio, tornando-se um auxiliar no combate a hipertensão.
Composto por 90% de água, possui poucas calorias e quase nenhuma gordura.

O grande diferencial destes vegetais e seu alto teor de acido nucléico, substância que favorece a síndrome de proteínas e reconstrução celular.
Com o passar do tempo, os níveis de ácido nucléico vão diminuindo no organismo, o cogumelo é capaz de restabelecer os níveis desta substância.
Um dos mais conhecidos cogumelo é o Reishi, japonês, usado no controle do colesterol, níveis de glicose no sangue, hipertensão e também como antiflamatório e ativador do sistema imunológico.
Os minerais essenciais presentes nos cogumelos são:
SELÊNIO:
Mineral essencial, trabalha em conjunto com a vitamina E na produção de antioxidantes. O selênio desempenha um papel importante no sistema imunitário, e no sistema reprodutivo masculino.
COBRE:
Mineral essencial, os cogumelos são uma excelente fonte. Importante na formação de hemoglobina e oxigenação de todas as células do nosso corpo.
POTÁSSIO:
Essencial no equilíbrio de água do organismo, contrações musculares e na manutenção de um ritmo cardíaco normal.
Os cogumelos são uma boa fonte de três vitaminas:
Riboflavina (B2): tratamento de uma pele saudável e boa visão.
Niacina (B3): funcionamento do sistema digestivo e do sistema nervoso.
Ácido Pantoténico (B5): produção de neurotransmissores, hormonas adrenais e de anticorpos, é ainda um elemento essencial da coenzima A.
O homem vem se alimentando de cogumelos desde a antiguidade. Os gregos e os romanos eram grandes aprecidadores de cogumelos. Atualmente, os cogumelos são o principal alimento dos habitantes da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul, e de algumas regiões da Austrália. No Brasil, os cogumelos são considerados uma comida requintada. Os cogumelos podem ser servidos em creme, assados, fritos, grelhados, refogados ou em saladas.
O cogumelo tem elevado teor fibroso, característica que pode ser aproveitada por quem faz regime contra a obesidade, pois dá sensação de saciedade com poucas calorias.
Os cogumelos podem ser consumidos frescos, ou em conserva. O cogumelo também pode ser ingerido em pó, isto é, seco e moído.
Um dos cogumelos comestíveis, o champignon Agaricus Bisporus é o mais apreciado e consumido no mundo, inclusive no Brasil. Ele dá um toque especial em estrogonofes e pizzas, sendo indispensável também nas mãos dos grandes cozinheiros de finos restaurantes.
O primeiro passo do cultivo do champignon é cobrir o composto com terra. Para que ele possa aflorar, são necessárias temperaturas entre 15 e 18º e um tempo de 15 a 20 dias. Desta forma, nota-se que este cogumelo não se desenvolve em regiões de clima quente, a não ser que use estufa climatizada com equipamento de ar condicionado dimensionado tecnicamente para manter as temperaturas adequadas.
Na região sudeste do Brasil, o champignon pode ser produzido de Abril a Setembro com uma estufa simples.
O champignon corresponde a mais de 80% de todo o cogumelo consumido no mundo.
O Shiitake Lentinus ou Lentinula edodis, possue propriedades medicinais conhecidas há muito tempo, na milenar medicina oriental é conhecido como "elixir da vida" por suas qualidades no combate a inúmeras doenças, e um importante fator de longevidade. É considerado também um importante afrodisíaco. Muitas dessas propriedades terapêuticas foram comprovadas após inúmeros estudos científicos de todo o planeta, mas principalmente do Japão e Estados Unidos.
Alimento rico em proteínas, possuindo de 10 a 29% de seu peso seco; aminoácidos essenciais; contém as vitaminas E, B, C e D; e os sais menerais; cálcio; fósforo; ferro e potássio. Além de conter fibras dietéticas que auxiliam na digestão, contém baixos níveis de açucar e gorduras, é portanto, a receita ideal para dietas por ser muito gostoso e conter baixas calorias.
Com as recentes pesquisas, comprovaram ser o shiitake um regulador da taxa de colesterol no sangue, inibidor ao desenvolvimento de células cancerígenas, combate inúmeras doenças causadas por vírus, bactérias e outros fungos.


Você encontrará muitas outras coisas interessantes no site Frutas do Brasil.