domingo, 19 de julho de 2009

Serenoa repens contra hiperplasia prostática benigna

A serenoa repens é usada principalmente para sintomas urinários associados ao aumento da próstata, também chamado de hiperplasia prostática benigna. Serenoa repens também é usada para outras condições médicas, como dor pélvica crônica, desordens da bexiga, diminuição no desejo sexual, perda de cabelo e desequilíbrios hormonais.serenoa repens é uma espécie de vegetal do género botânico pertencente à família Arecaceae.
Os extratos deste vegetal são usados pela medicina como antiandrógeno e antiedematoso. Nome científico: Serenoa repens (W. Bartram) Small.
Família: Arecaceae.
Outros nomes populares: Sabal serrulata, serenoa (espanhol), sabal (francês), saw palmetto (inglês, italiano), sägepalme (alemão). Cabbage Palm, Fan Palm, Sabal, Scrub Palm.
Constituintes químicos: ácidos graxos, carotenos, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido capróico, ácido laúrico, ácido palmítico, ácido oléico, lípase, arabinose, galactose, resina, saponinas esteroidais, beta-sitosterol, cicloartenol, lupenona, lupeol, estigmasterol, taninos.
Propriedades medicinais: afrodisíaca, anti-seborréica, antiestrogênica, diurética, inibidora das células prostáticas, rejuvenescedora sexual.
Indicações: queda de cabelos, tumor benigno da próstata, desordem dos sistemas genital e urinário (inflamação, ruptura, entupimento de vias), impotência sexual, aumentar a libido, hiperplasia da próstata; afecção cutânea, eczema. Vem sendo empregado contra o câncer benigno da próstata, pois evita que a testosterona seja convertida em dehidrotestosterona (DHT), hormônio responsável pela multiplicação das células da próstata, que, quando ocorre de forma anormal, causa o aumento da mesma. É recomendado também contra todo tipo de desordem dos sistemas genital e urinário, incluindo inflamações, rupturas e entupimento de vias, e ainda contra impotência sexual e para aumentar a libido. Alivia a micção noturna freqüente, aumenta o jato urinário, alivia a inflamação da próstata e trata as infecções do trato urinário.
Contra-indicação: Não deve ser tomado na Gravidez.
No Brasil uma das marcas mais vendidas de Serenoa repens chama-se Prostatól do laboratório Herbarium.

Essa planta é completa com um número diferente de nomes botânicos. Foi conhecida também é conhecida como Sabal serrulata durante muitos anos mas recentemente, uma nova nomenclatura botânica determinou-a com o nome de Serenoa repens.
A Sabal serrulata cresce selvagem em países Mediterrânicos e pode ser encontrada numa ampla área circundante o Sul de Espanha e Maiorca e atravessando a água para o Norte de África onde é mais comum encontrá-la.
É uma palmeira pequena com folhas em forma de leque. O fruto é de cor vermelha escura e do tamanho de azeitonas. É este fruto, que contém um óleo volátil e ácido gordo chamado Óleo Palmetto, o qual é usado na Fitoterapia.
http://www.jardimverde.pt/gca/?id=111

Sabal serrulata é homeopático que atua na irritabilidade dos órgãos genito-urinário e na debilidade sexual. Promove a melhor circulação, auxilia nos problemas do ovário e outros sintomas . De inquestionável valor na próstata alargamento,epididimite, urinário e dificuldades. Valiosas para subdesenvolvidas glândulas mamárias. medo de ir dormir, apatia e indiferença. Importante não se auto medicar com homepaticos.
Vejam mais em:
fontes:
http://www.copacabanarunners.net/serona-repens.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serenoa_repens

http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=8020639734286788818&postID=3026067057409143281

MUITO IMPORTANTE LER A NOTA ABAIXO:

Apenas o médicos poderão indicar rémédios.

Após 45/50 é necessário o exame de toque retal, e medição do índice de PSA através de exame de sangue.

Existe um medicamento chamado SECOTEX, ele atua sobre o tamamho da prostata e melhora muito a micção, os urologistas costumam receitá-lo. Mas somente o médico pode receitar!!!

Como complemento gosto do chá de barbatimão que ajuda e combate processos infecciosos.

Além de visitar um urologista, recomendá-se a visita a um bom endocrinologista, pois a displasia da próstata muitas vezes está acompanhada da queda hormonal, sobretudo da testosterona, que é comum nos homens após 40 anos.

Problema na prostata é coisa séria pois a possibilidade de evoluir para um câncer e´alta, mas mesmo se isso ocorrer há grande chance de cura caso o problema seja detectado precosemente. Por isso deve-se procurar um médico.

Ervas e tratamentos não convencionais podem ser considerados como complementares e nunca substituirem os tratamentos consagrados, principalmente para problemas tão perigosos como os da próstata.

2 comentários:

Unknown disse...

interessantissimo, mas só homem pode consumir?

Unknown disse...

Bom dia
Estou no distrito de Aveiro ou no Porto Onde posso comprar a Serenoa em gotas?

Atentamente
Adelaide Cândido