sábado, 2 de setembro de 2023

Umeboshi é vida



A ameixa umeboshi é uma ameixa japonesa
salgada e ácida, que estimula o apetite e a digestão.

A umeboshi é a combinação perfeita de yin e yang, os dois princípios da energia segundo os chineses. Yin está no alto grau de ácido cítrico da ume, frutinha que não serve para comer exatamente por ser tão ácida que nem sequer amadurece e o yang está no sal marinho que se mistura à ume ainda verde para fazer a conserva, pondo um peso por cima e deixando soltar um caldo no qual ela vai ficar por mais de um ano. A cor avermelhada vem das folhas de shissô.

É antisséptica, contém substâncias antibióticas confirmadas por centenas de pesquisas científicas, destrói os germes da disenteria instantaneamente e age também sobre as bactérias da tuberculose. É altamente nutritiva, possui duas vezes mais proteínas, minerais e gorduras do que qualquer outra fruta, principalmente cálcio, ferro, fósforo, ácido cítrico e ácido fosfórico.

Para os chineses, ela é milagrosa e é utilizada contra quase tudo: dor de cabeça, excesso de comida, excesso de bebida, diarréia, prisão de ventre, enjôo, gases, ressaca, mau-hálito, gripe, resfriado, indisposições da gravidez, infecções intestinais, calos, cortes, mordidas de bicho e cansaço.


Mas atenção: ela não é indicada na forma tradicional para hipertensos e crianças abaixo de três anos, pois possui sal em excesso. A solução é “carbonizar” a umeboshi, espetando num garfo e pondo na chama do fogão, para depois transformar este “carvãozinho” em pó e tomar com banchá.


Leia mais:

Umeboshi
- As ameixas que curam - Bons Fluídos.

Alimentação macrobiótica popularizou o seu consumo


Fonte:
http://bemstar.globo.com - Por Marco de Cardoso
Imagens: images.jupiterimages.com e http://www.justhungry.com





Nenhum comentário: