Fonte: https://cancer-matters.blogs.hopkinsmedicine.org/2020/01/27/great-news-lung-cancer-patients/


ATENÇÃO 
SUPORTE PSICOLÓGICO DE EMERGÊNCIA
ATENDIMENTO VIRTUAL
(11) 97227.7471

Ótimas notícias para pacientes com câncer de pulmão

A cada ano, a American Cancer Society publica dados que fornecem uma revisão das estatísticas de câncer com dados fundamentais que nos informam sobre novos casos nos EUA e detalhes sobre estatísticas de incidência e sobrevivência estado por estado, geral e por tipo de câncer. O último relatório, que ganhou as manchetes por uma queda histórica nas mortes por câncer, reflete dados coletados em 2016 e 2017.

A boa notícia é que provavelmente há mais boas notícias pela frente.

“Ano a ano, temos visto as taxas de câncer de pulmão caírem, e este relatório mostrou um declínio maior nas mortes por câncer de pulmão do que nunca”, diz Russell Hales, MD, diretor do Programa Multidisciplinar de Oncologia Torácica. Essa queda nas mortes por câncer de pulmão é o principal fator do declínio nas mortes por câncer em geral. O câncer de pulmão tem sido difundido nos EUA, ceifando tantas vidas a cada ano quanto o câncer de próstata, câncer de mama, câncer de cólon e câncer de pâncreas juntos. Esta é a razão, diz ele, que mesmo pequenas mudanças nas estatísticas de câncer de pulmão têm um grande impacto.

Embora as mortes por outros tipos comuns de câncer permaneçam essencialmente inalteradas, as mortes por câncer de pulmão caíram 5%, diz ele.

Hales diz que há motivos para comemorar esta notícia e o que ela significa, ou seja, que os pacientes com câncer de pulmão estão vivendo mais e têm mais chances de serem curados do que no passado.

Hales atribui o progresso contra o câncer de pulmão a três fatores principais:

  1. Triagem
  2. Terapias Combinadas
  3. Imunoterapia

“A triagem salva vidas porque os cânceres são diagnosticados em estágios iniciais, quando a oportunidade de curar os pacientes é maior”, diz Hales. “Embora seja improvável que os dados divulgados recentemente mostrem melhorias no rastreamento, à medida que mais pacientes são rastreados no futuro, prevemos melhorias adicionais na sobrevida do câncer de pulmão.

A combinação de várias terapias, como radioterapia e quimioterapia em certos pacientes com câncer de pulmão avançado, melhora a sobrevida. E os dados comprovam isso, mostrando que pacientes com câncer de pulmão tratados em uma clínica multidisciplinar como a do Kimmel Cancer Center, com acesso a todos os tipos de cuidados e tratamentos especializados, se traduz em aumento da sobrevida e economia significativa de custos.

No entanto, o contribuinte mais significativo para o declínio nas mortes por câncer de pulmão, diz Hales, é a imunoterapia. “Está transformando o tratamento do câncer de pulmão”, diz ele.

As taxas de resposta são amplas - de 10% a 60% - mas novos marcadores preditivos estão orientando o tratamento, ajudando os médicos a identificar quais pacientes têm maior probabilidade de se beneficiar. A pesquisa no Instituto Bloomberg~Kimmel para Imunoterapia do Câncer do Kimmel Cancer Center está na vanguarda desse progresso.

Ele está muito otimista em relação ao futuro, apontando para um artigo sentinela no New England Journal of Medicine , documentando os benefícios de sobrevivência da imunoterapia para câncer de pulmão. “À medida que esses dados se disseminam e a imunoterapia se torna mais comum, podemos esperar dados ainda melhores nos próximos anos”, diz Hales.

“Tornou-se padrão de tratamento para certos cânceres de pulmão não pequenos estágios 3 e 4 e alguns cânceres de pulmão de células pequenas, e está sendo explorado cada vez mais cedo no tratamento”, explica Hales.

“Essa é uma ótima notícia para os pacientes.”

Um foco importante para Hales e seus colegas do Programa Multidisciplinar de Oncologia Torácica do Kimmel Cancer Center é garantir que seja uma ótima notícia para todos os pacientes.

“Na cidade de Baltimore, por exemplo, as diferenças na sobrevida média podem chegar a 20 anos com base no CEP onde o paciente mora”, diz ele. “É um momento de esperança com resultados empolgantes, mas ainda precisamos fazer mais do ponto de vista da saúde pública para garantir que todos se beneficiem, independentemente de onde você nasceu e foi criado. Na Johns Hopkins, estamos comprometidos com isso.”

Para mais, leia Lung Cancer Matters .