Na medicina tradicional chinesa ( MTC ) é dada atenção especial ao fígado.
Muitas doenças, dentre elas os miomas são consideradas como originarias do desequilíbrio das energias do figado.
A estagnação do fluxo do qi do fígado freqüentemente desequilibra o fluxo emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira. Contrariamente, essas mesmas emoções podem levar a uma disfunção no fígado, resultando em um ciclo interminável de causa e efeito.
Quando o qi do fígado está estagnado (uma condição muito comum), uma pessoa apresenta os seguintes sintomas; irritabilidade, sensação de aperto no peito e, nas mulheres, sintoma de tensão pré-menstrual. Quando o sangue do fígado está deficiente, sintomas como olhos e pele secos, palidez e falta de menstruação podem ocorrer.
Geralmente, problemas relacionados ao estresse, como síndrome do intestino irritável ou indigestão, podem ser tratados com sucesso trabalhando-se a "suavização do qi do fígado".
O fígado se mostra nas unhas. Quando o sangue do fígado é abundante, ele se espalha para as extremidades do corpo, incluindo as unhas dos pés e das mãos. Por outro lado, quando o sangue do fígado está deficiente, as unhas podem parecer pálidas, fracas e quebradiças.
Para fortalecer ao fígado deve-se atuar sobre dois diferentes aspectos: Em primeiro lugar deve-se evitar café, açucar, alcool, água gelada e outros alimentos indigestos, bem como deve aumentar a ingestão de alimentos amargos. Em segundo lugar deve-se trabalhar para minimizar sentimentos de raiva, depressão, frustração e ansiedade. Alias o mais importante aspecto para o equilíbrio energético do fígado consiste em trabalhar as emoções.
Para auxiliar seu fígado comece o dia tomando um copo de água morna e evite líquidos gelados durante o dia.
Mais informações nos links abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário