quarta-feira, 29 de novembro de 2023

O sentido da psicologia para o homem moderno




É próprio do ser humano buscar no externo justificativas para problemas que na realidade têm origem no seu íntimo, vejam a profundidade dessas sábias palavras de Carl Jung que é o maior expoente da psicologia analítica.
"Quando as coisas vão mal no mundo, estão mostrando que há algo errado com o indivíduo, porque há algo errado em mim. Portanto, se eu for sensato, examinarei a mim mesmo em primeiro lugar... Em suma, o essencial é a vida do indivíduo. Só ela faz história, só ela promove grandes transformações , só ela cria o futuro. Todo o futuro, toda a história do mundo, brota da soma gigantesca dessas fontes ocultas que existem no interior dos indivíduos. Mesmo em nossa vida mais privada e subjetiva não somos apenas testemunhas passivas ou vitimas de nossa era, mas também seus construtores, Nós fazemos a nossa época". Carl Jung, The Meaning of Psycology for Modern Man

2 comentários:

MamaNunes disse...

O problema nunca é "o outro"!
Boa!
abraços

Anônimo disse...

Ari,
Talvez seja o caminho mais fáxil, o de buscar desculpas no extero para os problemas internos.
Te convido a visitar meu blog e ler uma entrevista com Sandra Santos, organizadora do livro Jung - um caminhar pela psicologia analítica. Você encontra o artigo no mês de Novembro.
Abraços