quinta-feira, 30 de julho de 2009

QUALIDADE DO SONO PODE AFETAR RENDIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA

No início do segundo semestre escolar é comum que os pais adotem aulas de reforço para recuperar notas baixas de seus filhos, porém, é importante avaliar também a qualidade do sono da criança, fator determinante para o bom rendimento em sala de aula



Alguns distúrbios do sono são frequentes na criança, em especial a apnéia do sono, naquelas entre 3 e 7 anos de idade. Esse problema pode ser importante o suficiente para afetar o rendimento escolar da criança. Nessa época do ano, com o início do segundo semestre de aulas, é muito comum a preocupação com a recuperação das notas baixas. Alguns pais incluem os filhos em aulas de reforço para intensificar os estudos. Mas é preciso verificar a razão do problema, pois em alguns casos, a má qualidade do sono pode ser contribuir para o problema.



"As crianças que apresentam um baixo desenvolvimento escolar devem ser observadas pelos pais. Em alguns casos, o problema não tem a ver com a capacidade de aprendizado do aluno ou com a metodologia de ensino, mas com os maus hábitos e problemas relacionados à qualidade do sono", explica Rosana Alves, assessora médica em Polissonografia do Fleury Medicina e Saúde.



Apnéia (interrupção da respiração, frequentemente associada ao ronco), terror noturno (episódios de agitação intensa com movimentos bruscos, gritos e abertura dos olhos durante o sono) obesidade, irritabilidade e hiperatividade são fatores que interferem muito na qualidade do sono, principalmente do público infantil. "Hoje, o número de crianças obesas aumentou, o que gera um crescimento nos casos de distúrbio do sono, por exemplo. O problema de baixa estatura também é influenciado pela qualidade do sono, já que os distúrbios alteram a liberação do hormônio de crescimento, que ocorre normalmente durante o sono", diz a especialista.



Segundo ela, quanto mais cedo for diagnosticado o problema na criança, maior a eficácia no tratamento e menores serão suas conseqüências. Para apontar os problemas no sono, a polissonografia é um dos métodos mais eficazes - um exame que é feito durante a noite, com o paciente dormindo, e que registra diversas características do sono, como movimentos oculares, a oxigenação do sangue, alterações nas fases do sono e se ocorre a apnéia, por meio de recursos específicos para essas finalidades.



Atendimento domiciliar



Um dos diferenciais do Fleury Medicina e Saúde é a possibilidade da realização do exame na casa da criança.



"Um tratamento importante para os distúrbios do sono é a abordagem comportamental com mudanças nos hábitos da criança e, às vezes, na rotina da família. Somente nalgumas situações se faz necessário o uso de medicamentos. A criança precisa ter disciplina, como dormir cedo, não realizar atividades agitadas antes do sono e dormir em um ambiente tranqüilo. Pequenas mudanças podem ter grande impacto neste contexto" explica Rosana.



Dicas para avaliar a qualidade de sono da criança



- Verificar se a criança apresenta apnéia (muitas vezes percebida pela presença de ronco)

- Atentar se acorda muitas vezes à noite

- Acordar cansada ou com dor de cabeça são dicas de um sono de má qualidade

- Prestar atenção se o pequeno fica sonolento durante o dia ou, por outro lado, se é muito agitado ou irritado.

- Acompanhar o rendimento escolar da criança

Nenhum comentário: