terça-feira, 4 de agosto de 2009

NOVO PROGRAMA DE TV DA APM ABORDA MAL DE PARKINSON NA ESTREIA

O Ação Saúde, programa de TV da Associação Paulista de Medicina, exibe em 4 de agosto de 2009, um relevante debate sobre a doença que acomete 400 mil pessoas no Brasil e que a Organização Mundial de Saúde afirma atingir 1% da população mundial acima de 65 anos, o Mal de Parkinson.

Na estréia da nova temporada, com cenário remodelado e mais moderno, além de reportagens externas, o Ação Saúde recebe os doutores Egberto Reis Barbosa, livre docente do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP, e Elizabeth Maria Aparecida Barasnevicius Quagliato, professora colaboradora do Departamento de Neurologia da UNICAMP.

O médico inglês James Parkinson descreveu, pela primeira vez, em 1817, a Doença de Parkinson ou Mal de Parkinson. Trata-se de uma patologia neurológica que compromete as habilidades motoras e movimentos por conta da perda de neurônios.

Incurável, o Mal de Parkinson pode ser tratado e controlado. Cerca de 80% dos casos ocorre entre 65 e 75 anos, na mesma proporção em homens e mulheres, e apenas 10% dos pacientes têm menos de 45 anos.

O comando do Ação Saúde é de Jorge Carlos Machado Curi, âncora e presidente da Associação Paulista de Medicina.

Um programa sobre as principais questões da saúde feito por quem de fato entende do assunto: os médicos

Ação Saúde tem a meta de se transformar numa referência para o debate das principais questões da medicina e da ciência. Tem linguagem acessível para que a população entenda as deficiências do sistema e as perspectivas de mudanças. É uma contribuição para a formação de uma consciência crítica, além de um incentivo para a maior participação da comunidade nos destinos da saúde.

A prevenção de doenças, atividade física, alimentação saudável, a inserção da iniciativa privada na saúde, as parcerias para gestão, os gargalos do atendimento, as tecnologias, os avanços em tratamento, diagnóstico, e assuntos factuais são abordados em Ação Saúde. A atração tem abrangência nacional e vai ao ar sempre às terças- feiras, às 21h.

"É uma produção voltada para o público em geral, e é uma prestação de serviço da entidade junto à sociedade", destaca Jorge Curi. "Queremos ficar cada vez mais próximos dos cidadãos, pois só assim daremos conta de vencer os grandes desafios da saúde no país".

Ação Saúde pode ser acompanhado nos seguintes canais: Canal 34na TV aberta; Canal 26 na NET; Canal 73 na TVA; Canal 21 na Sky; Canal 221 na Direct TV; Canal 3 na TEC SAT ou ao vivo no site: www.redevida.com.br

Nenhum comentário: