sábado, 16 de janeiro de 2016

LEI DAS CAUSAS E EFEITOS

A lei das causas e efeitos governa todas as coisas. Ela está presente na matemática, na física, no universo e sobretudo na nossa vida.

O entendimento da lei das causas e efeitos consola ao justo e faz com que o mau se retraia.

Aqueles que causam sofrimentos aos animais e devastam o meio ambiente colherão os efeitos de suas atitudes.
Estamos plantando as colheitas do amanhã. Sejamos causa de bons efeitos e o universo conspirará a nosso favor.

Na wikipédia econtramos: Lei de causa e efeito é um dos princípios fundamentais preconizados pela Doutrina Espírita para explicar as contingências ligadas à vida humana. Também é conhecida na literatura espírita como Lei da Causalidade.

Segundo ela, a todo ato da vida moral do homem corresponderia uma reação semelhante dirigida a ele, criando-se, assim, algo similar ao "cosmos ininterrupto de retribuição ética", a que alude Max Weber em Economia e Sociedade.
A Lei de causa e efeito, segundo a compreendia Kardec, distanciava-se da concepção de Karma, erroneamente difundida no Ocidente, por não admitir o determinismo.
Esta lei procura explicar os acontecimentos da vida atribuindo um "motivo justo", e uma "finalidade proveitosa" para todos os acontecimentos com que se depara o homem, inclusive o sofrimento.

Sejamos então vigilantes sobre nossas ações presentes, pois sobre o passado não podemos fazer nada e certamente pagaremos a conta devida, o que contrária a conversa de muitos que vendem a falsa ideia que com a conversão , com certas cerimônias ou seja lá o que for, conseguirão eliminar as cicatrizes que nós mesmos causamos em nossas almas. 

As cicatrizes da alma poderão sim ser minimizadas mas certamente será um processo lento que nossa imperfeita noção de tempo não consegue compreender. Então o mais importante é não causar novas cicatrizes e vivermos um dia de cada vez dando o melhor de nós mesmos em busca de um futuro melhor.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns prof por uma abordagem tão humana da lei da causa e efeito. Gostaria de aproveitar esta visita para dizer que estou lançando um blog sobre medicina chinesa, qualidade de vida e bem estar. www.drjou.com.br