quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Quem foi Carl Jung?

 

Fonte:  https://www.britannica.com/science/psychiatry

Carl Jung foi o psicólogo e psiquiatra suíço que fundou  a psicologia analítica . Seu trabalho tem sido influente na  psiquiatria e no estudo da religião, literatura e áreas afins.



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Início de vida e carreira

Jung era filho de um filólogo e pastor. Sua infância foi solitária, embora enriquecida por uma imaginação vívida, e desde cedo observou o comportamento de seus pais e professores, que tentou resolver. Especialmente preocupado com a falta de fé de seu pai na religião, ele tentou comunicar-lhe sua própria experiência de Deus. De muitas maneiras, o Jung mais velho era um homem gentil e tolerante, mas nem ele nem seu filho conseguiram se entender. Jung parecia destinado a se tornar um ministro, pois havia vários clérigos de ambos os lados de sua família. Na adolescência descobriu a filosofia e leu muito, e isso, juntamente com as decepções de sua infância, o levou a abandonar a forte tradição familiar e estudar medicina.e tornar-se um psiquiatra. Foi aluno das universidades de Basileia (1895-1900) e Zurique (MD, 1902).

Carl Gustav Jung , (nascido em 26 de julho de 1875, Kesswil, Suíça - falecido em 6 de junho de 1961, Küsnacht), psicólogo e psiquiatra suíço que fundou a psicologia analítica, em alguns aspectos uma resposta à psicanálise de  Sigmund Freud. Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos e inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria e no estudo da  religião, literatura e áreas afins.

 Ele teve a sorte de se juntar à equipe do Asilo Burghölzli da Universidade de Zurique em uma época (1900) em que estava sob a direção de Eugen Bleuler , cujos interesses psicológicos iniciaram o que hoje são considerados estudos clássicos da doença mental . Em Burghölzli, Jung começou, com grande sucesso, a aplicar Associação testes iniciados por pesquisadores anteriores. Ele estudou, especialmente, as respostas peculiares e ilógicas dos pacientes a palavras-estímulo e descobriu que elas eram causadas por grupos de associações emocionalmente carregados retidos da consciência por causa de seu conteúdo desagradável, imoral (para eles) e frequentemente sexual. Ele usou o termo agora famoso complexo descrever tais condições.

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Associação com Freud

Pesquisas, o firmaram como um psiquiatra de renome internacional, o levaram a compreender as investigações de Freud; suas descobertas confirmaram muitas das idéias de Freud e, por um período de cinco anos (entre 1907 e 1912), ele foi colaborador próximo de Freud. Ele ocupou posições importantes no movimento psicanalítico e foi amplamente considerado o sucessor mais provável do fundador da psicanálise. Mas este não era para ser o resultado de seu relacionamento. Em parte por motivos temperamentais e em parte por diferenças de pontos de vista, a colaboração terminou. Nesse estágio, Jung discordava de Freud em grande parte sobre a insistência deste nas bases sexuais da neurose . Um sério desacordo veio em 1912, com a publicação do livro de Jung Wandlungen und Symbole der Libido ( Psicologia do Inconsciente , 1916), que contrariava muitas das ideias de Freud. Embora Jung tenha sido eleito presidente da Sociedade Psicanalítica Internacional em 1911, ele renunciou à sociedade em 1914.

Sua primeira conquista foi diferenciar duas classes de pessoas de acordo com os tipos de atitude: extrovertido (olhar para fora) e introvertido (introvertido). Mais tarde, ele diferenciou quatro funções da mente — pensamento, sentimento, sensação e intuição — uma ou mais das quais predominam em qualquer pessoa. Os resultados deste estudo foram incorporados em Psychologische Typen (1921;Tipos Psicológicos, 1923). A ampla erudição de Jung foi bem manifestada aqui, como também havia sido em A Psicologia do Inconsciente.

Quando menino, Jung teve sonhos notavelmente impressionantes e fantasias poderosas que se desenvolveram com intensidade incomum. Após seu rompimento com Freud, ele deliberadamente permitiu que esse aspecto de si mesmo funcionasse novamente e deu livre expressão ao lado irracional de sua natureza. Ao mesmo tempo, ele o estudou cientificamente, mantendo anotações detalhadas de suas estranhas experiências. Mais tarde, ele desenvolveu a teoria de que essas experiências vinham de uma área da mente que ele chamou de inconsciente coletivo , que ele sustentava era compartilhado por todos. Essa concepção muito contestada foi combinada com uma teoria dos arquétipos que Jung considerava fundamentais para o estudo da psicologia da religião . Nos termos de Jung, os arquétipos são padrões instintivos, têm um caráter universal e são expressos em comportamento e imagens.


Personagem de sua psicoterapia

Jung dedicou o resto de sua vida ao desenvolvimento de suas ideias, especialmente aquelas sobre a relação entre psicologia e religião. Em sua opinião, textos obscuros e muitas vezes negligenciados de escritores do passado lançam uma luz inesperada não apenas sobre os próprios sonhos e fantasias de Jung, mas também sobre os de seus pacientes; ele achava necessário para a prática bem-sucedida de sua arte que os psicoterapeutas se familiarizassem com os escritos dos antigos mestres.

Além do desenvolvimento de novos métodos psicoterapêuticos derivados de sua própria experiência e das teorias desenvolvidas a partir delas, Jung deu nova importância aos chamados Tradição hermética . Ele concebeu que a religião cristã fazia parte de um processo histórico necessário para o desenvolvimento da consciência , e também pensava que os movimentos heréticos, começando com o gnosticismo e terminando na alquimia , eram manifestações de elementos arquetípicos inconscientes não adequadamente expressos nas formas dominantes de Cristianismo . Ele ficou particularmente impressionado com a descoberta de que a alquimia dos símbolos podia ser encontrada com frequência em sonhos e fantasias modernas, e ele pensava que os alquimistas construíram uma espécie de manual do inconsciente coletivo . Ele expôs isso em 4 dos 18 volumes que compõem suas Obras Coletivas .

Seus estudos históricos o ajudaram a ser pioneiro na psicoterapia de pessoas de meia-idade e idosos, especialmente aqueles que sentiam que suas vidas haviam perdido o sentido. Ele os ajudou a apreciar o lugar de suas vidas na sequência da história. A maioria desses pacientes havia perdido sua crença religiosa; Jung descobriu que, se pudessem descobrir seu próprio mito expresso em sonho e imaginação, se tornariam personalidades mais completas. Ele chamou esse processo de individuação.

Nos últimos anos, tornou-se professor de psicologia na Universidade Politécnica Federal de Zurique (1933-1941) e professor de psicologia médica na Universidade de Basel (1943). Sua experiência pessoal, sua prática psicoterapêutica continuada e seu amplo conhecimento de história o colocaram em uma posição privilegiada para comentar os acontecimentos atuais. Já em 1918 ele começara a pensar que a Alemanha ocupava uma posição especial na Europa; a revolução nazista foi, portanto, altamente significativa para ele, e ele apresentou uma série de opiniões fortemente contestadas que o levaram a ser erroneamente rotulado como simpatizante do nazismo. Jung viveu até os 85 anos.

A coleção oficial em inglês de todos os escritos publicados de Jung é Herbert Read, Michael Fordham e Gerhard Adler (eds.), The Collected Works of CG Jung, trad. por RFC Hull, 20 vol., 2ª ed. (1966-79). A Psicologia do Inconsciente de Jung aparece em forma revisada como Símbolos de Transformação nas Obras Completas. Suas outras grandes publicações individuais incluem Über die Psychologie der Dementia Praecox (1907; The Psychology of Dementia Praecox ); Versuch einer Darstellung der psychoanalytischen Theorie (1913; A Teoria da Psicanálise );Artigos Coletados sobre Psicologia Analítica (1916); Dois ensaios sobre psicologia analítica (1928); Das Geheimnis der goldenen Blüte (1929; O Segredo da Flor Dourada ); Modern Man in Search of a Soul (1933), uma coleção de ensaios cobrindo tópicos desde a análise e literatura de sonhos até a psicologia da religião; Psicologia e Religião (1938); Psychologie und Alchemie (1944; Psicologia e Alquimia ); Aion: Untersuchungen zur Symbolgeschichte (1951; Aion: Pesquisas sobre a Fenomenologia do Eu ). Jung's Erinnerungen, Träume, Gedanken(1962; Memórias, Sonhos, Reflexões ) é uma leitura semiautobiográfica fascinante, em parte escrita pelo próprio Jung e em parte gravada por sua secretária.

Michael S.M. FordhamFrieda Fordham

Em 2009, um manuscrito que Jung escreveu durante os anos de 1914-1930 foi publicado no original alemão com tradução para o inglês como O Livro Vermelho = Liber Novus . Era, pela própria descrição de Jung, um registro de seu “confronto com o inconsciente”. A obra contém um relato de suas imaginações, fantasias e alucinações induzidas e suas próprias ilustrações coloridas.

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