segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Eu não deixo o velho entrar!

 

Eu não deixo o velho entrar!


Esta é a resposta que o admirado e nonagenário ator Clint Eastwood deu ao cantor country Toby Keith, quando lhe perguntou qual era o seu segredo para se manter ativo e brilhante na sua idade.


Quando me levanto todos os dias não deixo o velho entrar. Meu segredo é o mesmo desde 1959: mantenha-se ocupado. 

Nunca deixei o velho entrar em casa. Tive que arrastá-lo para fora porque o cara já estava confortavelmente instalado, me dando um pé no saco a toda hora, não me deixando espaço para nada além de nostalgia. 

Você tem que se manter ativo, vivo, feliz, forte, capaz.

Está em nós, na nossa inteligência, atitude e mentalidade.

Somos jovens com independência. Você tem que aprender a lutar para não deixar "o velho entrar".

Aquele velho que nos espera, parado e cansado na beira da estrada para nos desanimar.

Não deixo entrar o velho espírito, o crítico, hostil, invejoso, aquele ser que perscruta nosso passado para nos amarrar com queixas e angústias remotas, traumas revividos ou ondas de dor.

É preciso virar as costas para o velho fofoqueiro, cheio de raiva e reclamações, sem coragem, que nega a si mesmo que a velhice pode ser criativa, determinada, cheia de luz e proteção.

Envelhecer pode ser prazeroso, e até divertido, se você souber usar o tempo, se estiver satisfeito com o que conquistou e se continuar tendo a ilusão, acrescenta Clint Eastwood, uma lenda que conta com dez indicações ao Oscar, dos quais ganhou quatro estatuetas. Todos eles depois de terem ultrapassado o limiar dos anos sessenta. Isso se chama "não deixar o velho entrar em casa".

Essas palavras atingiram o cantor country Toby Keith tão profundamente que o inspiraram a compor a música "Don't let the old main in". (Não deixe o velho entrar), dedicado ao lendário ator.




Veja a tradução da música

Nenhum comentário: