quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

A Informação Contábil

 

A Informação Contábil


Esta postagem consta no eBook Papo de Controller.

A informação contábil desempenha um papel fundamental no trabalho do Controller. Conforme afirmado por Masayuki, a adequação dos sistemas de informações ao processo de planejamento e controle requer o atendimento a três requisitos principais (Masayuki, 2019):

  1. Forma: A forma das informações contábeis enviadas aos diferentes usuários deve variar de acordo com suas necessidades. Para altos executivos, informações mais sintéticas e agrupadas podem ser mais adequadas, permitindo uma visão geral da situação financeira da empresa. Por outro lado, outros executivos podem requerer informações mais detalhadas para realizar análises mais aprofundadas. Nesse sentido, recursos como "Drill Down" podem ser de grande utilidade na elaboração de relatórios financeiros, permitindo a exploração de informações em diferentes níveis de detalhe (Masayuki, 2019).
  2. Idade: A idade das informações refere-se ao intervalo entre a data do fato relatado e a data da informação. É essencial que as informações estejam disponíveis no momento em que as decisões são tomadas. É preferível fornecer informações com base em estimativas razoáveis, se necessário, do que esperar por informações perfeitas com grande atraso. No caso de fechamentos mensais, por exemplo, informações detalhadas devem ser divulgadas nos primeiros dias úteis do mês subsequente ao mês encerrado (Masayuki, 2019).
  3. Frequência: A frequência diz respeito à periodicidade com que as informações são atualizadas e divulgadas. As informações contábeis devem ser fornecidas de acordo com a necessidade e a relevância para os usuários. Em alguns casos, pode ser necessário relatórios diários ou semanais para acompanhamento contínuo, enquanto em outros casos, relatórios mensais ou trimestrais podem ser suficientes (Masayuki, 2019).

De acordo com Mossimam, Figueiredo e Caggiano (2004, p. 28), a Controladoria pode ser conceituada como "o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da Contabilidade, que se ocupam da gestão econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficiência".

Referências:

  • Masayuki, Y. (2019). Sistema de Informação Contábil. São Paulo: Editora Atlas.
  • Mossimam, R., Figueiredo, S., & Caggiano, P. C. (2004). Controladoria: Gestão eficaz utilizando padrões de desempenho. São Paulo: Editora Atlas.

Nenhum comentário: