domingo, 3 de julho de 2016

Não faça dieta, faça reeducação alimentar





Nossas postagens jamais substituem orientações médicas, e têm apenas caráter informativo.



Sou contra regimes radicais. Muitos regimes realmente provocam redução de peso, mas prejudicam a qualidade de vida, e a medio e longo prazos podem ser danosos á saúde.
 
É possível emagrecer mediante uma reeducação alimentar e com adoção de atitudes que levem a uma melhor metabolização dos nutrientes consumidos.

Abaixo relaciono um série de atitudes para ter uma alimentação saudável. A perda de peso é um detalhe, o importante é ter uma alimentação com qualidade.

1- Exercite-se diariamente de forma compatível com as suas possibilidades. Busque formas leves e agradáveis de exercitar-se, como alongamentos, caminhadas ou frequentar uma academia. Assuma atitudes que te leve a se movimentar. Você pode fazer algum tipo de exercício até sentado no banco de um carro, nos congestionamentos que frequentemente enfrentamos. Antes e depois de exercitar-se não esqueça de se alongar.
 

2- Tome chá, verde, branco e vermelho. Beba pelo menos 4 xícaras por dia.  O Chá verde é um alimento funcional que contribui para proteção celular e equilíbrio orgânico. Se tiver dificuldade em preparar o chá verde compre cápsulas de chá verde e tome de 4 a 6 cápsulas por dia. Não tome bebidas industrializadas que contenham chá verde, pois estão repletas de conservantes, aromatizantes e outras substâncias artificiais.

3- Cuide das emoções, sentimento como raiva e rancor prejudicam o funcionamentos do fígado, já sentimentos como medo, stress e depressão acarretam o mal funcionamento do rim. Muitas pessoas com sobrepeso possuem alto índice de retenção de líquidos decorrentes de mal funcionamento do rim e outros problemas decorrentes do fígado. Em casos mais graves recorra à acupuntura e homeopatia. Use técnicas de relaxamento. O que pode ser meditação,  yoga, tai-chi ou outras técnicas.

4- Reduza o uso do sal e use sal marinho, em vez do sal refinado.
 

5- Corte radicalmente o uso de açúcar. Mas se usar, use o mascavo ou demerara, mas procure reduzir ao máximo
 

6- Substitua o arroz e farinha refinados por arroz e farinha integrais.
 

7- Coma devagar, mastigue muitas vezes os alimentos. Visite a página deste blog sobre macrobiótica que recomenda que bebamos os alimentos sólidos e comamos os alimentos líquidos. Traduzindo, devemos comer muito lentamente, mastigando muito os alimentos até se tornarem líquidos e bebendo muito lentamente os líquidos. Esse hábito por si só fará com pessoas que comem apressadamente percam vários quilos. Esse bom hábito contribui para a redução do consumo de água, cujo consumo em grandes quantidades é desnecessário e trata-se de uma "lenda" tão difundida na atualidade.

8-  Não beba água com as refeições.
 

9-  Coma frutas nos intervalos das refeições e nunca junto com as refeições ou como sobremesa. Frutas após as refeições prejudicam a digestão.
 

10- Reduza ao máximo quantidade de produtos de origem animal, melhor não comer carne. Mas se não conseguir evite a carne vermelha ou coma o mínimo possível de carnes brancas e peixes preferencialmente. O ideal é a dieta vegetariana ou vegana.
 

11- Não use refrigerantes de qualquer espécie, mesmo que sejam diet ou zero açúcar, a melhor bebida do mundo é a água. Ao tomar refrigerante costumeiramente você estará tratando o seu corpo como uma lata de lixo.
 

12- Comece o dia bebendo um copo cheio de água morna, evite tomar líquidos gelados em geral.
 

13- Não consuma enlatados e embutidos.
 

14- Faça diversas refeições por dia. Coma nos intervalos das refeições, frutas e cenouras cruas são boas opções.
 

15- Como leve à noite. Evite comer coisas sólidas depois das 9 da noite.
 

16- Consuma entre de 2 a 4 castanhas por dia.
 

17- Não abuse do álcool, se gosta de cerveja, deixe para tomar nos finais de semana.
 

18- Doces são venenos, mas se sentir falta de doces consuma com moderação nos finais de semana.
 

19- Use grãos na sua alimentação. Eles são excelentes alimentos. ( exceto a soja ). Mas observe se algum deles não causa alergia

20- Conheça a respeito dos alimentos funcionais, passe a consumi-los.
 

21- Evite café, mas se tomar tome sem açucar.
 

22- Consuma regularmente vegetais, faça dos vegetais os principais componentes de suas refeições. De preferência aos vegetais orgânicos.
 

23- Evite laticínios, mas se usar consuma leite molico em pó, queijos brancos e yogurtes desnatados naturais.
 

24- Use cereais como aveia, granola, quinúa, germen de trigo e linhaça.
 

25- Consuma derivados de soja somente fermentada: shoyo macrobiótico, missô e tahine.
 

26- Consuma diariamente azeite de oliva e outros  óleos extra virgens. Nunca use óleos refinados.

27- Consuma sementes germinadas que são excelentes fontes de energia. Se puder germine suas próprias sementes e consuma como salada, com sucos e de outras formas.

28- Evite excessos de alimentos ácidos e pesquise sobre a acidificação do sangue que é uma das maiores causas das doenças, inclusive o câncer




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Ariovaldo Lopes da Silva – Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos, sendo último cargos ocupados com carteira assinada de Controller para America Latina na Henkel e Diretor Financeiro na Mauser. Atualmente é Palestrante, Consultor e Empresário. Possui mais de 200 artigos sobre Controladoria, Finanças e Gestão de Empresas.  arilopes@folha.com.br