segunda-feira, 20 de julho de 2009

PREFEITURA DE SP SENSIBILIZA POPULAÇÃO SOBRE ABANDONO DE ANIMAIS



PREFEITURA DE SP SENSIBILIZA POPULAÇÃO SOBRE ABANDONO DE ANIMAIS
Campanha alerta para sobre um dos maiores problemas de saúde pública da cidade e estimula a adoção dos animais



O abandono de cães e gatos nas ruas de São Paulo é hoje um dos principais problemas de saúde pública da cidade e vem aumentando nos últimos anos. Além de causarem doenças, os animais abandonados podem morder as pessoas e esses incidentes respondem por boa parte dos atendimentos em postos de saúde da cidade. Isso sem contar que os animais largados ficam sem comida, são atropelados e sofrem maus tratos nas ruas, o que aumenta sua agressividade. Para combater esse problema, a Prefeitura de São Paulo está lançando o Probem - Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos, que terá apoio de uma ampla campanha criada pela NovaS/B para sensibilizar a população para a posse responsável e contra o abandono de animais.



As peças da campanha, que serão veiculadas em TV, rádio, internet, cartazes e folhetos, trazem uma mensagem bem direta, apelando para o lado emocional do público ao lembrar que um animal de estimação é um amigo para vida toda, e não um objeto que pode ser descartado quando fica velho ou quando o dono não quer ou não pode mais mantê-lo [imagem da campanha no anexo]. Para dar sustentação ao Probem, a NovaS/B e a Sinc criaram um site de apoio aos proprietários de animais e também para aqueles que pensam em adotar um, com dicas e cuidados que os bichos de estimação exigem. Estima-se que a população de cães com proprietários seja de cerca 1,5 milhão em São Paulo. Já a de gatos é estimada em 230 mil. Sobre a população de animais abandonados, não há estatísticas consolidadas.



A campanha conta com um filme de 30 segundos para TV, que mostra pessoas se desfazendo de coisas velhas ou quebradas, como relógios, poltronas e rádios, associando esses objetos aos mascotes. O texto em off diz que animal de estimação não é coisa para se jogar fora e convoca os proprietários a tomarem conta dos seus animais. "O desafio para a NovaS/B era passar essa mensagem de maneira clara e objetiva, sensibilizando a população e incentivando sua participação e envolvimento na campanha", diz Ricardo Furriel, diretor de criação da NovaS/B.



Também foram criadas vinhetas em parceria com a MTV, para exibição exclusiva no canal, banners para os grandes portais na internet e ações em redes sociais (Twitter, blogueiros e comunidades virtuais). Na rádio, a campanha terá sete programetes dentro do programa "Minuto Cidadão", além de texto para comunicadores. As peças consistem em questões enviadas pela população ao programa com dúvidas em relação à adoção e ao abandono dos bichos. A campanha tem ainda anúncios impressos em jornais e revistas, mídia em aeroporto e estações da CPTM, além de cartazes e folhetos para repartições públicas. Os táxis da cidade também receberão folhetos para distribuição e veicularão um filme com legendas. As peças circularão nas mídias por 15 dias, com exceção do site, que será permanente.




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