PREFEITURA DE SP SENSIBILIZA POPULAÇÃO SOBRE ABANDONO DE ANIMAIS
Campanha alerta para sobre um dos maiores problemas de saúde pública da cidade e estimula a adoção dos animais
O abandono de cães e gatos nas ruas de São Paulo é hoje um dos principais problemas de saúde pública da cidade e vem aumentando nos últimos anos. Além de causarem doenças, os animais abandonados podem morder as pessoas e esses incidentes respondem por boa parte dos atendimentos em postos de saúde da cidade. Isso sem contar que os animais largados ficam sem comida, são atropelados e sofrem maus tratos nas ruas, o que aumenta sua agressividade. Para combater esse problema, a Prefeitura de São Paulo está lançando o Probem - Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos, que terá apoio de uma ampla campanha criada pela NovaS/B para sensibilizar a população para a posse responsável e contra o abandono de animais.
As peças da campanha, que serão veiculadas em TV, rádio, internet, cartazes e folhetos, trazem uma mensagem bem direta, apelando para o lado emocional do público ao lembrar que um animal de estimação é um amigo para vida toda, e não um objeto que pode ser descartado quando fica velho ou quando o dono não quer ou não pode mais mantê-lo [imagem da campanha no anexo]. Para dar sustentação ao Probem, a NovaS/B e a Sinc criaram um site de apoio aos proprietários de animais e também para aqueles que pensam em adotar um, com dicas e cuidados que os bichos de estimação exigem. Estima-se que a população de cães com proprietários seja de cerca 1,5 milhão em São Paulo. Já a de gatos é estimada em 230 mil. Sobre a população de animais abandonados, não há estatísticas consolidadas.
A campanha conta com um filme de 30 segundos para TV, que mostra pessoas se desfazendo de coisas velhas ou quebradas, como relógios, poltronas e rádios, associando esses objetos aos mascotes. O texto em off diz que animal de estimação não é coisa para se jogar fora e convoca os proprietários a tomarem conta dos seus animais. "O desafio para a NovaS/B era passar essa mensagem de maneira clara e objetiva, sensibilizando a população e incentivando sua participação e envolvimento na campanha", diz Ricardo Furriel, diretor de criação da NovaS/B.
Também foram criadas vinhetas em parceria com a MTV, para exibição exclusiva no canal, banners para os grandes portais na internet e ações em redes sociais (Twitter, blogueiros e comunidades virtuais). Na rádio, a campanha terá sete programetes dentro do programa "Minuto Cidadão", além de texto para comunicadores. As peças consistem em questões enviadas pela população ao programa com dúvidas em relação à adoção e ao abandono dos bichos. A campanha tem ainda anúncios impressos em jornais e revistas, mídia em aeroporto e estações da CPTM, além de cartazes e folhetos para repartições públicas. Os táxis da cidade também receberão folhetos para distribuição e veicularão um filme com legendas. As peças circularão nas mídias por 15 dias, com exceção do site, que será permanente.
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