segunda-feira, 20 de julho de 2009

COMO OS CARBOIDRATOS AFETAM O CORAÇÃO



Que o consumo de alimentos com alto teor de carboidratos faz mal à saúde todo mundo está cansado de saber. Mas agora uma equipe de pesquisadores da Escola de Medicina Sackler, da Universidade de Tel Aviv, desenvolveu uma experiência que permite visualizar como isso acontece antes, durante e depois a ingestão. O trabalho foi publicado no Journal of the American College of Cardiology.

A equipe do Dr. Michael Shechter selecionou 56 voluntários entre os estudantes de medicina e os dividiu em quatro grupos. O primeiro comeu flocos de milho com leite; o segundo uma mistura de açúcar puro, o terceiro farelo e o quarto, placebo (água).

Durante quatro semanas, o Dr. Shechter visualizou a função arterial de cada voluntário em tempo real, através de um aparelho semelhante a um medidor de pressão arterial. Foi detectado uma grande dilatação nas artérias dos estudantes que ingeriram comida com alto índice de glicose, principalmente daqueles que comeram flocos de milho e açúcar.

"Alimentos como flocos de milho, pão branco, batatas fritas e soda açucarada pressionam exageradamente as artérias", diz o médico. Através desse método, mostrou-se, pela primeira vez, exatamente como os alimentos com alto teor glicêmico fazem progredir as doenças cardíacas.

Nenhum comentário: