sábado, 24 de outubro de 2009

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE ERVA MATE POR HOMENS


Segundo estudos atuais, a erva mate (Ilex paraguariensis) apresenta importante ação na saúde, e algumas dessas se aplicam especialmente em homens. A bebida feita da erva contém substâncias bioativas, como os ácidos fenólicos e os flavonóides, que apresentam uma ação antioxidante capaz de inibir danos celulares provocados pelos radicais livres. Com isso, o chá é capaz de prevenir alguns tipos de câncer, inclusive o de próstata, e doenças do coração, considerada a principal causa de morte entre indivíduos do sexo masculino.

Outra substância importante presente no chá e que tem sido alvo de estudos é a cafeína, que é encontrada no mate em quantidades moderadas. Segundo evidências científicas, a cafeína é capaz de estimular a função cerebral e muscular, e por isso tem sido associada a um melhor desempenho sexual, por meio do incremento do vigor físico. A ação da cafeína pode ainda promover o emagrecimento, atuando na mobilização das reservas de gordura e na sua utilização como fonte de energia.

È importante salientar que as ações do mate no organismo são desencadeadas quando a bebida é consumida regularmente, o que gera uma concentração constante das substâncias bioativas (flavonóides e cafeína) na circulação sanguínea.


Dicas de preparo

O chá mate feito pelo processo de infusão é capaz de retirar da erva mate as substâncias que apresentam benefícios a saúde. A versatilidade deste alimento permite que seja ingerido em diferentes horários do dia na forma de chá quente, frio, batido com frutas e ainda como ingrediente de preparações doces e salgadas, o que dependerá principalmente dos hábitos alimentares e preferências individuais.

Nenhum comentário: