domingo, 18 de setembro de 2022

Benefícios do Alecrim

Benefícios do Alecrim


Alecrim - (Rosmarinus officinalis)



Alecrim
Alecrim é um arbusto perfumado conhecida por seu aroma característico. Existem diversas variedades que podem ser identificados por suas folhas sempre verdes em forma de agulha com espigas de flores azul pálido ou lilás que florescem entre a primavera eo verão. A planta é um símbolo de amor e fidelidade e, em tempos medievais era usado em casamentos.Segundo a lenda, se um homem não gosta do cheiro da erva, ele será um péssimo amante! Tradicionalmente, era utilizada medicinalmente para reforçar a memória.

Principais Usos Medicinais

Internamente - Alecrim auxilia a digestão e tem sido utilizado para problemas de estômago como a dispepsia, estimulante de apetite, cólicas, inchaço e constipação.Foi também pensado para ter um efeito desintoxicante no fígado e aumentar o fluxo da bile que auxilia a digestão. Estimula a circulação, melhorando o fluxo sanguíneo. aplicação na medicina tradicional utiliza a erva para tratar dores de cabeça, esgotamento nervoso, memória e concentração.
Externamente - óleo de alecrim ou infusão em água do banho pode ser esfregada na dor e dores musculares e é bom para dor ciática e inflamação. Se usar no banho, banhar-se pelo menos um par de horas antes de ir para a cama como a erva é um estimulante e pode mantê-lo acordado.
Outros Usos - A erva serve para estimular os folículos capilares e circulação do couro cabeludo e como infusão de cabelo um tônico feito das folhas é aplicado à cabeça, o que recondiciona os cabelos, o tom do couro cabeludo e fortalece o cabelo.

Ervas para Combinar / Suplemento

Alecrim pode ser combinado com flores de Limeira para combater dores de cabeça quando estão ligadas à pressão arterial elevada. Muitas vezes combinados com alfazema.

Peças Usadas

Flores - reuniram-se em plena floração e secas.




Folhas - folhas verdes colhidas em qualquer época do ano e secas.
Para secar, pendure em pequenos cachos em um local escuro e arejado - O melhor para secar em local arejado, quente para secar Rosemary rapidamente para que a fragrância é mantida.

Cuidados

Não tome em uma dieta normal durante a gravidez ou amamentação. Grandes quantidades podem irritar o estômago e os cuidados devem ser tomados quando tomar internamente.

Preparação e Dosagem

Melhor tomada como infusão ou Óleo Essencial - óleo essencial deve ser usada apenas topicamente, nunca ingeriu.
Para a digestão, dores de cabeça e estimulação da memória:
Infusão - 2-4 gramas de alecrim seco em 1 litro de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos. Coar e beber durante o dia (mais uma vez melhor não antes de dormir). Não tome mais de 4 gramas por dia.
Óleo Essencial - dilua três gotas de óleo essencial em 10 ml de óleo carreador e esfregar sobre templos para tratar dores de cabeça. Nunca use óleo direto na pele sem antes diluindo.
Para dores musculares e reumatismo - Para adicionar a seu banho de alecrim, adicione 4 colheres de sopa de ervas secas para 1 litro de água quente, deixe a infusão por 30 minutos e acrescentando a água do banho.
Rub - 3 gotas diluídas a 10 ml de óleo carreador e esfregar sobre músculos doloridos ou articulações.

Fonte desta postagem: http://www.digherbs.com/rosemary.html

Vejam uma postagem muito esclarecedora sobre DEPRESSÃO - Imperdível




Visitem o meu Blog Gestão, Ética e Liderança

http://blogdoprofessorari.blogspot.com
Me adicionem no Linkedin 
https://br.linkedin.com/in/ariovaldosilva   email: arilopessilva@gmail.com

Nenhum comentário: