quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Alergia: Cuidado com Ela!


Alergia: Cuidado com Ela!

A alergia é uma resposta do sistema imunológico a substâncias normalmente inofensivas, conhecidas como alérgenos. Essa reação desencadeada pode variar de leve a grave, causando uma ampla gama de sintomas. Com o aumento da prevalência de alergias em todo o mundo, é fundamental compreender os diferentes tipos de alergias, seus tratamentos e as precauções que devem ser tomadas para evitar complicações. Neste artigo, exploraremos os tipos mais comuns de alergias, focando em alergias ao glúten e à lactose, além de discutir alergias incomuns e fornecer recomendações para lidar com elas.

Tipos de Alergia e Tratamentos

  1. Alergia ao Glúten: A alergia ao glúten é uma resposta imunológica anormal à ingestão de glúten, uma proteína encontrada em cereais como trigo, cevada e centeio. Essa alergia pode levar à doença celíaca, que danifica o revestimento do intestino delgado. O tratamento envolve uma dieta rigorosa sem glúten, evitando todos os alimentos e produtos que contenham essa proteína. A Sociedade Europeia de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (ESPGHAN) ressalta a importância do diagnóstico precoce e da adesão estrita à dieta.


  2. Alergia à Lactose: A alergia à lactose ocorre devido à deficiência da enzima lactase, responsável por quebrar a lactose, o açúcar presente no leite. Isso leva a sintomas gastrointestinais como cólicas, diarreia e inchaço. Os tratamentos variam desde evitar produtos lácteos até a suplementação de enzimas lactase para auxiliar na digestão da lactose. A Academia Americana de Pediatria (AAP) aconselha pacientes e pais a buscar orientação médica para um diagnóstico adequado.

Alergias Incomuns: Além do Esperado

Enquanto alergias ao glúten e à lactose são comuns, existem algumas alergias extremamente raras e estranhas que desafiam as nossas noções convencionais de alergias. Alguns exemplos incluem:

  • Alergia à Água: A urticária aquagênica é uma condição rara em que o contato com a água, mesmo a própria lágrima ou suor, provoca erupções cutâneas dolorosas. O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) dos EUA está estudando essa condição intrigante.

  • Alergia ao Frio: Algumas pessoas desenvolvem urticária ao frio, onde a exposição à baixa temperatura provoca coceira e erupções na pele. O British Journal of Dermatology apresenta casos clínicos e pesquisas sobre essa condição.

Conclusão e Recomendações

Em face das complexidades das alergias, aqui estão algumas recomendações essenciais:

  1. Busque Ajuda Médica: Em caso de suspeita de alergia, consulte um profissional de saúde qualificado para diagnóstico e orientação.
  2. Identificação de Alérgenos: Identifique e evite alérgenos conhecidos, como glúten e lactose, para prevenir reações adversas.
  3. Consciência das Alergias Incomuns: Esteja ciente de que alergias incomuns podem existir e buscar ajuda especializada quando necessário.
  4. Leitura de Rótulos: Ao comprar alimentos, leia atentamente os rótulos para evitar a ingestão acidental de alérgenos.
  5. Educação e Sensibilização: Eduque amigos, familiares e colegas sobre suas alergias para criar um ambiente seguro e compreensivo.

Em um mundo onde as alergias são cada vez mais comuns e diversas, o conhecimento e a conscientização são nossas melhores defesas. Por meio de orientações médicas, adoção de dietas específicas e a implementação de medidas preventivas, é possível viver uma vida plena e saudável, mesmo com alergias. 

Nenhum comentário: