Obturações com amalgama devem ser retiradas?

As obturações com amálgama já foram mais usadas e acredito que atualmente a utilização seja menor. Ao irmos ao dentista a maioria de nós não aceitaria que fosse colocada uma obturação de amalgama pelo possíveis danos à saúde do paciente, danos à saúde do proprio dentista por manipular esse tipo de substância e pelo risco à natureza.
No caso de obturações e proteses antigas em amálgama, será que vale a pena substituir as obturações ou proteses por materiais menos agressivos? Sinceramente fico em dúvida, se alguém tem uma pequena obturação em amálgama há mais de 10 anos, se não sente problemas de saúde, o que deveria ser feito?
Ocorre que alguns estão vendendo serviços de substituição de antigas obturações em amalgama, para isso é necessário entrar com o motor e mexer com que está consolidado há bastante tempo, será que o vapor gerado nessa remoção e potencial contaminação não seria muito maior que a possível contaminação do material já consolidado na boca dop paciente?
Sinceramente fico em dúvida. Abaixo destaco alguns links interessantes sobre o assunto.
Comentários
http://saudeeoqinteressa.blogspot.com/
Gostaria de firmar parceira com seu blog, colocando um link para sua pagina no meu blog e você colocando um link do meu blog em sua pagina.
Aguardo resposta e agradeço a atenção desde ja,
RAFAEL