domingo, 28 de março de 2010

APM ALERTA O PÚBLICO LEIGO SOBRE ATIVIDADE FÍSICA EM EXCESSO E SUAS CONSEQÜÊNCIAS PARA O SONO

  
O Departamento de Neurologia da Associação Paulista de Medicina realiza, em 17 de abril de 2010, das 9h30 às 12h, palestra gratuita sobre distúrbios do sono. Prestará esclarecimento a respeito de diversos problemas, além de fazer alerta sobre os prejuízos do excesso de exercícios físicos.

É importante ressaltar que os exercícios físicos, quando bem aplicados sempre trazem benefícios, especialmente para o sono. A síndrome do excesso de treinamento, ou overtrainning, que normalmente afeta atletas, e as atividades sem orientação qualificada, comprometem os sistemas fisiológico, imunológico e até mesmo psicológico. Em decorrência disso, o indivíduo pode sofrer alterações no sono, além dos distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, na busca pelo corpo perfeito.

"Com a prática da atividade física excessiva, o individuo não satisfaz todas as fases do sono ou passa por elas de forma truncada, acordando diversas vezes durante a noite. O resultado é que, no dia seguinte, fica sem energia para desenvolver até atividades rotineiras. É este o alerta que queremos estender ao público leigo", comenta a dra. Luciana Mara Lorenzini, especialista em fisiologia e fisioterapia aplicada à cardiologia e à pneumologia pela Faculdade de Medicina do ABC, membro do Grupo de Pesquisa Avançada em Medicina do Sono - Prof. Dr. Rubens Reimão - HCFMUSP.

Na ausência do sono reparador e do descanso, há maiores dificuldades para dormir, inclusive com pesadelos, e até mesmo lesões físicas, como dores articulares, que muitas vezes impedem a realização de atividades simples.

Exercício físico de quatro a seis horas antes do horário de dormir pode ser prejudicial, pois algumas fases do sono diminuem e outras aumentam, comprometendo a qualidade e o descanso do indivíduo. Para mais informações, (11) 3188-4251 ou eventos@apm.org.br

Exercício físico em excesso e conseqüências para o sono

Data: 17 de abril de 2010
Horário: 9h30 às 12h
Local: Associação Paulista de Medicina
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - São Paulo - SP

Informações/Inscrições: (11) 3188-4251 / eventos@apm.org.br

Nenhum comentário: