terça-feira, 7 de junho de 2022

O doce perigo do açúcar

O doce perigo do açúcar


Esta postagem é uma tradução livre da publicação da HARVARD HEALTHY 


O excesso de açúcar adicionado pode ser uma das maiores ameaças às doenças cardiovasculares. Veja como refrear seu doce hábito.


Publicado: maio, 2017
O açúcar tem uma reputação agridoce quando se trata de saúde. O açúcar ocorre naturalmente em todos os alimentos que contêm carboidratos, como frutas e legumes, grãos e laticínios. Consumir alimentos integrais que contenham açúcar natural é bom. Os alimentos vegetais também possuem grandes quantidades de fibras, minerais essenciais e antioxidantes, e os laticínios contêm proteínas e cálcio.
Como seu corpo digere esses alimentos lentamente, o açúcar neles oferece um suprimento constante de energia para as células. Também foi demonstrado que uma alta ingestão de frutas, vegetais e grãos integrais reduz o risco de doenças crônicas, como diabetes , doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Consumindo muito açúcar

No entanto, ocorrem problemas quando você consome muito açúcar adicionado - ou seja, açúcar que os fabricantes de alimentos adicionam aos produtos para aumentar o sabor ou prolongar a vida útil.
Na dieta americana, as principais fontes são refrigerantes, bebidas de frutas, iogurtes com sabor, cereais, biscoitos, bolos, doces e a maioria dos alimentos processados . Mas o açúcar adicionado também está presente em itens que você pode não considerar adoçados, como sopas, pão, carnes curadas e ketchup.
O resultado: consumimos muito açúcar adicionado. Homens adultos ingerem uma média de 24 colheres de chá de açúcar adicionado por dia, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Isso é igual a 384 calorias.
"O impacto excessivo do açúcar na obesidade e no diabetes está bem documentado, mas uma área que pode surpreender muitos homens é como o gosto por açúcar pode ter um sério impacto na saúde do coração", diz o Dr. Frank Hu, professor de nutrição da Harvard TH Escola de Saúde Pública Chan.

Impacto no seu coração

Em um estudo publicado em 2014 na JAMA Internal Medicine , o Dr. Hu e seus colegas encontraram uma associação entre uma dieta rica em açúcar e um maior risco de morrer de doença cardíaca. Ao longo do estudo de 15 anos, as pessoas que consumiram 17% a 21% de suas calorias com adição de açúcar tiveram um risco 38% maior de morrer de doença cardiovascular em comparação com aquelas que consumiram 8% de suas calorias como adição de açúcar.
"Basicamente, quanto maior a ingestão de açúcar adicionado, maior o risco de doença cardíaca", diz o Dr. Hu.
Como o açúcar realmente afeta a saúde do coração não é completamente compreendido, mas parece ter várias conexões indiretas. Por exemplo, grandes quantidades de açúcar sobrecarregam o fígado. "Seu fígado metaboliza o açúcar da mesma maneira que o álcool e converte carboidratos da dieta em gordura", diz o Dr. Hu. Com o tempo, isso pode levar a um maior acúmulo de gordura, que pode se transformar em doença hepática gordurosa, que contribui para o diabetes, o que aumenta o risco de doenças cardíacas.
O consumo excessivo de açúcar pode aumentar a pressão sanguínea e aumentar a inflamação crônica, ambas vias patológicas para doenças cardíacas. O consumo excessivo de açúcar, especialmente em bebidas açucaradas, também contribui para o ganho de peso, enganando o corpo para desligar o sistema de controle de apetite, porque as calorias líquidas não são tão satisfatórias quanto as calorias de alimentos sólidos. É por isso que é mais fácil para as pessoas adicionar mais calorias à sua dieta regular ao consumir bebidas açucaradas.
"Os efeitos da ingestão adicional de açúcar - pressão alta, inflamação, ganho de peso, diabetes e doenças hepáticas gordurosas - estão todos ligados a um risco aumentado de ataque cardíaco e derrame", diz o Dr. Hu.

Quanto está bem?

Se 24 colheres de chá de açúcar adicionado por dia são demais, qual é a quantidade certa? É difícil dizer, já que o açúcar não é um nutriente necessário em sua dieta. O Institute of Medicine, que define DDRs, não emitiu um número formal de açúcar.
No entanto, a American Heart Association sugere que os homens consumam não mais que 150 calorias (cerca de 9 colheres de chá ou 36 gramas) de açúcar adicionado por dia. Isso é próximo à quantidade de uma lata de refrigerante de 12 onças.

Subtração de açúcar adicionado

Ler os rótulos dos alimentos é uma das melhores maneiras de monitorar sua ingestão de açúcar adicionado. Procure os seguintes nomes para adicionar açúcar e tente evitar ou reduzir a quantidade ou a frequência dos alimentos onde são encontrados:
  • açúcar mascavo
  • adoçante de milho
  • xarope de milho
  • concentrados de suco de frutas
  • xarope de milho rico em frutose
  • açúcar invertido
  • malte de açúcar
  • melaço
  • moléculas de açúcar de xarope que terminam em "ose" (dextrose, frutose, glicose, lactose, maltose, sacarose).
O açúcar total, que inclui o açúcar adicionado, é frequentemente listado em gramas. Anote o número de gramas de açúcar por porção, bem como o número total de porções. "Pode-se dizer apenas 5 gramas de açúcar por porção, mas se a quantidade normal for três ou quatro porções, você pode consumir facilmente 20 gramas de açúcar e, portanto, muito açúcar adicionado", diz o Dr. Hu.
Além disso, acompanhe o açúcar que você adiciona à sua comida ou bebida. Cerca de metade do açúcar adicionado vem de bebidas, incluindo café e chá. Um estudo da Saúde Pública de maio de 2017 descobriu que cerca de dois terços dos que bebem café e um terço dos que bebem chá colocam açúcar ou aromas açucarados em suas bebidas. Os pesquisadores também observaram que mais de 60% das calorias em suas bebidas vieram do açúcar adicionado.
No entanto, o Dr. Hu adverte contra o excesso de zelo em suas tentativas de reduzir o açúcar adicionado, pois isso pode sair pela culatra. "Você pode encontrar outros alimentos para satisfazer seus desejos doces, como amidos refinados, como pão branco e arroz branco, que podem aumentar os níveis de glicose, além de confortar alimentos ricos em gordura saturada e sódio, que também causam problemas com a saúde do coração. ," ele diz.

De onde vem o açúcar adicionado?

Classificação
Grupo de comida
Proporção da ingestão média
1
Refrigerantes / energia / bebidas esportivas
42,2%
2
Sobremesas à base de grãos
11,9%
3
Bebidas de frutas
8,5%
4
Sobremesas lácteas
5,5%
5
Doce
5,0%
6
Cereais prontos para consumo
2,9%
7
Açúcares / mel
4,1%
8
Chá
3,8%
9
Pães de levedura
2,3%
10
Xaropes / coberturas
1,4%
Fonte: CDC, Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, 2005-2006.
Nossas postagens sobre custos - e muitas outras postagens sobre Gestão e Controladoria
http://saudecompleta.blogspot.com/

Nosso site Profissional - Palestras / Treinamentos / Consultoria


arilopes@folha.com.br

Nenhum comentário: