quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Benefícios para a saúde da curcuma

 Benefícios para a saúde da curcuma


Fonte:https://www.webmd.com/diet/health-benefits-curcumin


Avaliado por Dan Brennan, MD em 18 de setembro de 2020

A curcumina é o principal ingrediente ativo da cúrcuma . A cúrcuma é nativa do sudeste da Ásia, mas é popular em todo o mundo. É talvez mais popular na Índia, onde é uma das principais especiarias em pó de curry. Seu sabor é quente e amargo, e tem uma cor amarela marcante.

A cúrcuma tem sido relatada como tendo muitos benefícios para a saúde. Seu uso como medicamento remonta a quase 4.000 anos. Nas últimas décadas, a medicina moderna aumentou as pesquisas sobre a reputação de cura da cúrcuma. A curcumina está no centro da pesquisa, pois é a fonte de muitas das propriedades saudáveis ​​da cúrcuma.

A curcumina é um composto bioativo discreto e é o que dá ao açafrão sua cor brilhante. Foi isolado pela primeira vez por cientistas na virada do século 20, e suas propriedades antibacterianas foram demonstradas pela primeira vez em 1949. Pesquisas subsequentes mostraram que ele possui propriedades anti-inflamatórias, propriedades antioxidantes e vários outros benefícios marcantes.

Benefícios para a saúde

Reivindicações sobre os benefícios para a saúde da curcumina são abundantes. Tradicionalmente, era usado para tratar distúrbios da pele, distúrbios do trato respiratório superior, dores nas articulações, problemas digestivos e muito mais. A pesquisa moderna confirmou alguns desses benefícios para a saúde há muito compreendidos e ajudou a demonstrar os mecanismos biológicos por trás deles.

Alguns benefícios para a saúde da curcumina incluem:

Alívio dos sintomas da artrite

A curcumina demonstrou ajudar com os sintomas dolorosos da osteoartrite e da artrite reumatóide . Isso se deve em grande parte às suas propriedades anti-inflamatórias. A inflamação pode se manifestar como vermelhidão, inchaço, calor nas articulações afetadas, dor nas articulações e rigidez nas articulações. Vários estudos mostraram que a curcumina é eficaz para reduzir esses sintomas de inflamação.

Saúde dos olhos

Vários estudos mostraram que a curcumina é benéfica no gerenciamento de distúrbios oculares inflamatórios e degenerativos. Embora os tamanhos dos estudos tenham sido relativamente pequenos, eles indicam que a curcumina pode ser boa para manter os olhos saudáveis ​​e tratar algumas doenças oculares.

Saúde dos rins

A pesquisa mostrou que a curcumina pode ser benéfica para os rins. Especificamente, a curcumina pode ajudar na cura de lesões renais agudas e aumentar os antioxidantes.

Alívio da febre do feno

A febre do feno ou outros sintomas de alergia sazonal podem ser reduzidos pela ingestão de curcumina. Isso inclui espirros, coceira, coriza e congestão. 

Tratamento de câncer em potencial

Não há evidências suficientes para provar que a curcumina pode prevenir ou tratar o câncer. No entanto, existem vários estudos em andamento que visam entender melhor o potencial da curcumina nessa área. Algumas pesquisas mostram que pode reduzir a capacidade das células cancerígenas de se multiplicarem.

Riscos de saúde

Existem muito poucos efeitos colaterais ou riscos para a saúde associados à curcumina. No entanto, em um estudo que envolveu participantes ingerindo doses extremamente altas de curcumina, alguns relataram diarreia, dor de cabeça, náusea e fezes amarelas. 

Quantidades e Dosagem

A curcumina é considerada um tratamento não comprovado neste momento. Como tal, não há padrões de dosagem de curcumina disponíveis. A curcumina pode ser ingerida através de alimentos temperados com açafrão, bem como através de suplementos alimentares de açafrão e curcumina. No entanto, é importante conversar com seu médico antes de tomar qualquer suplemento dietético.

O valor de ingestão diária permitida (ADI) de curcumina foi determinado pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar como 0-3 mg por quilograma de peso corporal, ou aproximadamente 0-1,4 mg por libra.

Se você estiver interessado em adicionar mais curcumina à sua dieta, a maneira mais fácil é comer mais açafrão. Muitas cozinhas do Sudeste Asiático e do Oriente Médio incorporam regularmente açafrão em suas receitas. 

Muitas outras receitas também podem se beneficiar de uma pitada de açafrão.

Nenhum comentário: