quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Propriedades da Chlorella

 



Propriedades da Chlorella

Chlorella é um gênero de algas verdes unicelulares, do Filo Chlorophyta. De forma esférica, cerca de 0-10 μm de diâmetro, sem flageloChlorella contém os pigmentos verdes fotossintetizadores clorofila-a e -b em seu cloroplasto. Através da fotossíntese se multiplica rapidamente requerendo só dióxido de carbonoágualuz solar, e pequenas quantidades de minerais, para reproduzir-se.


O nome Chlorella provém do grega chloros: verde; e do sufixo diminutivo latino ella: "pequeno". O bioquímico alemão Otto Heinrich Warburg recebeu o Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina em 1931 por seu estudo da fotossíntese na Chlorella.

Em 1961 Melvin Calvin da Universidade da Califórnia recebeu o Prêmio Nobel de Química por seu estudo sobre os caminhos da assimilação do CO,2 em plantas usando a Chlorella. Em anos recentes, investigadores têm feito uso menor de Chlorella como organismo experimental devido a suas faltas do ciclo de vida biológico e, além disso, o avanço nos estudos da genética.


Muita gente crê que Chlorella pode servir como uma fonte potencial de alimento e de energia devido a sua eficiência fotossintética, que pode alcançar teoricamente a 8 %, que é comparável com outros cultivos altamente eficientes como a cana de açúcar. Também o faz atrativa fonte alimentar por sua alta proporção de proteína e outros nutrientes essenciais ao humano; seco, têm cerca de 45% de proteína, 20% de gorduras, 20% de carboidratos, 5% de fibras, 10% de minerais e vitaminas. Entretanto, devido a ser uma alga unicelular, seu cultivo apresenta enormes dificuldades práticas para ser feito em grande escala. Os métodos de produção de biomassa estão començando a ser usados para seu cultivo em grandes depósitos artificiais.


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chlorella


https://www.healthline.com/nutrition/benefits-of-chlorella


Vejam também:


O que é Clorela?

Um suplemento que pode reduzir o colesterol alto

Comprimidos, pellets, pó e extrato de Chlorella
 Muito bem / Anastasia Tretiak
Chlorella é uma alga verde brilhante composta por pelo menos 50% de proteína com base em seu peso seco. 1 Também é rico em ferro , fibras, vitaminas do complexo B, carboidratos complexos, gorduras poliinsaturadas e antioxidantes como lutea.

A chlorella tem sido explorada como uma fonte alternativa de alimento desde a década de 1950. Apesar dos esforços para colher chlorella em nível de produção, o custo de fazê-lo tornou-se excessivamente alto. Embora seja usada como alimento no Japão, a chlorella é tomada como suplemento dietético nos Estados Unidos.



Fonte: https://www.verywellhealth.com/the-benefits-of-chlorella-89048

Nos últimos anos, a chlorella foi comercializada como um "superalimento" e vendida para tratar uma ampla gama de condições de saúde, mas não há muitas pesquisas para apoiar essas alegações.

Este artigo analisa a chlorella, seus usos potenciais e precauções para suplementar.

Os suplementos dietéticos não são regulamentados nos Estados Unidos, o que significa que a Food and Drug Administration (FDA) não os aprova quanto à segurança e eficácia antes que os produtos sejam comercializados. Quando possível, escolha um suplemento que tenha sido testado por um terceiro confiável, como USP, ConsumerLabs ou NSF.

No entanto, mesmo que os suplementos sejam testados por terceiros, isso não significa que sejam necessariamente seguros para todos ou eficazes em geral. É importante conversar com seu médico sobre quaisquer suplementos que você planeja tomar e verificar possíveis interações com outros suplementos ou medicamentos.

Fatos suplementares


  • Princípio(s) ativo(s): Beta-caroteno, clorofila, licopeno, luteína
  • Nome(s) alternativo(s): algas verdes búlgaras, Chlorelle, Yaeyama chlorella
  • Dose sugerida: Não há diretrizes disponíveis; as doses de pesquisa variam de 1 a 6 gramas por dia
  • Considerações de segurança: Pode conter iodo, alto teor de vitamina K (ver Interações)

Para que serve a Clorella?

O uso de suplementos deve ser individualizado e avaliado por um profissional de saúde, como um nutricionista, farmacêutico ou médico registrado. Nenhum suplemento se destina a tratar, curar ou prevenir uma doença.

A chlorella é uma boa fonte de muitos nutrientes, como proteínas, ferro , fibras, carboidratos, antioxidantes e muito mais. Por causa de seu conteúdo nutricional, algumas pessoas afirmam que ele pode ser usado para uma série de condições de saúde. No entanto, não há evidências suficientes para apoiar a maioria de suas alegações.

Abaixo estão alguns usos possíveis da chlorella com pesquisa.

Reduz o colesterol alto

O colesterol alto é um fator de risco para doenças cardíacas. Modificações na dieta são recomendadas para reduzir os níveis de colesterol quando altos. Medicamentos também são frequentemente prescritos para tratar níveis elevados de colesterol. No entanto, há muito interesse em formas alternativas de reduzir o colesterol.

A chlorella foi estudada como auxiliar na redução do colesterol.

De acordo com um estudo de 2014 publicado no Nutrition Journal, uma dose diária de 416 miligramas (mg) de chlorella melhorou os níveis de lipídios no sangue em 62 adultos com colesterol moderadamente elevado. Não só houve reduções no colesterol total , triglicerídeos e colesterol LDL ("ruim") , mas também houve aumentos no colesterol HDL ("bom") . 2

Uma meta-análise publicada em 2018 descobriu que a suplementação de chlorella em quantidades de 4 gramas por dia por pelo menos oito semanas reduziu significativamente o colesterol total, o colesterol LDL-C, a pressão arterial e o açúcar no sangue em comparação com o placebo. 3

Um estudo mais recente publicado em 2021 descobriu que doses menores (1.500 miligramas por dia) em pessoas com diabetes afetaram positivamente os perfis lipídicos e os níveis de açúcar no sangue. 4

Outra meta-análise publicada em 2022 concluiu que a suplementação de chlorella reduziu o colesterol total e LDL, mas não melhorou os triglicerídeos ou o colesterol HDL. Os efeitos foram observados em 1.500 miligramas por dia, enquanto doses mais altas não tiveram efeito. 5

Mais pesquisas são necessárias antes de recomendar a suplementação de chlorella para colesterol alto. Consulte seu médico antes de iniciar qualquer suplemento.

Reduz o risco de anemia durante a gravidez

As necessidades de ferro aumentam durante a gravidez, às vezes levando à anemia se a gestante se tornar deficiente em ferro . A chlorella é uma ótima fonte de ferro.

Em um estudo de 2010 na revista Plant Food for Human Nutrition, pesquisadores no Japão forneceram a 70 grávidas uma dose diária de 6 gramas (6.000 miligramas) de um suplemento de chlorella ou um placebo. O tratamento começou entre 12 e 18 semanas de gestação e continuou até o parto. 6

Quando comparado ao grupo placebo, as pessoas no estudo que receberam chlorella apresentaram níveis de hemoglobina significativamente mais altos durante o segundo e terceiro trimestres. Níveis baixos de hemoglobina são usados ​​para diagnosticar anemia.

Curiosamente, aqueles que receberam chlorella também tiveram uma menor incidência de edema (inchaço dos tecidos), proteinúria (proteína na urina) e hipertensão gestacional (pressão alta).

A chlorella pode ser útil na redução dos níveis de colesterol, mas são necessárias mais pesquisas para determinar a eficácia e a dose apropriada. Chlorella também é uma boa fonte de ferro para aqueles em risco de anemia por deficiência de ferro.

Efeitos colaterais da chlorella


Chlorella é geralmente considerada segura e bem tolerada. Com isso dito, a chlorella pode causar efeitos colaterais, especialmente durante as primeiras semanas de tratamento. Estes incluem: 7

  • Dores de estômago
  • Náusea
  • Gás
  • Diarréia
  • Banquinho verde

Além disso, reações alérgicas, incluindo asma e anafilaxia, foram relatadas. 7

A maioria desses efeitos colaterais tende a desaparecer à medida que seu corpo se adapta ao tratamento.

A chlorella também pode causar fotossensibilidade , aumentando o risco de erupções e queimaduras solares 7 . Para ajudar a mitigar esse efeito, use bastante protetor solar e evite a exposição excessiva ao sol.

Precauções

Não se espera que Chlorella cause efeitos adversos em bebês amamentados. No entanto, pode fazer com que o leite materno fique verde. Se você está amamentando ou planeja amamentar, é melhor consultar um médico sobre o uso de chlorella. 7

A segurança da Chlorella em crianças também não foi estabelecida.

Pessoas alérgicas ao mofo também podem ser alérgicas à chlorella. Para ser seguro, tome uma dose menor de "teste" de chlorella e espere 24 a 48 horas para ver se algum sintoma de alergia se desenvolve. As mesmas preocupações se aplicam se você tiver alergia ao iodo, pois a chlorella é especialmente rica em iodo.

A chlorella também pode causar uma reação ruim em pessoas com doenças da tireoide, uma vez que a ingestão excessiva de iodo pode causar um agravamento dos sintomas de hipertireoidismo ou uma "queda de iodo" em pessoas com hipotireoidismo . 8

Chlorella
 Muito bem / Anastasia Tretiak

Como Tomar Clorela

Não há diretrizes para o uso apropriado ou quantidades de chlorella a serem tomadas.

A ingestão diária variando de 3 gramas (g) a 10 g por via oral é comum. 9

Nunca exceda a dose recomendada pelo fabricante. Se alguma coisa, comece com a menor dose possível e aumente gradualmente. Isso pode ajudá-lo a evitar efeitos colaterais gastrointestinais.

Os comprimidos são a forma mais fácil de usar chlorella, pois a dose é controlada e consistente. Se estiver usando um pó ou líquido, use medidas exatas para evitar subdosagem ou superdosagem.

O pó de chlorella pode ser misturado com água, suco, iogurte e smoothies, mas esteja ciente de que tem um cheiro e sabor levemente alga marinha. Algumas pessoas acham que adicioná-lo a molhos vinagrete, sopas de missô, batatas fritas ou grama de trigo pode esconder o cheiro e o sabor. Cozinhar chlorella não diminui seu valor nutricional.

O que acontece se eu tomar muita chlorella?

Não há muita informação sobre chlorella e dosagem, mas é mais provável que você experimente efeitos colaterais se tomar muito.

Interações

Chlorella contém grandes quantidades de vitamina K, que pode promover a coagulação do sangue e reduzir a eficácia de anticoagulantes como Jantoven (varfarina) . 10 Se lhe for receitada varfarina, fale com o seu médico sobre quaisquer suplementos que esteja a tomar (ou planeie tomar), incluindo chlorella. O profissional de saúde deve solicitar exames de sangue para monitorar o funcionamento da varfarina e pode fazer ajustes na dose, se necessário.

A chlorella pode amplificar os efeitos de quaisquer medicamentos fotossensibilizantes (medicamentos que aumentam a sensibilidade à luz solar), colocando você em maior risco de queimaduras solares. 7 Certifique-se de ficar fora do sol ou usar protetor solar.

Como Armazenar Clorela

Siga as instruções do fabricante no rótulo do produto para armazenamento. Guarde sempre fora do alcance das crianças.

Suplementos Semelhantes

Spirulina e algas são dois outros suplementos populares à base de algas.

A espirulina é uma alga verde-azulada que contém nutrientes, incluindo vitaminas lipossolúveis, betacaroteno e minerais.

Kelp é um tipo de alga marrom que normalmente cresce em florestas subaquáticas. Fornece nutrição para a vida marinha, mas também é um alimento básico para os seres humanos. Como suplemento, é frequentemente usado como fonte de iodo. 11

Fontes de Chlorella e o que procurar

Chlorella está disponível principalmente em forma de suplemento nos Estados Unidos (EUA). Ele pode ser facilmente adquirido on-line, bem como em muitas lojas de alimentos naturais e lojas especializadas em suplementos alimentares.

Os comprimidos são a forma mais fácil de usar chlorella, pois a dose é controlada e consistente. Se estiver usando um pó ou líquido, use medidas exatas para evitar subdosagem ou superdosagem.

Para garantir qualidade e segurança, opte por marcas que foram testadas e certificadas por um órgão independente como a Farmacopeia dos EUA (USP), ConsumerLab ou NSF. A contaminação ocorre frequentemente com ingredientes à base de algas. A presença de um selo USP, NSF ou ConsumerLab informa que o produto foi testado quanto à presença de contaminantes, como arsênico e chumbo, e que nenhum foi encontrado.

Um tipo de alga, chamado Aphanizomenon flos-aquae, é conhecido por ter toxinas e é melhor evitá-lo.

Embora você possa ficar tentado a comprar a chlorella "real" da Ásia, isso requer cautela. Se você não conseguir ler o idioma no rótulo do produto, nunca poderá saber com certeza quais outros ingredientes podem estar no suplemento (ou quais ingredientes podem estar faltando).

De acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, os remédios fitoterápicos chineses foram encontrados contaminados com pesticidas, metais pesados, drogas e produtos animais e vegetais não declarados. 12

Resumo

Chlorella é um suplemento à base de algas rico em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Muitas vezes é promovido como uma boa fonte desses nutrientes para pessoas que não consomem frutas e vegetais adequados em sua dieta. No entanto, muitos dos benefícios de saúde promovidos pela chlorella não são apoiados por pesquisas.

Uma dieta que forneça pelo menos cinco porções de frutas e vegetais diariamente fornecerá muitas vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes de que você precisa. Pós verdes e suplementos à base de algas não devem ser considerados uma alternativa a uma dieta rica em frutas e vegetais.

PERGUNTAS FREQUENTES

  • A chlorella ajuda a alcalinizar o corpo?

    Embora o marketing use esse termo na promoção de produtos, nenhum alimento ou bebida pode alterar significativamente o nível de pH do seu sangue (pH refere-se a se uma substância é ácida, alcalina ou neutra). A ideia de que muitos alimentos que ingerimos em nossa dieta são ácidos e podem levar a doenças é teórica e não baseada em evidências. Nossos pulmões e rins estão envolvidos na regulação rigorosa do pH do sangue, não importa o que comemos. Um nível de pH no sangue fora da faixa normal não é desejável e levaria a mais problemas de saúde.

  • A chlorella pode ajudar a reduzir os sintomas associados à fibromialgia?

    Algumas evidências preliminares (precoces) indicam que a suplementação de chlorella pode ajudar a reduzir os sintomas de dor associados à fibromialgia . 13 Em um estudo, uma combinação de comprimidos de chlorella e extrato líquido ajudou a reduzir os sintomas da dor quando comparado a um placebo. Mais pesquisas ajudariam a determinar a melhor forma de suplemento e as doses adequadas. Certifique-se de conversar com seu médico se estiver pensando em usar chlorella.

  • A suplementação de chlorella é boa para o fígado?

    Algumas evidências preliminares (precoces) sugerem que a suplementação de chlorella reduziu as enzimas hepáticas e os marcadores de inflamação (em comparação com o placebo) em pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). 14 Mais pesquisas ainda são necessárias. Se você estiver considerando a suplementação de chlorella, discuta os prós e contras com seu médico primeiro.

Nenhum comentário: