sábado, 30 de dezembro de 2023

Programas de Mentoria - Podem fazer muito pela sua carreira

Programas de Mentoria - Podem fazer muito pela sua carreira


Programas ou Relações de Mentoria são estratégias muito usadas pelos melhores profissionais.

Ao contrário do Coach que foca mais no aqui e agora a Mentoria foca o curto e médio prazos onde o objetivo é que o tutelado seja bem sucedido.

A escolha do Mentor deve ocorrer sob um ambiente de respeito e até admiração, onde a figura do Mentor funciona como um "orientador" ou "conselheiro" que poderá em  muito contribuir no desenvolvimento da carreira  do tutelado.

Outra diferença do Coach é que o Mentor normalmente é especializado em área e conhecimento que o profissional deseja se desenvolver.

Mentores profissionais são escassos por somente aqueles que se destacam em suas áreas podem assumir de desenvolver essa atividade satisfatoriamente.

Programas de Mentorias das Empresas muitas vezes deixam a desejar pois a escolha dos mentores nem sempre considera a empatia entre o Tutor e Tutelado e nem sempre o Mentor reúne conhecimentos ao nível que orientado gostaria de ter.

A Mentoria trabalha com pelo menos 4 elementos a saber:

  • Melhoria de Desempenho
  • Desenvolvimento Profissional
  • Aconselhamento e
  • Partilha de Conhecimento

Nas Mentorias as relações devem ser organizadas com objetivos bem determinados com Metas Específicas.

As empresas deveriam investir muito mais em Mentores Profissionais e menos em Consultores. Isso porque consultores  efetuam revisão de processos, propõem mudanças e focam na melhoria das empresas, enquanto um programa de Mentoria procura fazer com que o tutelado desenvolva seu potencial pleno e entregue os melhores resultados.

Por fim, criei a figura acima que bem ilustra o processo de Menthoring ou Mentoria onde o objetivo é otimizar o Desenvolvimento da Carreira e a Entrega de Resultados, mas sempre Minimizando questões como Stress, Insatisfação pessoal e Dificuldades para a Entrega de Resultados.



Para desenvolver um Projeto de Mentoria comigo deixo abaixo um breve descritivo, bem como email para contato. O custo é baixo e o resultado e altíssimo.

Ariovaldo L. Silva
Economista, Mestre em Ciências Contábeis, 40 anos trabalhados em médias e grandes corporações. 
Ocupou posições de Diretor Financeiro, CFO, Controller Regional e Membro de Conselho. 
Tem sido Professor Universitário por cerca de 20 anos, ( Custos, Controladoria, Contabilidade Internacional, Análise de Balanço, Planejamento Financeiro. ), em cursos de graduação e pós graduação. 
Especialista em organização de empresas, redução de custos, melhorias de processos e Indicadores de Desempenho. 
Trabalhou com grandes marcas como Maizena, Helmmans, Knorr, SBP, Super Bonder, Durepoxi e muitas outras. Formou dezenas de profissionais que hoje se encontram em nível de alta gerencia e diretoria de empresas ou estão atuando em negócios próprios. 
Centenas de artigos publicados e responsável pelo Blog Gestão, Ética e Liderança e Saúde completa
Protetor de animais, Vegetariano e Divulgador de Práticas saudáveis de vida e alimentação natural.

Contato: AlphaPremium@alphapremiumconsultoria.com.br



Nenhum comentário: