sábado, 27 de abril de 2013

28 de abril - Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho


Nota do Blog: Publico essa postagem em homenagem ao grande amigo Taciano, detentor de 2 franquias da Casa do Construtor, sendo uma em Cotia e outra em Vargem Grande. 
Há 3 anos ele virou a mesa e adquiriu a primeira franquia. Sendo o profissional que é, o resultado não poderia ser outro, ou seja um sucesso!


 
Valorizando a vida do trabalhador da construção civil: Casa do Construtor mantém ações diversificadas para disseminar a importância da segurança

Jornada de Segurança na Construção Civil, Comitê para avaliação de equipamentos, palestras, distribuição da NR18 e oferta de equipamentos que seguem as normas de segurança são algumas das ações da rede
No dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho. A ocasião é uma boa oportunidade para refletir sobre o tema: segundo o Ministério da Previdência, mais de uma morte acidental de trabalhadores da construção civil é registrada por dia em canteiros de obras espalhados pelo Brasil. É um número subestimado, uma vez que leva em conta apenas os trabalhadores com registro em carteira – e cerca de 40% dos colaboradores de obras são considerados informais.

“Não podemos nos resignar diante de situação tão alarmante”, afirma Expedito Arena, engenheiro civil e sócio-diretor da Casa do Construtor, rede pioneira no Brasil em aluguel de equipamentos para a construção civil. “Apesar de a economia estar aquecida, do mercado estar gerando vários empregos e diminuindo a informalidade, ainda se vê muito descaso com relação à segurança e todos devem se mobilizar”.
É o que a Casa do Construtor procura fazer. Todos os equipamentos disponíveis para locação nas 160 lojas espalhadas pelo Brasil obedecem às normas de segurança e são adquiridos de fornecedores homologados. “Eles são testados e revisados antes de cada locação”, completa Arena.

Ainda com relação a equipamentos, todos saem da loja com um manual de instruções ilustrado – que traz informações sobre o equipamento, dados técnicos e instruções de montagem. O locatário assina um protocolo para atestar que foi devidamente instruído sobre o manuseio.

A rede também mantém um Comitê de Produto, composto por franqueados, que avaliam os equipamentos do mix das lojas. “Já chegamos a propor modificações aos fornecedores com base em nossa experiência com o cliente. Entendemos que é também nosso papel”, revela o franqueador.

Eventos – A Casa do Construtor, com recursos próprios, imprime e distribui a NR-18, que reúne as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. E mantém uma equipe para dar palestras e cursos sobre segurança e os equipamentos que disponibiliza nas lojas.

O grande investimento, no entanto, é a Jornada de Segurança na Construção Civil – cuja sexta edição aconteceu no dia 25 de abril na cidade de Atibaia, em São Paulo. Na ocasião, especialistas de renome nacional – como o auditor fiscal do Trabalho, o engenheiro Antonio Pereira Nascimento; o engenheiro civil Haruo Ishikawa, vice-presidente do Sinduscon/SP; e o engenheiro civil e de segurança do Trabalho, Rogério Eduardo Ferreira – falaram sobre as alterações da NR-12, NR-18 e NR-35, trabalho em altura e como as construtoras podem lucrar praticando as normas de segurança. “Sentimos que quem trabalha com construção civil é sedento por novidades. E sta é a razão pela qual promovemos as Jornadas: em conjunto com todas as outras ações que desenvolvemos em prol da segurança, temos como intenção mostrar ao mercado que valorizamos a vida como o bem mais precioso que existe”.

Sobre a Casa do Construtor
Pioneira no segmento de aluguel de equipamentos para construção civil, a rede Casa do Construtor está no mercado há vinte anos. Atualmente, conta com 160 lojas no Brasil e tem como meta fechar o ano de 2013 com 270 unidades.
A rede vem se destacando no mercado não só pela qualidade dos seus serviços, mas por sua gestão moderna – que inclui práticas que são destaque em grandes empresas. É Empreendedora Endeavor desde 2011, parceria que vem colaborando para a profissionalização, valorização da marca e crescimento. Todo este investimento se traduz em um alto índice de satisfação dos franqueados e em prêmios: “Em 2010, recebemos o prêmio de melhor franquia do Brasil, segundo a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Em 2011, fomos eleitos Empreendedores Endeavor e ganhamos o Prêmio Eco do jornal Valor Econômico e da Câmara de Comércio Americana (Amcham). Em abril de 2012, ganhamos o prêmio da ABF Destaque Franchising na categoria Franqueador por ter mos sido eleitos a melhor franqueadora do ano. No mesmo ano, recebemos o prêmio Afras, na categoria Líder Sustentável. Tudo isso nos dá muito orgulho e mostra que estamos no caminho de um crescimento sustentável”.

Em 2013, mais reconhecimento: “Ganhamos mais um Selo de Excelência em Franchising – chancela que nos é concedida desde 2004. E fomos incluídos, pela Bittencourt Consultoria, num seleto grupo de 25 franqueadoras, consideradas as melhores do Brasil”, completa Altino Cristofoletti Junior, sócio-franqueador da marca.

Numa unidade da Casa do Construtor, profissionais que atuam na construção civil, construtoras e pessoas comuns que estejam executando uma reforma em sua casa, por exemplo, podem locar equipamentos de pequeno e médio portes – ferramentas elétricas, rompedores; compactadores, betoneiras, painéis e acessórios para andaimes etc. “O grande diferencial, além de preço e comodidade, é que todos os equipamentos obedecem às normas de segurança e são adquiridos de fornecedores homologados. Oferecem segurança, economia e rapidez para quem os usa”, reforça Arena. “Eles saem da loja revisados e o locatário recebe todas as instruções de como manuseá-los”.

O investimento médio para a abertura de uma unidade da Casa do Construtor é de a partir de R$ 450 mil (sem ponto comercial). Segundo Cristofoletti, que recomenda a abertura de franquias em localidades com mais de 100 mil habitantes, o negócio é bastante rentável, mas requer dedicação do franqueado. “E nós, da franqueadora, também fazemos muito investimento em prol da rede”.
Site: www.casadoconstrutor.com.br


Nenhum comentário: