sábado, 27 de abril de 2013

CISA alerta sobre a associação entre o uso de bebidas alcoólicas e a hipertensão arterial


O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA oferece dados sobre a associação entre o uso de bebidas alcoólicas e a hipertensão arterial, considerando a proximidade do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 17 milhões de mortes por ano (um terço do total de mortes); destas, 9,4 milhões são decorrentes de complicações associadas à hipertensão arterial.

Devido às consequências negativas relacionadas à hipertensão arterial, esta foi tema do Dia Mundial da Saúde, comemorado no último dia 7. Estima-se que seja responsável por pelo menos 45% das mortes por doença cardíaca e 51% das mortes por acidente vascular cerebral. Entre os fatores de risco associados à hipertensão, destacam-se: alimentação pouco saudável, tabagismo, sedentarismo, diabetes, obesidade, entre outros. Em relação ao uso de bebidas alcoólicas, estudos mostram que a substância pode tanto trazer prejuízos como benefícios associados à hipertensão.

Quando consumido excessivamente, o álcool pode levar a aumento da pressão arterial. Em contrapartida, quando consumido regularmente em pequenas doses pode diminuir o estresse oxidativo e exercer um efeito vasodilatador endotelial, proporcionando uma potencial diminuição da pressão arterial em indivíduos que possuem diagnóstico de hipertensão.

Contudo, os mecanismos desses efeitos ainda não estão claros, e por isso é sempre recomendável que o indivíduo certifique-se com seu médico sobre a possibilidade de consumir álcool, mesmo que em pequenas quantidades.

Por fim, a OMS estabelece que não existe um nível considerado “seguro” para o consumo do bebidas alcoólicas; no entanto, para evitar prejuízos à saúde como um todo, o consumo relacionado ao baixo risco de desenvolvimento de problemas é de até duas doses por dia para homens e uma dose por dia para mulheres. Os homens não devem ultrapassar o consumo de três doses diárias de álcool e as mulheres duas doses diárias, sendo que tanto homens quanto as mulheres não devem beber por pelo menos dois dias na semana. Em alguns casos, como por exemplo para menores de 18 anos, gestantes, pessoas em uso de medicamentos cujos efeitos possam ser alterados pelo uso concomitante de bebidas alcoólicas, entre outros, o uso do álcool é inaceitável.
Sobre o CISA
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, organização não governamental criada em 2004 pelo psiquiatra e especialista em dependência química Dr. Arthur Guerra de Andrade, é, hoje, a maior fonte de informações no País sobre o binômio saúde e álcool. Por meio de seu website (www.cisa.org.br), a ONG disponibiliza um banco de dados que tem como base publicações científicas reconhecidas no cenário nacional e internacional, em dados oficiais (governamentais) e na informação de qualidade publicada em jornais e revistas destinados ao público geral, estudantes, profissionais de saúde, pesquisadores e empresas sobre o álcool e suas relações com o corpo, a mente e a sociedade.
O CISA acredita na importância do rigor ético e na transparência de suas ações no que diz respeito à obtenção e divulgação de conhecimento atualizado e imparcial na área de saúde e álcool, e prontifica-se a colaborar com políticas públicas que abordem o tema de forma eficaz. Também está comprometido com o avanço do conhecimento nessa área e encoraja a adoção de medidas para prevenir o uso nocivo de álcool e suas consequências, por meio de parcerias e elaboração de materiais educativos e de prevenção.
Para mais informações, acesse o site www.cisa.org.br ou os perfis da organização nas mídias sociais: http://www.facebook.com/pages/CISA e no Twitter @CISA_oficial.

Nenhum comentário: