sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Estranho mas é verdade: beber água demais pode matar


Em uma cultura obcecada pela hidratação, as pessoas podem beber água até a morte.
vice-água-  Beber água mais rápido do que o seu corpo pode suar, urinar ou respirar fora pode matar você

H 2 O líquido é a condição sine qua non da vida. Representando cerca de 66 por cento do corpo humano, a água corre através do sangue, habita as células, e se esconde nos espaços do corpo. A todo momento a água escapa do corpo através do suor, urina, defecação ou ar exalado, entre outras rotas. Substituir o líquido perdido é essencial, mas a reidratação pode ser exagerado. Não existe tal coisa como uma overdose fatal de água.

No início deste ano, uma mulher de 28 anos morreu na Califórnia após competir em uma estação de rádio no ar numa disputa sobre quem conseguia beber mais água potável. Depois de beber cerca de seis litros de água em três horas, Jennifer vomitou estranho, foi para casa com muita dor de cabeça, e morreu da chamada intoxicação por água.




Há muitos outros exemplos trágicos de morte por água. Em 2005, um trote na Universidade California, deixou Chico um homem de 21 anos, morto depois de ter sido forçado a beber quantidade excessiva de água entre rodadas de flexões em um porão frio. Frequentadores de clubes, tendo consumido ("ecstasy") morreram depois de consumir grandes quantidades de água tentando reidratar após longas noites de dança e suor. Ir ao mar na tentativa de reidratar também é comum entre atletas de enduro. Um estudo de 2005 no New England Journal of Medicine descobriu que cerca de um sexto da maratonistas desenvolvem algum grau de hiponatremia, ou diluição do sangue causada por beber água demais.

Hiponatremia, é uma palavra improvisada a partir de raízes latinas e gregas, se traduz como "sal


insuficiente no sangue". Quantitativamente falando, significa ter uma concentração de sódio no sangue abaixo de 135 milimoles por litro, ou cerca de 0,4 onças por galão, a concentração normal é entre 135 e 145 milimoles por litro. Casos graves de hiponatremia podem levar à intoxicação por água, uma doença cujos sintomas incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, micção freqüente e desorientação mental.

Nos seres humanos os rins controlam a quantidade de água, os sais e outros componentes que saem do corpo através dos microfiltros de sangue através de seus milhões de túbulos torcidos. Quando uma pessoa bebe muita água em um curto período de tempo, os rins não conseguem eliminá-la rápido o suficiente eo sangue torna-se encharcado. Atraídos para as regiões em que a concentração de sal e outras substâncias dissolvidas é mais elevada, o excesso de água deixa o sangue e, finalmente, entra nas células, que incham como balões para acomodá-lo.


A maioria das células têm espaço para expandir, porque elas são incorporados em tecidos flexíveis, tais como gordura e músculo, mas isto não é o caso  dos neurónios. As células do cérebro são hermeticamente embalados dentro de uma rígida caixa, que e o crânio, e eles têm de compartilhar esse espaço com sangue e líquido cefalorraquidiano, explica Wolfgang Liedtke, neurocientista clínica da Duke University Medical Center. "Dentro do crânio há espaço quase zero para expandir e inchar", diz ele.

Assim, edema cerebral, ou inchaço, pode ser desastroso. "Hiponatremia rápida e grave causa a entrada de água nas células cerebrais que levam a edema cerebral, que se manifesta como convulsões, coma, parada respiratória, hérnia de tronco cerebral e morte", explica M. Amin Arnaout, chefe da nefrologia do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical Escola.

De onde saiu a idéia que consumo de enormes quantidades de água é saudável? Alguns anos atrás, Heinz Valtin, um especialista em rins de Dartmouth Medical School, decidiu determinar se o conselho comum beber oito, oito copos de água por dia poderia manter-se ao escrutínio científico. Depois de vasculhar a literatura, Valtin concluiu que não há estudos científicos apoiar isso (para adultos saudáveis ​​que vivem em climas temperados e fazer exercício leve). De fato, beber este tanto ou mais "pode ​​ser prejudicial, tanto na precipitação hiponatremia potencialmente perigoso e exposição a poluentes, e também em fazer muitas pessoas se sentirem culpadas por não beber o suficiente", escreveu ele em sua revisão de 2002 para o American Journal of Physiology regulamentar, Integrativa e Fisiologia Comparada. E desde que ele publicou suas descobertas, Valtin diz, "não há um único relatório científico publicado em uma publicação que prove o contrário."

A maioria dos casos de intoxicação por água não resultam de simplesmente beber muita água, diz José Verbalis, presidente de medicina na Georgetown University Medical Center. É geralmente uma combinação de ingestão excessiva de líquido e aumento da secreção de vasopression (também chamado de hormônio antidiurético), ele explica. Produzido pelo hipotálamo e secretado na corrente sanguínea pela glândula pituitária posterior, vasopressina instrui os rins a conservar água. Sua secreção aumenta em períodos de física de estresse durante uma maratona, por exemplo-e pode fazer  o corpo a conservar água, mesmo se uma pessoa beba quantidades excessivas.

A cada hora, um rim saudável em repouso podem excretar de 800 a 1.000 ml, ou 0,21-0,26 litros, de água e, por conseguinte, uma pessoa pode beber água a uma taxa de 800 a 1.000 ml por hora sem experimentar um ganho líquido na água, Verbalis explica . Se essa mesma pessoa é correr uma maratona, no entanto, o estresse da situação irá aumentar os níveis de vasopressina, reduzindo a capacidade do rim de excreção a tão baixo como 100 mililitros por hora. Beber 800 a 1.000 mililitros de água por hora nessas condições pode potencialmente levar um ganho líquido em água, mesmo com transpiração considerável, diz ele.

Durante o exercício, "você deve equilibrar o que você está bebendo com o que você está suando", e que inclui bebidas esportivas, que também pode causar hiponatremia quando consumidas em excesso, Verbalis aconselha. "Se você está suando 500 mililitros por hora, é isso que você deve beber."

Mas medir a produção de suor não é fácil. Como pode um corredor de maratona, ou qualquer pessoa, determinar a quantidade de água para consumir? Enquanto você está saudável  está equipado com um barômetro perfeito que é sede,  e também está isento de fatores como deterioração pela idade ou drogas que alteram a mente, siga o conselho do Verbalis, "beba água conforme a sua sede. Esse é o melhor indicador."

Fonte: http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=strange-but-true-drinking-too-much-water-can-kill

Vejam uma postagem muito esclarecedora sobre DEPRESSÃO - Imperdível





Visitem o meu Blog Gestão, Ética e Liderança

http://blogdoprofessorari.blogspot.com
Me adicionem no Linkedin 
https://br.linkedin.com/in/ariovaldosilva   email: arilopes@folha.com.br




Palestras e Treinamentos com o Palestrante e Consultor Ari Lopes

  • Palestra Ética Empresarial
  • Palestra para Vendas e Marketing
  • Gestão e Liderança com Ética
  • Capacitação de Analistas Financeiros e de Negócios
  • Melhores Práticas em Vendas
  • Preparando líderes
  • Desenvolvendo Estratégias com SWOT Analysis
  • Organizações de Alta Performance
  • Gestão em tempos de crise
  • Controladoria de Negócios




Ariovaldo Lopes da Silva – Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos, sendo último cargos ocupados com carteira assinada de Controller para America Latina na Henkel e Diretor Financeiro na Mauser. Atualmente é Palestrante, Consultor e Empresário. Possui mais de 200 artigos sobre Controladoria, Finanças e Gestão de Empresas.  arilopes@folha.com.br

Um comentário:

Alencarnovomundo disse...

Ao conectar-me com esta postagem estava com sede,porém, entretido em pesquisas via internet ignorei tal necessidade, casos como o meu é insalubre.